Projectos Científicos
Imprimir documento


Estudos de proveniências

Data de início do projecto: 2014
As colecções de azulejo, públicas e privadas, que foram sendo reunidas a partir da segunda metade do século XIX, resultam, em grande medida, da descontextualização de património azulejar, ou seja, dos revestimentos tornados "objectos". Esta dinâmica, que promoveu a circulação desses mesmos objectos, favoreceu também o apagamento da memória dos espaços originais onde os azulejos se encontravam aplicados.


Colecções como as do Museu Nacional do Azulejo e outras de menor dimensão, ou privadas, apresentam boa parte das peças como de proveniência desconhecida. Mas nos casos em que a proveniência é identificada muito ficou por contar.

O objectivo do presente projecto é (re)fazer a história de muitas destas peças, partindo dos objectos e recuando no sentido de procurar identificar os seus locais originais de aplicação (reconstituindo ainda que virtualmente o revestimento inicial), assim como traçar a história dos mesmos ao longo de percursos habitualmente muito pouco lineares.

O projecto tem início com três casos de estudo, ilustrativos de problemas distintos, que permitem testar metodologias e formas de comunicação dos resultados: 1) Museu Nacional do Azulejo; 2) Casa-Museu Medeiros e Almeida; 3) Colecção Berardo. A estes acrescem ainda as contribuições de teses de mestrado e doutoramento em curso.

No primeiro caso, seleccionaram-se os painéis de Gabriel del Barco e outros atribuídos a Manuel dos Santos. Para estes revestimentos são conhecidas as proveniências e o desafio é perceber como se pode construir uma ficha, no Az Infinitum, que revele a história das peças e as articule com outras entretanto identificadas ou desaparecidas, mas das quais subsistem fotografias em arquivos privados, já identificadas. O papel da fotografia como registo de memórias é também discutido neste contexto e o Az Infinitum passará a dispor, muito em breve, de um módulo de fotografias antigas.

Na Casa-Museu Medeiros e Almeida, o inventário privilegia todos os revestimentos, ainda que estejamos perante reaplicações e não aplicações originais. Estes conjuntos permitem, no mesmo sentido, tratar revestimentos de proveniência conhecida mas com um tipo de documentação distinto do exemplo anterior, a par de outros cuja origem se desconhece por completo. 

Por sua vez, a Colecção Berardo revela fortes preocupações com a identificação das proveniências, razão pela qual se pretende tirar partido destas informações e, através da comparação com outros conjuntos e recorrendo a fotografias de arquivo, reconstituir os revestimentos originais.

Coordenação:
Rosário Salema de Carvalho
Alexandre Pais

Bolseiros directamente envolvidos:
Patrícia Nóbrega
Inês Aguiar
 
Instituições:
O presente projecto tem a colaboração do Museu Nacional do Azulejo, da Casa-Museu Medeiros e Almeida e da Colecção Berardo.

Agradecimentos:
Dra. Maria Mayer (Casa-Museu Medeiros e Almeida)
Dra. Carina Bento (Colecção Berardo)



PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Teses de doutoramento
Lúcia Marinho
Bolseira FCT [2012-2017, em curso]
Santa Teresa de Jesus em Azulejaria e Pintura do século XVIII
Orientador: Vítor Serrão [ARTIS-IHA/FLUL]  |  Coorientador: Alexandre Nobre Pais [Museu Nacional do Azulejo] 

Teses de mestrado
Ana Venâncio [2013-2017, em curso]
Estado e Igreja: uma separação com consequências para o património. O caso do azulejo (1910-1940)
Orientador: Maria João Neto [ARTIS-IHA/FLUL] | Coorientador: Rosário Salema de Carvalho [ARTIS-IHA/FLUL]

Artigos em actas de encontros científicos
Marinho, Lúcia. "Santa Teresa de Jesus: projeto de exposição multimédia para a divulgação da(re)descoberta azulejar de temática teresiana no espólio do Museu Nacional do Azulejo". In O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade (edição especial da ARTisOn), editado por Clara Moura Soares, 3:262-269. Lisboa: ARTIS - Instituto de História da Arte / Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2016.

Marinho, Lúcia, Patrícia Nóbrega, Ana Venâncio, e Inês Aguiar. "Azulejo em coleções museológicas. Estudo e proveniências = Azulejo in museum collections. Study of provenances". In Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional. Atas do Seminário = Musealisation Processes. An International Research Seminar Conference Proceedings, editado por Alice Semedo, Sandra Senra, e Teresa Azevedo, 107-124. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, Departamento de Ciências e Técnicas do Património, 2015.

Nóbrega, Patrícia. "A 6a Exposição temporária - Azulejos, 1947, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa". In Proceedings of International Conference Glazed Ceramics in Architectural Heritage GlazeArch2015, editado por João Manuel Mimoso e José Delgado Rodrigues. Lisboa: Laboratório Nacional de Engenharia Civil, 2015.

Nóbrega, Patrícia. "O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno". In Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e Trânsitos, 167-182. Lisboa: Caleidoscópio, 2014.

Artigos em revistas

Carvalho, Rosário Salema de. "A azulejaria barroca em colecções privadas. Contributos para uma história de proveniências". ARTIS 2 (2014): 39-47.

Comunicações
Marinho, Lúcia, Patrícia Nóbrega, Ana Venâncio, e Inês Aguiar. "Azulejo em coleções museológicas. Estudo e proveniências = Azulejo in museum collections. Study of provenances". Comunicação [com referee] apresentada em Processos de Musealização. Um Seminário de Investigação Internacional, Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal), 6 de Novembro de 2014.

Marinho, Lúcia. "Santa Teresa de Jesus: projeto de exposição multimédia para a divulgação da (re)descoberta azulejar de temática teresiana no espólio do Museu Nacional do Azulejo". Comunicação [com referee] apresentada em O Património Artístico das Ordens Religiosas: entre o Liberalismo e a Atualidade, Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa, Portugal), 20 de Fevereiro de 2014.

Nóbrega, Patrícia. "A 6a Exposição temporária - Azulejos, 1947, Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa". Comunicação [com referee] apresentada na International Conference Glazed Ceramics in Architectural Heritage GlazeArch2015, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Lisboa, Portugal), 2 de Julho de 2015.

Nóbrega, Patrícia. "O azulejo em circulação. A coleção Nepomuceno". Comunicação [com referee] apresentada em Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Perfis e Trânsitos, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa), 17 de Julho de 2014.

Venâncio, Ana. "Edifícios nacionalizados destinados a qualquer fim de interesse social. A arquitectura religiosa adaptada ao serviço da população". Comunicação [com referee] apresentada em II Congresso I República e Republicanismo, Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa), 273 de 2014.

« voltar