Projectos Científicos
Imprimir documento


Devolver ao olhar - projecto de investigação centrado nas reservas do MNAz

"Devolver ao olhar" é um projecto parcialmente apoiado pela FCT para inventariar, conservar e estudar as reservas do MNAZ.


A prospecção e inventariação do denominado "Fundo Antigo" do Museu Nacional do Azulejo (MNAz), é também um trabalho de investigação articulado entre as áreas dos Departamentos de Inventário e de Conservação e Restauro do MNAz e a Rede Temática.
 
Com esta acção concertada cumpre-se, por um lado, uma das tarefas primeiras do Museu que é o de inventariar e conservar o espólio confiado à sua guarda e, por outro, um dos objectivos comuns ao Museu e à Rede Temática, que é o de desenvolver estudos de Azulejaria e Cerâmica partindo do legado deixado pelo primeiro Conservador e Fundador do Museu, Engº João Miguel dos Santos Simões.
 
O projecto inclui ainda a participação e formação de jovens estudantes com bolsas de integração na investigação (BII), Thomas Secretin e Alexandre Yin (ISR/IST), que sob a orientação do Doutor Alessio del Bue (ISR/IST), têm desenvolvido a aplicação "Azulejos imaging", iniciada em Fevereiro de 2009. O objectivo desta aplicação é criar uma ferramenta informática passível de estabelecer automaticamente a relação entre painéis de azulejo incompletos e azulejos dispersos, ou seja, capaz de encaixar os azulejos perdidos nos painéis correspondentes, apoiando e permitindo uma resolução eficaz deste problema, que tantas vezes surge no "Devolver ao olhar".

« voltar