Projectos Científicos
Imprimir documento


Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa

Data de início do projecto: 2010
O presente projecto pretende oferecer à comunidade científica e às instituições uma ferramenta de catalogação de padrões, ou seja, um instrumento de controlo e normalização terminológica para a área da azulejaria e, em especial, para a área da padronagem, que se estrutura numa base de dados alargada, a ser disponibilizada online.


Para tal foi desenvolvido um módulo específico no sistema de inventário utilizado pelo Az que se articula com o módulo de inventário da azulejaria in situ, permitindo desta forma catalogar os padrões e identificar os locais onde os mesmos se encontram aplicados, numa sistematização de conhecimento que poderá trazer, num futuro próximo, importantes contribuições e possibilidades de análise de cronologias de manufactura e de aplicação, de cores, de autorias, etc.

Actualmente, o grupo de trabalho está a desenvolver a catalogação de padrões do século XVII, tendo como ponto de partida o trabalho já efectuado por Santos Simões - Azulejaria em Portugal no século XVII, Tomo I - Tipologia, Tomo II - Elenco. Lisboa: FCG, 1971. Iniciou já a catalogação da azulejaria pombalina.


Principais objectivos:
- Catalogar os azulejos de padrão existentes em território nacional, quer tenham sido produzidos em Portugal quer tenham sido importados mas aplicados em edifícios e monumentos portugueses;
- Criar uma ferramenta de catalogação de padrões, disponível online, capaz de servir de base aos inventários do património azulejar realizados pelas diversas instituições e investigadores, no país e no estrangeiro;
- Criar uma ferramenta de identificação automática de padrões;
- Ligar o módulo de catalogação de padrões ao inventário da azulejaria e relacionar o padrão com todos os locais em que o mesmo foi aplicado;
- Motivar os estudos e investigações relacionadas com a padronagem, sua manufactura e aplicação;
- Estimular a valorização do património azulejar que permanece in situ.


O projecto é desenvolvido em parceria com o Museu Nacional do Azulejo, agregando especialistas nas diferentes matérias sempre que se considerar oportuno.


Grupo de trabalho

Az - Rede de Investigação em Azulejo:

Rosário Salema de Carvalho
Ana Almeida
Ana Venâncio (2014)
Inês Leitão
Isabel Pires (até 2013)
Lúcia Marinho (até 2014)
Patrícia Nóbrega

Museu Nacional do Azulejo:
Alexandre Pais
Inês Aguiar

Desenvolvimento:
Sistemas do Futuro, Lda.


Aceder aos dados do projecto inseridos no  Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo



OUTRAS PARCERIAS



Mapping our tiles é um projeto de georreferenciação de azulejos de casas portuguesas, que liga diversos padrões de azulejos às localizações físicas onde (atualmente) existem. O projecto ambiciona caracterizar a distribuição de padrões de azulejos em Portugal, reforçando a sua beleza, tradição e relevância cultural, para que todos possam apreciá-los e contribuir para a sua proteção e preservação para gerações futuras. MoT colabora com o projecto Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa partilhando as localizações dos padrões e as fotografias dos imóveis in situ.





Os Azulejos do Porto é um projecto criado em Junho de 2016 que pretende construir um arquivo digital público com os azulejos que cobrem as fachadas de alguns edifícios da cidade do Porto, Portugal. O seu principal objectivo é conservar este património e preservar da sua deterioração e consequente desaparecimento. Os Azulejos do Porto colaboram com o projecto Catalogação de padrões da azulejaria portuguesa partilhando as imagens dos padrões.

 


PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Livros e capítulos de livros
Silva, Libório Manuel. I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos. Vila Nova de Famalicão: Centro Atlântico, 2015.

Carvalho, Rosário Salema de, Inês Aguiar. "A azulejaria da Igreja vista pelas estudiosas: Doutoras Maria do Rosário Salema e Inês Aguiar". A Igreja de Nossa Senhora-a-Branca, por Carlos Nuno Vaz, 459-469. Braga: Irmandade de Nossa Senhora-a-Branca, 2017.


Artigos em revistas
Carvalho, Rosário Salema de, Alexandre Pais, Ana Almeida, Inês Aguiar, Isabel Pires, Lúcia Marinho, e Patrícia Nóbrega. "17th century patterned azulejos from the Monastery of Santa Marta, in Lisbon". Journal of Science and Technology of the Arts 4, n. 1 (2012): 49-59. doi:10.7559/citarj.v4i1.66.

Carvalho, Rosário Salema de, Alexandre Pais, Ana Almeida, Inês Aguiar, Isabel Pires, Lúcia Marinho, e Patrícia Nóbrega. "17th Patterned Azulejos from Portugal". Glazed Expressions - The Magazine of TACS, the Tiles and Architectural Ceramics Society, n. 70 (2012): 16-18.

Carvalho, Rosário Salema de, Francisco Queiroz, Alexandre Pais, Ana Almeida, Inês Aguiar, Isabel Pires, Lúcia Marinho, e Patrícia Nóbrega. "Do azulejo manual ao azulejo industrial: a presença da padronagem portuguesa tradicional na produção da Fábrica do Carvalhinho". Cadernos de História da Arte, n. 1 (2013): 136-155.

Pais, Alexandre, Rosário Salema de Carvalho, Ana Almeida, Inês Aguiar, Isabel Pires, Lúcia Marinho, e Patrícia Nóbrega. "Azulejos de padrão - uma proposta de catalogação". INVENIRE - Revista de Bens Culturais da Igreja, n. 3 (2011): 12-15.


Artigos publicados em actas de conferências
Aguiar, Inês, e Rosario Salema de Carvalho. "Az Infinitum. Azulejo Indexation and Referencing System". IV Encuentro Internacional de Historia del Arte y Cultura Artística Digital: Digital Art History and Artistic Culture. IV International Meeting, 47-49. Málaga: University of Málaga Art History Department, 2016.

Carvalho, Rosário Salema de. "Cataloguing Baroque azulejo frames. A project in progress". AzLab#14 Azulejos and Frames. Proceedings (special issue of ARTisON), 2 (2016): 33-41.

Machado, Ana Raquel, e Rosario Salema de Carvalho. "Frame simulations in 18th century azulejos". AzLab#14 Azulejos and Frames. Proceedings (special issue of ARTisON), 2 (2016): 42-53.

Queiroz, Francisco, Inês Aguiar, Rosário Salema de Carvalho, e Isabel Pires. "Azulejaria e Arquitectura Vernacular: os padrões usados no Concelho de Ovar e o Sistema 'Az Infinitum'"Actas do 1o Colóquio Internacional Arquitectura Popular, 913-926. Arcos de Valdevez: Município de Arcos de Valdevez, 2016.

Carvalho, Rosário Salema de. "Baroque azulejo's frames". Framings, 193-210. Berlin: Logos Verlag Berlin GmbH, 2015.

Carvalho, Rosário Salema de, Alexandre Pais, and Porfiria Formiga. "Azulejos e emolduramentos: um puzzle com solução à vista = Azulejos and frames: a puzzle with a solution in sight". Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário = Musealisation Processes. An International Research Seminar Conference Proceedings, ed. by Alice Semedo, Sandra Senra, and Teresa Azevedo, 184?201. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2015.

Carvalho, Rosário Salema de. "As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar". Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines, 45-61. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, 2013.


Comunicações
Carvalho, Rosário Salema de. "Az Infinitum - Sistema de Referência & Indexação de Azulejo". 9o Encontro Tecnologias Aplicadas ao Patrimônio, Auditório - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo (São Paulo, Brasil), 19 de Maio de 2016.

Carvalho, Rosário Salema de. "I Love Braga". I Love Braga - Janelas, Batentes e Azulejos, Museu D. Diogo de Sousa (Braga, Portugal), 14 de Novembro de 2015.

Carvalho, Rosário Salema de, and Inês Aguiar. "Azulejos & Molduras". Workshop Semana da Ciência e a Tecnologia 2015, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 27 de Novembro de 2015.

Aguiar, Inês. "A Fotografia e a imagem digital no desenvolvimento do conhecimento - o projecto Az Infinitum". Comunicação [por convite] apresentada no AzLab #15: A Fotografia como Documento, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 17 de Julho de 2015.

Aguiar, Inês. "Reframing: Cataloguing Patterned Azulejo Frames". Comunicação [com referee] apresentada no AzLab#14 Azulejos and Frames, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 21 de Maio de 2015.

Carvalho, Rosário Salema de, Alexandre Pais, e Porfiria Formiga. "Azulejos e emolduramentos: um puzzle com solução à vista". Comunicação [com referee] apresentada no Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal), 6 de Novembro de 2014.

Carvalho, Rosário Salema de, e Alexandre Pais. "Azulejos pombalinos. A memória de um estadista incómodo". Comunicação [por convite] apresentada nas Jornadas SIPA 2013: A Experiência Documental em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal), 10 de Outubro de 2013.

Carvalho, Rosário Salema de. "Imagens e padrões em inventários de azulejos: Projectos interdisciplinares na área da azulejaria". Comunicação [por convite] apresentada no Seminário Estudos de Caso de Cultura Material, Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa), 21 de Setembro de 2010.

Carvalho, Rosário Salema de. "The Frames of Portuguese Baroque Azulejos". Comunicação [com referee] apresentada em Jeux et enjeux du cadre dans les systèmes décoratifs à l'époque moderne, Institut national d?histoire de l'art (Paris, France), 10 de Maio de 2014.

Queiroz, Francisco. "Azulejaria e Arquitectura Vernacular: os padrões usados no Concelho de Ovar e o Sistema "Az Infinitum"". Comunicação [com referee] apresentada no Colóquio Internacional Arquitectura Popular. Conceitos e expressões. Valores culturais, sociais e económicos, Arcos de Valdevez, 3 de Abril de 2013.

« voltar

P-17-01001 | centro [imagem Inês Aguiar]
P-17-01001 | centro [imagem Inês Aguiar]
P-17-01001 | padrão com um centro [imagem Inês Aguiar]
P-17-01001 | padrão com um centro [imagem Inês Aguiar]
P-17-01001 | padrão [imagem Inês Aguiar]
P-17-01001 | padrão [imagem Inês Aguiar]