Quem somos | História
Imprimir documento


O Az - Rede de Investigação em Azulejo existe desde 2006 com o nome Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões (RTEACJMSS). Em 2015, na sequência da avaliação dos centros de I&D tornou-se um grupo de investigação do ARTIS-IHA/FLUL, passando então a assumir a sua nova designação.



____________________________________________________________


Como nasceu a Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões (RTEACJMSS) no Museu Nacional do Azulejo


Antigos membros
Catarina Figueiredo

Isabel Pires

Joana Bragança
Pedro Oliveira
Susana Varela Flor

Vanessa Leal

____________________________________________________________


João Miguel dos Santos Simões
João Miguel dos Santos Simões (1907-1972) foi o maior investigador da Azulejaria Portuguesa do século XX. Nesta especialidade legou-nos uma obra de referência nacional e internacional. A ele se deve a autonomização do estudo da azulejaria em relação ao da cerâmica e a afirmação do azulejo como marca identitária da cultura portuguesa.

Nota biográfica
Cronologia
Obra escrita
Bibliografia sobre
Espólio


Alguns textos sobre Santos Simões
Vitor Serrão, João Miguel dos Santos Simões, coleccionador de interesses e saberes: a História da Arte e a reabilitação integral da arte do Azulejo, 2010.
[link para pdf - 80,0 KB]

Paulo Henriques, “O Homem de Hoje – João Miguel dos Santos Simões”, João Miguel dos Santos Simões 1907 – 1972, Lisboa, Ministério da Cultura / Instituto Português de Museus / Museu Nacional do Azulejo, 2007, pp.13-22. 
[link para pdf - 1,68 MB]

João Pedro Monteiro, “Teórico e Historiador do Azulejo em Portugal”, João Miguel dos Santos Simões 1907 – 1972, Lisboa, Ministério da Cultura / Instituto Português de Museus / Museu Nacional do Azulejo, 2007, pp.31-48. 
[link para pdf - 6,84 MB]

Imagem: Logotipo do Az [Inês Leitão]
Logotipo do Az [Inês Leitão]
Imagem: ~/multimedia/separadores/espaco_minimo.jpg
Imagem: Logotipo da RTEACJMSS [João Mântua]
Logotipo da RTEACJMSS [João Mântua]
Imagem: ~/multimedia/separadores/espaco_minimo.jpg
Imagem: João Miguel dos Santos Simões
João Miguel dos Santos Simões