Pintor de nome convencional que assinava as suas obras com as iniciais que o notabilizaram, o mestre "P.M.P." desenvolveu actividade conhecida entre a segunda e a terceira décadas do século XVIII, mas é possível que tenha estado activo desde o início da centúria, inscrevendo-se no designado Ciclo dos Mestres. Assinou, em 1713, os painéis provenientes do Convento de Nossa Senhora da Subserra (actualmente aplicados na Quinta de São José do Marco, na Castanheira do Ribatejo) e os da capela-mor da Igreja do Terço de Barcelos, assim como o conjunto azulejar da Casa do Corpo Santo, em Setúbal, de cerca de 1714. Da sua obra assinada, constam ainda as salas do Palácio dos Marqueses de Olhão, em Lisboa, mas o azulejo onde se encontravam as inicias desapareceu. Santos Simões ainda o viu, mas já separado dos painéis (SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 36). Muitas têm sido as tentativas de identificar o mestre "P.M.P." com algum pintor activo neste período, mas, até ao momento, nenhuma se revelou positiva. A mais aproximada, mas que, em todo o caso, tem originado alguma discussão, é a proposta de Luísa Arruda, que procurou fazer corresponder as iniciais ao nome do Padre Manuel Pereira, freire oratoriano e Capelão da Rainha, arquitecto amador e eventualmente pintor, associado a uma grande oficina lisboeta (ARRUDA - Azulejaria barroca [...]; ARRUDA, COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 38). Esta hipótese tem vindo a ser corroborada, embora com algumas reticências, por Vítor Serrão, depois da descoberta da documentação que associa o padre ao ladrilhador António Antunes e ao pintor de azulejos Dionísio Pacheco, ou seja, a uma oficina lisboeta activa na transição para o século XVIII (SERRÃO - História da Arte em Portugal [...], p. 221). O mestre "P.M.P." aparece muitas vezes como colaborador secundário de outros mestres, como António de Oliveira Bernardes (MECO - O Azulejo em Portugal, p. 226) de quem acusa a influência (SIMÕES- Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 36) nas suas obras, as quais se distinguem-se dos restantes mestres contemporâneos pelo seu cariz mais decorativista, retratando cenas do quotidiano da nobreza. [RSC]
Especialização: Pintor

- 1713-00-00, c. 1713 [Revestimento cerâmico - assinado]
Barcelos, Igreja do Terço
- 1714-00-00, c. 1714 [Revestimento cerâmico - assinado]
Setúbal, Casa do Corpo Santo
- 1714-00-00 [Revestimento cerâmico - assinado e datado]
Vila Franca de Xira, Convento de Nossa Senhora da Subserra [actualmente na Castanheira do Ribatejo]
- 1714-00-00 [Revestimento cerâmico - assinado e datado]
Aldeia da Serra, Convento de São Paulo da Serra de Ossa, Igreja
- , Século XVIII, primeiro quartel [Revestimento cerâmico - assinado]
Lisboa, Palácio dos Marqueses de Olhão

(Universidade de Évora, Évora)
Pintor, Atribuído
Revestimento cerâmico do arco trinfal
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído - [1993] MECO - O azulejo em Portugal, p. 224, cercaduras e rodapés; [1999/2000], TORRINHA - A presença de António de Oliveira Bernardes [...], p. 225, cercaduras
Revestimento cerâmico da capela-mor com cenas alusivas à Ordem de Santo Agostinho
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído - [1993] MECO - O azulejo em Portugal, p. 224, cercaduras e rodapés; [1999/2000], TORRINHA - A presença de António de Oliveira Bernardes [...], p. 225, cercaduras
Revestimento cerâmico da Sala de Diana
(Palácio dos Condes de Óbidos, Lisboa)
Pintor, Atribuído - (1989] MECO, O azulejo em Portugal, p. 228; [2012] CARVALHO - A Pintura [...], anexo B, p. 926, colaborador
Revestimento cerâmico da Sala da Mitologia
(Palácio dos Condes de Óbidos, Lisboa)
Pintor, Atribuído - (1989] MECO, O azulejo em Portugal, p. 228; [2012] CARVALHO - A Pintura [...], anexo B, p. 923, colaborador
Revestimento cerâmico da escadaria
(Palácio dos Marqueses de Minas, Lisboa)
Pintor, Atribuído - [1993] ARRUDA, p. 92; [1985] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 52; [1986 [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 227; [2009] MECO - "Azulejo", Arte [...], p. 130
Revestimento cerâmico da sala dos Medalhões
(Palácio dos Marqueses de Minas, Lisboa)
Pintor, Atribuído - [1993] ARRUDA, p. 92; [1985] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 52; [1986 [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 227; [2009] MECO - "Azulejo", Arte [...], p. 130
Revestimento cerâmico da sala das Batalhas
(Palácio dos Marqueses de Minas, Lisboa)
Pintor, Atribuído - [1993] ARRUDA, p. 92; [1985] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 52; [1986 [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 227; [2009] MECO - "Azulejo", Arte [...], p. 130
Revestimento cerâmico do arco triunfal e da capela-mor
(Igreja de São Tiago e São Mateus / Matriz do Sardoal, Sardoal)
Pintor, Atribuído - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 355, refere uma aproximação à obra de P.M.P.
Revestimento cerâmico da Capela de Nossa Senhora das Dores
(Igreja do Convento de São Francisco, Lamego)
Pintor, Atribuído - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 119
Revestimento cerâmico da portaria
(Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa, Aldeia da Serra, Redondo)
Pintor, Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 46
Revestimento cerâmico da nave da igreja
(Igreja)
Pintor, Houve um azulejo desaparecido, de origem desconhecida, onde se viam as iniciais de P.M.P. | [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 35; [1986] MECO - O azulejo em Portugal, p. 228; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 130; [2003] SERRÃO - Barroco, p. 222
Revestimento cerâmico da ante-sacristia
(Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa, Aldeia da Serra, Redondo)
Pintor, Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 65 e ss.; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 130
Revestimento cerâmico da escadaria
(Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa, Aldeia da Serra, Redondo)
Pintor, Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 65 e ss.; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 130
Revestimento cerâmico do átrio superior
(Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa, Aldeia da Serra, Redondo)
Pintor, Atribuído [ou a colaborador] - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 72
Revestimento cerâmico da capela-mor da igreja
(Igreja)
Pintor, Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 41
Revestimento cerâmico da capela
(Edifício na Rua do Seminário, n.º 7 [imóvel desaparecido], Lisboa)
Pintor, Atribuído - [1972] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no século XVIII, 2010, p. 356
Revestimento cerâmico da Sala dos Brasões
(Palácio Nacional de Sintra, Sintra)
Pintor, Atribuído - [1974] SMITH - Agostinho Marques, p. 47, nota 40; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 323; [1985] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 52; [1986] MECO - O azulejo em Portugal, p. 228; [1989] MECO - Dicionário da Arte Barroca (...), p. 364; [2009] MECO - Azulejo, p. 130
Barra em tons de azul e branco, com bordos azuis, friso e folhagem e friso branco ou sem bordos. Desenvolve continuamente vários enrolamentos de acanto (folhagem e flores), sombre(...))
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Barra vertical, em tons de azul e branco, com bordos azuis, friso e folhagem e friso branco ou sem bordos. Desenvolve enrolamentos de acanto (folhagem e flores), onde se apoiam fi(...)(Edifício da Sociedade Filarmónica e Artística Estremocense)
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Centro em tons de azul e branco, dispondo mascarão envolto por motivos a simular "ferronneries", ladeados por figuras infantis aladas e sentadas, cujos braços se entrelaçam nas "f(...))
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Centro em tons de azul e branco, dispondo mascarão envolto por motivos a simular "ferronneries", onde se entrelaçam as folhagens de acanto da barra. NOTA: este centro pode ter ou (...))
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Centro em tons de azul e branco, dispondo mitra segura, lateralmente, por figuras infantis aladas e sentadas. NOTA: este centro pode ter ou não bordos.)
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Centro em tons de azul e branco, dispondo coroa segura, lateralmente, por figuras infantis aladas e sentadas.uperior - centro 02). NOTA: este centro pode ter ou não bordos.)
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Canto [inferior] em tons de azul e branco, dispondo figura feminina desnuda, sentada, segurando sobre acabeça os enrolamentos de acanto da barra. NOTA: este canto pode ter ou não (...))
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Canto [superior] em tons de azul e branco, dispondo figura infantil alada, sentada, empurrando os enrolamentos de acanto da barra. NOTA: este canto pode ter ou não bordos. )
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2
Canto [superior] em tons de azul e branco, dispondo enrolamentos de acanto que fazem a ligação com a barra. NOTA: este canto pode ter ou não bordos. )
Pintor, Assinado - Barcelos, Igreja de Nossa Senhora do Terço, capela-mor, parede 1, nível 2, secção 2

SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho - Azulejaria barroca portuguesa: figuras de convite. 2ª Edição. Lisboa: Inapa, 1996.
ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho; COELHO, Teresa Campos - Convento de S. Paulo de Serra de Ossa. Lisboa: Edições Inapa, 2004.
ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho - Caminho do Oriente - Guia do Azulejo. 1ª Edição. Lisboa: Livros Horizonte, 1998.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - Mestre P.M.P.. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. p. 364.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.