Pesquisa Autores | Resultados | Ficha


PINTO, José António Jorge (1875 - 1945)

Pintor que assinava "J. Pinto", foi autor dos revestimentos azulejares do interior e do exterior da Leitaria "A Camponeza", de um quiosque no Cais do Sodré (1916), do exterior do Museu Rafael Bordalo Pinheiro (1914) e das casas de banho públicas do Jardim Constantino, todos em Lisboa. Também lhe podem ser atribuídos outros painéis do período Arte Nova, em fachadas de Lisboa. José António Jorge Pinto foi particularmente activo no final do século XIX e início do século XX. Frequentou a Academia Nacional de Belas Artes onde foi discípulo do pintor Veloso Salgado. Embora a sua obra esteja ligada maioritariamente a um gosto Arte Nova, concebeu também obras de carácter naturalista e historicista. Entre 1897 e 1906, dirigiu a área artística da Fábrica de Cerâmica Constância. Porém, por volta de 1906, trabalhava em sua casa, sabendo-se que também cozia as peças na recém-criada Fábrica de Campolide (com a qual colaborava, em 1906) e, eventualmente mais tarde, também na de Sacavém. Colaborou ainda com a Cerâmica Arcolena. [AA, ficha IPC, n.º 497)


Cronologia

- 1875-09-20 [Nascimento]
Nascimento em Lisboa, na freguesia da Lapa (FEVEREIRO - A Arte Nova em Lisboa, p. 238)

- 1900-06-11 [Casamento]
Casou em Lisboa, na freguesia de Santa Isabel, com Maria da Piedade Aparício, de quem teve um filho (FEVEREIRO - A Arte Nova em Lisboa, p. 238)

- 1900-11-10
Nascimento do filho Pedro Jorge Pinto, em Lisboa, na freguesia de Alcântara (FEVEREIRO - A Arte Nova em Lisboa, p. 238)

- 1904-00-00 [Revestimento cerâmico - documentado]
Parede, Sanatório de Sant’Anna, Jardim de Inverno, com desenhos do pintor Ricardo Ruivo Júnior e do ilustrador Miguel da Torre do Vale Queriol (FEVEREIRO - A Arte Nova em Lisboa, p. 238)

Notas: Os desenhos dos azulejos exteriores são do pintor Ricardo Ruivo Júnior e foram pintados por Carlos Alberto Nunes.

- 1945-09-09 [Morte]
Faleceu em Lisboa, na freguesia de Santa Maria de Belém (FEVEREIRO - A Arte Nova em Lisboa, p. 238)


Obras neste inventário
Revestimento cerâmico da fachada
(Edifício na Av. Almirante Reis, n.º 2, Lisboa, Lisboa)
Pintor, Documentado - o nome do pintor destes azulejos consta num artigo que refere o nome de todos os colaboradores do projecto: "(...) e os azulejos pintados pelo Sr. Jorge Pinto, artista de raro mérito, que está concorrendo com o maior fervor para o ressurgimento d’essa especialidade cerâmica em Portugal" (FIGUEIREDO - Prédio do Dr. Guilherme Augusto Coelho [...], p. 27).




Referências Bibliográfias - Periódicos