O pintor de azulejos António Pereira assinou três conjuntos azulejares - na Capela Dourada da Igreja de São Francisco do Recife, no Solar do Saldanha na Bahia, ambos no Brasil e o primeiro com data de 1703, e na Igreja da Misericórdia da Vidigueira, não datado - que constituem a base a partir da qual os investigadores têm definido e caracterizado a sua forma de pintar, atribuindo-lhe outras obras não assinadas ou documentadas. A única data seguramente conhecida, de 1703, tem confinado a sua carreira a uma cronologia estreita, entre o final do século XVII e o início do seguinte. Vítor Serrão prefere considerá-lo, ainda, um pintor de transição, enquanto outros, entre os quais José Meco, têm incluído António Pereira já no denominado Ciclo dos Mestres []SERRÃO - História da Arte em Portugal - o Barroco, p. 211; MECO - O azulejo em Portugal, p. 219; idem - António Pereira, Dicionário da Arte [...], pp. 349-350]. A sua identificação como o pintor de cavalete e de têmpera António Pereira Ravasco, que constitui uma proposta de trabalho avançada por Vítor Serrão em 1999 [SERRÃO - António Pereira Ravasco, ou a influência francesa na arte do tempo de D. Pedro II [...], pp. 347-360; idem, António Pereira Ravasco [...], pp. 125-148]. Devedor de uma forte influência holandesa e partilhando com Gabriel del Barco alguma da espontaneidade de pincelada que tanto marcou a obra do pintor espanhol, António Pereira é detentor de uma técnica muito própria, "pingada" e nervosa, facilmente identificável. Enquanto pintor de azulejo, António Pereira foi muito reconhecido pois a encomenda da Ordem Terceira em 1703 pedia, explicitamente, que o azulejo encomendado fosse "[...] fino, de barro de porssolana [...]", aludindo à preferência pela azulejaria holandesa "[...] e como o não podemos alcançar do norte, ao menos queremos o imitte, e q seja o melhor q lá se pode fazer [...]". Ao que tudo indica, o envio dos painéis satisfez a exigência do encomendador, não se registando qualquer reclamação na documentação descoberta por José António Gonçalves de Mello e divulgada por Santos Simões [SIMÕES - Azulejaria portuguesa no Brasil [...], p. 251]. [RSC]
Especialização: Pintor

- Não datado [Casamento]
António Pereira Ravasco casa, em data incerta, mas certamente entre 1698 e 1691, com Joana Baptista
- 1655-00-00 | 1660-00-00 [Nascimento]
Possível nascimento de António Pereira Ravasco [SERRÃO - António Pereira Ravasco [...] p. 129]
- 1683-00-00
António Pereira Ravasco surge como mordomo da Irmandade de São Lucas
- 1688-10-18
António Pereira Ravasco era escrivão da Irmandade de São Lucas [TEIXEIRA - A Irmandade, pp. 72-73]
- 1689-01-18
Data da escritura em que António Pereira Ravasco adquiriu as casas em que passou a viver, em Lisboa, na Rua do Lambas [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 74, Livro de Notas n.º 316, fl. 55 a 56 e A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 81, Livro de Notas n.º 354, fl. 80 a 80v., referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 133]
- 1691-04-24
António Pereira Ravasco baptiza da filha Isidora, que surge nos Róis de Confessados a partir de 1704 [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos (1686-1701), Livro B7, Cx. 4, MF 1065, fl. 60v, referido por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], p. 183; COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1692-00-00
No Rol de Confessados surge o nome do filho de António Pereira Ravasco, José Valentim [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1693-00-00
Leonor Micaela, filha de António Pereira Ravasco surge pela primeiravez nos Róis de Confessados [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1694-01-24
António Pereira Ravasco baptiza a filha Dionísia, que surge nos Róis de Confessados a partir de 1704 [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos (1686-1701), Livro B7, Cx. 4, MF 1065, fl. 93, referido por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], p. 183; COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1694-00-00
António Pereira Ravasco é juiz da Irmandade de São Lucas [TEIXEIRA - A Irmandade, p. 125; SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 130]
- 1695-05-20
António Pereira Ravasco terá efectuado um negócio com o Capitão António Álvares do Casal [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 80, Livro de Notas n.º 348, fl. 71v. a [? – livro em mau estado], referido por SERRÃO, António Pereira Ravasco [...], p. 133]
- 1696-07-14 [Pintura de cavalete - documentada]
Lisboa, Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré - António Pereira Ravasco celebrou um contrato com as religiosas do mosteiro para realizar as quatro telas para a capela-mor, no valor de cento e vinte mil réis, retratando episódios da vida de São Bernardo, cujos modelos seriam fornecidos pela madre abadessa [A.N.T.T., C.N.L., n.º 3 (antigo 11), Cx. 91, Livro de Notas n.º 364, fl. 37v a 38, referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 130]
- 1698-11-25 [Dourado - documentado]
Lisboa, Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai - António Pereira Ravasco obrigava-se, perante a irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai, a "fazer toda a obra de dourado da capela-mor da dita igreja em que entra a tribuna, seu tecto, os painéis e no tecto da capela com flores de cores e uns meninos que as lancem, e as pedras todas de embutidos" [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 74, Livro de Notas n.º 316, fl. 55 a 56, referido por CARVALHO, D. João V [...], p. 222 e por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 131]
- 1699-05-03 [Dourado - documentado]
Lisboa, Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai - António Pereira Ravasco dá quitação à irmandade, pronunciando-se esta como satisfeita com a obra apresentada [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 74, Livro de Notas n.º 317, fl. 93v a 94]
- 1699-00-00 | 1700-00-00 [Pintura de cavalete - documentada]
Lisboa, Igreja de São Miguel de Alfama - António Pereira Ravasco pintou vinte telas para esta igreja SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], pp. 129-131]
- 1702-00-00 | 1703-00-00 [Revestimento cerâmico - documentado e assinado]
Recife [Brasil], Capela Dourada - encomenda dos azulejos a Lisboa, assinados por António Pereira [SIMÕES - Azulejaria portuguesa no Brasil [...], p. 251]
- 1703-09-04
António Pereira Ravasco baptizou a sua filha Teresa [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos (1701-1721), Livro B9, Cx. 5, fl. 31v, MF 1065, já divulgado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], p. 183]
- 1703-04-12 | 1703-06-20 [Pintura de tectos, restauro - documentada]
Lisboa, Igreja da Anunciada - António Pereira Ravasco é contratado para restaurar o tecto maneirista da autoria de Domingos Vieira Serrão: "a fazer e reformar o tecto da dita igreja", assim como "o frontispício da capela-mor tudo da pintura e do mesmo modo em que está e fará tudo o mais que estiver danificado e tocar a pintura de fresco de sorte que tudo fique perfeito na forma de sua jurisdição e lei " [A.N.T.T., C.N.L., n.º 15 ofício A (antigo 7 ofício A), Cx. 82, Livro de Notas n.º 443, fl. 6v a 7v., referido por CARVALHO Documentário artístico [...], p. 147 e por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 22]
- 1703-12-27
António Pereira Ravasco fez um empréstimo de duzentos mil réis a Martim Vaz Tagarro. É designado como mestre pintor de óleo e morador na Rua do Lambas, cuja casa hipoteca novamente. Foi seu fiador Sebastião Francisco, ladrilhador, morador na Rua do Secretário, e testemunha a sua mulher, Joana Baptista, obrigando a sua pessoa e os seus bens [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 77, Livro de Notas n.º 334, fl. 26 a 27., referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 132]
Notas: Um ano volvido, a 25 de Dezembro de 1704, Martim Vaz Tagarro deu quitação a Ravasco, depois de receber o montante que lhe emprestara [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 78, Livro de Notas n.º 336, fl. 80v. a 81, referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...],p. 132]
- 1708-10-22
António Pereira Ravasco contrai novo empréstimo, contando para tal com os fiadores anteriores [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 80, Livro de Notas n.º 348, fl. 59 a 60v., referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 133]
- 1708-10-31
António Pereira Ravasco adquiriu uns prazos de propriedades no termo da vila de Sintra e de Colares [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx., 80, Livro de Notas n.º 348, fl. 67v. a 69v., referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 133]
- 1710-00-00
Bernardina do Espírito Santo, filha de António Pereira Ravasco surge pela primeiravez nos Róis de Confessados [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1710-04-05
Quitação do Padre Domingos Galvão a António Pereira Ravasco do empréstimo contraido em 1708 [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 81, Livro de Notas n.º 354, fl. 80 a 80v., referido por SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 133]
- 1711-00-00
Teresa, filha de António Pereira Ravasco surge pela primeiravez nos Róis de Confessados [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1712-01-16 [Morte]
Surge mencionado na Irmandade de São Lucas como falecido, tendo sido sepultado na Igreja de Santa Catarina sem deixar testamento [TEIXEIRA - A Irmandade, p. 126; A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Óbitos, Livro .º 07 (1698-1724), cx. 55, fl. 92 v., referido por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], p. 184]
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Vidigueira, Igreja da Misericórdia - azulejos assinados por António Pereira
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Salvador [Brasil], Paço Saldanha, duas salas [destruídos em incêndio]

(Igreja do antigo Convento de Santo António dos Capuchos)
Pintor, Atribuído - [1984] MECO - Azulejos de Lisboa [...], p. 55; [1989] MECO - Antonio Pereira [...], p. 349; [1989] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 219; [2001] SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 127; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 211; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 127; 2010 - VERÃO, in SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 297
Revestimento cerâmico da nave
(Capela de Nossa Senhora das Candeias, Alvito)
Pintor, Atribuído - (1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 37 e 420, nota 255 de Flávio Gonçalves; [2003] SERRÃO - "António Pereira Ravasco [...]", p. 128, 130 e nota 370 p. 342)
Revestimento cerâmico do jardim superior
(Quinta das Lapas, Monte Redondo)
Pintor, Atribuído - [1979] - SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 328; [2001] - SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 128
Revestimento cerâmico do tanque da Sereia
(Quinta das Lapas, Monte Redondo)
Pintor, Atribuído - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 328
Revestimento cerâmico da nave
(Capela da Nossa Senhora da Nazaré, Funchal)
Pintor, Atribuído - [1980] MECO - "O pintor de azulejos Manuel [...]", p. 93, exceptuando o painel principal, que atribui a António de Oliveira Bernardes e as barras a P.M.P.

SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria portuguesa no Brasil: 1500-1822. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
TEIXEIRA, F. A. Garcês - A Irmandade de São Lucas - estudo do seu arquivo. 1931.
FLOR, Susana Varela - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais.... Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
SERRÃO, Vítor - António Pereira Ravasco, ou a influência francesa na arte do tempo de D. Pedro II. A Cripto-História de Arte e outros estudos. Lisboa: Livros Horizonte. 2001. pp. 125-148.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - António Pereira. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 349-350.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.

