São hoje conhecidos os principais factos da vida de António de Oliveira Bernardes, desde o seu nascimento, em 1662, até à doença que o atormentou a partir de 1727, agravando-se progressivamente até à sua morte, cinco anos mais tarde. Neste período de cerca de sessenta e cinco anos, Bernardes foi responsável por um largo conjunto de obras - pinturas a óleo, pinturas de tectos, e de azulejos -, algumas das quais assinadas, outras documentadas e outras ainda referenciadas por autores diversos, que permitem traçar alguns dos principais aspectos da sua vida. Paralelamente, os registos notariais oferecem testemunhos de negócios, de administração de terras ou empréstimos que, muito embora marginais à actividade artística de Bernardes, contribuem para tornar mais vívido o tempo e o ambiente em que o pintor se movia. [RSC]
Especialização: Pintor

- 1662-12-10 [Baptismo]
Baptismo em Beja, freguesia de Santa Maria. Era filho de Pedro Figueira, natural do Alvito (e não de Moura como durante muito tempo se pensou), também pintor com actividade conhecida entre 1679 e 1693, e de Isabel Rodrigues [CORREIA - A família Oliveira [...], p. 197; FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 179 e transcrito em vol. II, doc. 53]
Notas: Referência à naturalidade de Pedro Figueira em ADE, Câmara Eclesiástica de Évora, Proc. 1567, Mç. 104, fl. 2 (doc. descoberto por Francisco Bilou e inserido no Az Infinitum por Vítor Serrão)
- 1671-00-00 | 1680-00-00, Década de 1670
Mudança para Lisboa. Não se conhece com exactidão a formação do pintor, para além da natural aprendizagem com o pai, nem onde trabalhava na capital, embora os investigadores tenham avançado com diversas possibilidades, entre as quais a eventual colaboração com Marcos da Cruz [CORREIA - Azulejadores e pintores de azulejos [...], p. 169; FRANCO - António de Oliveira Bernardes [...], p. 215; SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 66; FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], pp. 179-181]
- 1683-00-00
Inscrito na Irmandade de São Lucas [TEIXEIRA - A Irmandade [...]]
- 1684-08-07
Surge no "Livro dos assentos dos irmãos que prometeram guardar os estatutos desta Irmandade (...)", ou seja, da Irmandade de São Lucas, assinando "Antonio de Oliv.ra Bern.des do Alemteio", adoptando o apelido do avô paterno para, de acordo com Vítor Serrão, não ser confundido com outro pintor com o mesmo nome, activo à época, António Oliveira de Louredo [TEIXEIRA - A Irmandade [...], p. 72; VITERBO - , p. 118; SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 66]
- 1688-00-00 | 1689-00-00 [Pintura de brutesco e de cavalete - documentada]
Moura, Igreja da Misericórdia - trabalhou em pintura de brutesco e de cavalete para a casa da tribuna da Misericórdia de Moura, constituindo a tela remanescente ilustrando a Visitação, hoje no altar do Senhor dos Passos da Igreja do Convento do Carmo, a sua mais antiga obra conhecida [A.C.P.M., Livro de Receita e Despesa da Mizericordia da villa e Moura 1688-89, fls. 84v-87v., 90-90v., e 92-93v., mencionado por Vitor SERRÃO- As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 68
- 1688-04-15
É designado pela mãe como procurador do dote da sua irmã, Maria da Conceição, que casou com Tomé da Silva [.D.Bj., Cartório Notarial de Beja, n.º 1º, Livro de Notas n.º 31, fls. 118 a 120 v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1688-04-21
Mencionado no dote da sua irmã Maria da Conceição [.D.Bj., Cartório Notarial de Beja, n.º 1º, Livro de Notas n.º 31, fls. 118 a 120 v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1689-11-04 [Pintura de cavalete - documentada]
Referência à realização de um retrato fúnebre da madre Maria de Santo Aleixo, que faleceu nesse ano, mas aludindo a um outro que o pintor havia feito da mesma religiosa, ainda em vida desta [BARBOSA - História da fundação do Real Convento do S. Christo das Religiosas Capuchinhas francezas... , 1748; VITERBO, vol. II, p. 124]
- 1690-00-00 [Pintura de tectos - documentada]
Beja, Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
- 1690-00-00 | 1700-00-00, Década de 1690 ou início do século XVIII [Revestimento cerâmico - documentado]
Frielas, Quinta da Ramada, capela [actualmente em Cascais, Casa de Santa Maria]
Notas: Os painéis foram objecto de um elogio imenso por parte de Frei Agostinho de Santa Maria que, em 1707, ao descrever a capela no Santuário Mariano, conta que pensou serem os painéis de azulejo oriundos da Holanda, tal o grau de perfeição dos mesmos [SANTA MARIA - título LXXII, p. 470]
- 1694-03-17 [Casamento]
Casamento com Francisca Xavier de Araújo (1670-1750), filha do pintor Francisco Ferreira de Araújo e de Madalena Costa, moradora na freguesia de Nossa Senhora das Mercês, e irmã de José Ferreira de Araújo, também pintor. Este último, e Bernardo da Silva, armador e morador ao Bem Formoso, foram as testemunhas. Por este assento fica-se ainda a saber que Bernardes morava na freguesia de São Paulo, e que o padre que celebrou a cerimónia, Padre João Ribeiro, era assistente na Igreja paroquial de Nossa Senhora dos Anjos [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Casamentos, Livro n.º C5 (1684-1695), Cx. 34, fl. 257]
- 1694-07-17
Juiz da Irmandade de São Lucas
- 1695-00-00
Nascimento do filho Policarpo de Oliveira Bernardes [CORREIA - A família Oliveira [...], p. 206]
- 1695-00-00 | 1698-00-00 [Pintura de cavalete - assinada e documentada]
Beja, Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres - pinturas de cavalete. Campanha artística em conjunto com o pai e com o pintor-dourador João Pereira Pegado, para além do pintor de azulejos seu contemporâneo, Gabriel del Barco, e com os entalhadores Manuel João da Fonseca e Francisco da Silva [SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...]]
- 1695-04-12
Assinou um compromisso de aquisição de "seis alqueires de trigo de foro" com Inês Aires, viúva de Pascoal Rodrigues , no qual é designado como pintor de óleo, morador à Boavista. Testemunharam o acto os pintores José da Silva e José Ferreira de Araújo, ambos mencionados como tal [A.N.T.T., C.N.L., nº 7 ofício A (antigo 9 ofício A), Cx. 56, Livro de Notas nº 299, fl. 97 v. 100, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 66, 128, nota 114]
- 1696-00-00
Vive em Lisboa, na Rua das Casas Caídas [CORREIA - A família Oliveira [...], p. 207]
- 1696-03-26 [Pintura de cavalete - documentada]
Évora, Igreja de Santa Clara - contrato celebrado com a abadessa do Mosteiro de Santa Clara de Évora "para effeito de lhe fazer para a dita igreja de santa clara desta dita cidade treze paineis, oito grandes e sinco mais pequenos, todos a medida das molduras entalhadas", pelo preço de quatrocentos e dez mil réis [A.D.E., C.N.E., Livro de Notas n.º 1027, fls. 99-100, mencionado por Vítor SERRÃO, As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1697-00-00
De acordo com o Rol de Confessados, vive em Lisboa, na Rua das Casas Caídas, com a mulher e uma criada [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO - Contributos [...], pp. 39-104]
- 1697-02-13
Baptizado do filho Inácio de Oliveira Bernardes, que veio a ser pintor [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B7 (1686-1701), Cx. 4, fl. 137v., mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181]
- 1700-00-00
Baptizado da filha Ana de Oliveira Bernardes, de quem foi padrinho D. Jorge Henriques, senhor das Alcáçovas [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B7 (1686-1701), Cx. 4, fl. 192, mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181]
- 1700-02-25
Em consequência da morte do pai, designou a sua mãe, Isabel Rodrigues, para o representar nas questões relacionadas com os bens que lhe couberam em herança . Bernardes era denominado como pintor de óleo e morador no cimo da Rua do Caldeira, ou seja, na Rua das Casas Caídas a que Vergílio Correia fazia referência desde 1696 [A.N.T.T., C.N.L., nº. 7 ofício A (antigo 9 ofício A), Cx. 58, Livro de Notas n.º 318, fl. 54 v.-55, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1700-03-29
Encarregou novamente a sua mãe de o representar na venda de uma vinha situada no lugar da Várgia, Ameixial, termo da vila de Moura [A.N.T.T., C.N.L., nº. 1 ofício A (antigo 12 A), Cx. 74, Livro de Notas n.º 320, fl. 80 v.-81, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1700-06-06
Bernardes e a mulher instituíram seu procurador geral José da Costa, morador na cidade de Beja, para tratar dos bens pertencentes à capela que instituiu António Mendes e de que são administradores [A.N.T.T., C.N.L., nº. 1 ofício A (antigo 12 A), Cx. 75, Livro de Notas n.º 321, fl. 32-32 v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 128, nota 114]
- 1701-00-00 | 1704-00-00
Aprendiz André Gonçalves, que vivia em sua casa [CORREIA - A família Oliveira [...], pp. 206 - 207]
- 1701-08-03
Manuel Rodrigues, de Beja, desistiu de uma capela de bens que afirmava não lhe pertencer mas sim a António de Oliveira Bernardes, filho de Pedro Figueira. Foi testemunha André Gonçalves, oficial de Bernardes e morador em sua casa, e José da Silva pintor, morador na Rua Direita da Esperança [A.N.T.T., C.N.L., nº. 1 ofício A (antigo 12 A), Cx. 75, Livro de Notas n.º 325, fl. 18 e 18 v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1702-12-13
Baptizado do filho José, que foi pintor e que professou no Convento de Cristo, em Tomar [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 24; SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 34]
- 1703-12-07 [Pintura de cavalete - documentada]
Lisboa, Mosteiro de Santa Maria de Belém, Irmandade do Senhor dos Passos
- 1704-10-21
Procuração que Luís dos Santos fez a João de Andrade, e onde André Gonçalves foi testemunha, volta a mostrar que este era discípulo de Bernardes e que morava na casa do mestre, ao Monte de Santa Catarina [A.N.T.T., C.N.L., nº. 1 ofício A (antigo 12 A), Cx. 78, Livro de Notas n.º 336, fl. 39 v.-40, mencionado por SERRÃO -As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1704-11-26
Baptizado do filho Valério, que se tornou padre e que teve por madrinha a tia Teresa de Jesus Araújo, que vivia na casa da família [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 47v., mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181; COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO - Contributos [...], pp. 39-104]
Notas: O "processo de habilitação "de genere" de Valério de Oliveira Bernardes, filho de António de Oliveira Bernardes e de Francisca Xavier de Araújo, natural de lisboa, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras (1720-1729)" refere-se ao baptismo de Valério, fls. 3, 3v (ADE, Câmara Eclesiástica de Évora, Proc. 1567, Mç. 104 - doc. descoberto por Francisco Bilou e inserido no Az Infinitum por Vítor Serrão)
- 1705-10-25
Em consequência da morte da mãe, passou uma procuração a Cid de Almeida, morador em Serpa, para que este administrasse os bens que couberam a Bernardes e a sua mulher nas partilhas de Isabel Rodrigues, viúva de Pedro Figueira. Foi testemunha Manuel Gonçalves, criado dos outorgantes [A.N.T.T., C.N.L., nº. 1 ofício A (antigo 12 A), Cx. 78, Livro de Notas n.º 339, fl. 30 e 30v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1705-12-04
"Destrata a compra de seis alqueires de trigo" que havia efectuado anos antes com Inês Aires, através de um documento assinado pelo filho daquela, Luís dos Santos . Testemunharam o acto os pintores Manuel do Vale, morador na Rua da Madragoa e Francisco Paulo, morador na Rua dos Mastros [A.N.T.T., C.N.L., n.º 7 ofício A (antigo 9 ofício A), Cx. 60, Livro de Notas n.º 333, fl. 89v-90, mencionado por SERRÃO, "As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1706-10-28
Baptismo de Pedro de Oliveira Bernardes [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 69, mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181]
- 1707-00-00
Referência à filha Aurélia Maria Bernardes, casada em 1727 com António Correia Barreto, a quem mais tarde Bernardes passou uma procuração
- 1707-00-00 | 1711-00-00
Aprendiz Teotónio dos Santos, que em 1711 é designado como oficial [CORREIA - A família Oliveira [...], pp. 206-207]
- 1707-07-08
António de Oliveira Bernardes surge com uma procuração passada pelo seu cunhado, José Ferreira de Araújo, para cobrar o que a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igreja de São João Baptista do Lumiar lhe devia da obra de dourar o retábulo e pintar o tecto da capela-mor, cujo contrato havia sido celebrado em 10 de Junho de 1706 [A.P.I.S.J.B., Irmandade do Santíssimo Sacramento, Documento avulso intitulado: ?Doirado e Pintura do tecto da capella mór 1707. s/n.º de fólios, publ. por SOUSA - A Igreja Paroquial de São João Baptista do Lumiar [...] e por FERREIRA - A Talha Barroca de Lisboa (1670 - 1720). Os Artistas e as Obras, vol. II, 2009, pp. 412-413, doc. 100]
- 1707-07-16
António de Oliveira Bernardes, "da arte de pintar" foi testemunha de um empréstimo de quatrocentos mil réis que o recoveiro João de Miranda Raposo concedeu ao Padre João Moreira Velho, escrivão da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Igrejade São João Baptista do Lumiar, para financiar a obra [A.N.T.T., C.N.L., n.º 15 ofício A (antigo 7 ofício A), Cx. 84, Livro de Notas n.º 461, fl. 89-90, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1708-07-01
Baptismo do filho Silvério de Oliveira Bernardes, que teve por padrinho o tio José Ferreira de Araújo [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 93v., mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181]
- 1708-09-11 [Revestimento cerâmico - documentado]
Lisboa, Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Luz - contrato celebrado entre o ladrilhador Valentim da Costa e D. Maria Pimenta da Silva para assentar o revestimento azulejar que deveria ser pintado por António de Oliveira Bernardes, pois a encomendadora exigia painéis "do melhor que se fizer em Portugal" [AFSS-MNAz, João Miguel dos Santos SIMÕES, A.O.B. e a sua actividade artística na desaparecida Igreja de Nª Sr.ª da Conceição da Luz, (s/d), 1º núcleo, n.º 88]
Notas: Desaparecida
- 1709-00-00, Quaresma de 1709 [Revestimento cerâmico - documentado]
Lisboa, Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Luz - conclusão da obra
Notas: Desaparecida
- 1710-00-00 [Pintura de tectos - documentada]
Lisboa, Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Luz
Notas: Desaparecida
- 1710-11-14 | 1711-12-22 [Revestimento cerâmico - assinado]
Évora, Igreja dos Lóios - contrato celebrado com Manuel Borges, "mestre azulejador morador em Lisboa". A obra, cujo valor total foi de seiscentos mil réis, deveria estar concluída a 22 de Dezembro de 1711, ano que consta na pintura, junto da assinatura de Bernardes [A.D.E., C.N.E., Livro de Notas de Tomás de Azevedo n.º 915, fls. 169-171
- 1711-08-02
Baptizado do filho Apolinário de Oliveira Bernardes que teve como padrinhos o Capitão António Figueira e Jerónima dos Anjos de Araújo [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 140v., mencionado por FLOR - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa [...], vol. I, p. 181]
- 1712-00-00 [Revestimento cerâmico - assinado]
Ponta Delgada [São Miguel, Açores], Convento da Esperança, coro baixo e dormitório -
- 1712-11-24
António de Oliveira Bernardes representa o cunhado José Ferreira de Araújo numa quitação de Catarina dos Santos ao pintor, que se reporta a uma nota de 30 de Abril de 1698, lavrada pelo tabelião Pedro de Andrade Maciel. Foram testemunhas Manuel Ramos, pintor de azulejos, morador na Rua da Cruz, Pascoal Francisco, morador na Rua do Caldeira, e António de Abreu mestre ladrilhador, morador na Rua do Almada [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 83, Livro de Notas n.º 365, fl. 69 e 69 v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
- 1713-04-23
Baptizado da filha Maria de Oliveira Bernardes [A.N.T.T., Registos Paroquiais de Lisboa, Freguesia de Santa Catarina, Baptismos, Livro n.º B9 (1701-1721), Cx. 5, fl. 163v.]
- 1713-06-04 [Revestimento cerâmico - documentado]
Lisboa, Convento de Jesus, claustro - o Livro de Despesas da Ordem menciona um pintor de nome António de Oliveira, que recebeu setenta e quatro mil e seiscentos e cinco reis pela pintura do azulejo [A.O.T. [C.J.], Livro de Despesa Geral da Ordem 1712-1713, fl. 14]
- 1719-00-00 [Pintura de cavalete - assinada]
Viana do Castelo, Igreja da Misericórdia, tribuna [RAIMUNDO - A originalidade do Barroco português [...]].
- 1719-00-00 | 1720-00-00
Aprendiz Nicolau de Freitas [COUTINHO; FERREIRA; FLOR; SERRÃO, Contributos [...], pp. 39-104]
- 1720-00-00 | 1729-00-00
Documento relativo ao filho, Valério - processo de habilitação "de genere" de Valério de Oliveira Bernardes, filho de António de Oliveira Bernardes e de Francisca Xavier de Araújo, natural de lisboa, para ser admitido a prima tonsura, a ordens menores e ordens sacras (1720-1729) (ADE, Câmara Eclesiástica de Évora, Proc. 1567, Mç. 104, fl. 2 - doc. descoberto por Francisco Bilou e inserido no Az Infinitum por Vítor Serrão)
Notas: (1728) «Diz Manoel Vas Pintor morador nesta vila de Serpa que entre as fazendas que dotou a seu sobrinho o Licenciado Valerio de Oliveira Bernardes (...) sam duas geiras de olival no sitio do Sumagral estrada de Moura as quais sam foreiras a esta Santa Caza em does alqueires de azeite cada anno (...)» (fl. 115)
- 1721-03-06
António de Oliveira Bernardes, como especialista da arte, é chamado a avaliar os róis dos pintores da procissão do Corpo de Deus (RAGGI - A formosa maquina [...], p. 120, ver AML, Livro 8o de Consultas e Decretos de D. Joa~o V, do Senado Oriental, f. 173
- 1721-06-30
António de Oliveira Bernardes, como especialista da arte, é chamado a avaliar os róis dos pintores da procissão do Corpo de Deus (RAGGI - A formosa maquina [...], p. 123, ver ML, Livro 8o de Consultas e Decretos de D. Joa~o V, do Senado Oriental, f. 217
- 1722-00-00 | 1724-00-00
Aprendiz Nicolau de Freitas [CORREIA - A família Oliveira [...], pp. 206-207]
- 1725-00-00
Aprendiz Joaquim Coelho [CORREIA - A família Oliveira [...], pp. 206-207]
- 1727-05-12
Devido aos sintomas de doença que se começavam a manifestar, António de Oliveira Bernardes com a sua mulher, fez seu procurador bastante o filho José, dando-lhe poderes para administrar os seus bens e cobrar todas as dívidas. Foram testemunhas os pintores Januário José, Matias Tomás, Lourenço dos Santos e José Ferreira de Araújo, moradores aos Poiais de São Bento em casa de José Ferreira, tendo todos assinado "(...) excepto ele António de Oliveira Bernardes que por não poder escrever por causa de queixas nas mãos assinou a seu rogo o dito Januário José (...)" [A.N.T.T., C.N.L., n.º 3 (antigo 11), Cx. 110, Livro de Notas n.º 475, fl. 43-43v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...], p. 129, nota 114]
Notas: No mesmo dia, mas com outro tabelião, o seu filho José, já na posse desta procuração, representou os pais numa escritura em que ambos, tendo como fiador José Ferreira de Araújo, contraíram um empréstimo de trezentos mil réis a João Baptista de Sousa hipotecando, para tal, "(...) duas moradas de casas que têm no cimo da Rua do Caldeira, ao pé do Monte de Santa Catarina, em que vivem e alugam e constam de sobrados e logeas e são foreiras a António de Sousa de Macedo (...) [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 A (antigo 12 ofício A), Cx. 96, Livro de Notas n.º 426, fl. 67v.-69, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...],p. 129, nota 114]
- 1729-03-31
Procuração passada ao genro António Correia Barreto. para aquele cobrar os painéis enviados pelo Capitão Francisco Pereira e entregues a José Carvalho de Oliveira, uma vez que António Correia Barreto ia viajar para o Rio de Janeiro . António de Oliveira Bernardes era mencionado "estando ele aí presente, doente e carecido de vista" [A.N.T.T., C.N.L., n.º 3 (antigo 11), Cx. 112, Livro de Notas n.º 486, fl. 76v, mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...],p. 129, nota 114]
- 1730-02-09
José de Oliveira Bernardes, enquanto procurador de seus pais, representou-os novamente num empréstimo de cento e cinquenta mil réis que estes voltaram a pedir a João Baptista de Sousa, sendo fiador José Ferreira de Araújo [A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 A (antigo 12 ofício A), Cx. 97, Livro de Notas n.º 433, fl. 32-34v., mencionado por SERRÃO - As Campanhas Artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [...],p. 129, nota 114]
- 1731-04-04 [Testamento]
Testamento que não conseguiu assinar, justificando-se, desta vez, pelas convulsões que o acometiam [A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 201, fl. 100-101v., mencionado e parcialmente transcrito por CORREIA - A família Oliveira [...] p. 208]
- 1732-10-04 [Morte]
Faleceu em sua casa, "em a baixa de Santa Catarina do Monte Sinay". A sua mulher manteve-se nessas mesmas casas até à data da sua morte, em 1750
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Lisboa, Igreja do Convento de São Domingos de Benfica, transepto e capela-mor
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Braga, Igreja do Pópulo, capela de Santa Apolónia
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Braga, Sé, capela de São Pedro de Rates
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Peniche, Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Évora, Ermida de Nossa Senhora da Cabeça
- Não datado [Revestimento cerâmico - assinado]
Redondo, Convento dos Eremitas de São Paulo da Serra d’Ossa, antiga capela do Bispo, actual sala de jantar
- Não datado [Revestimento cerâmico - documentado]
Faro, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco

(Câmara Municipal / Antigo Convento dos Congregados, Estremoz)
Pintor, Atribuído [piso 1] - [1968] ESPANCA - Miscelânia [...], p. 95; [1975] SMITH - Some Lisbon Tiles, p. 3; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 35, atribuível à "escola Bernardes"; [2012] CARVALHO - Autorias [..], p. 249, 253, oficina
Revestimento cerâmico dos altares (parede 1 e 3)
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído
Revestimento cerâmico do arco trinfal
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído - [1975] ESPANCA - Inventário Artístico de Portugal, p. 175; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 403, ou Policarpo; [1989] MECO - António de Oliveira Bernardes [...], p. 80; [1993] MECO - O azulejo em Portugal, p. 224; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 217; [2012] CARVALHO - A Pintura [...], anexo B, p. 393, bloco contorno e aguada
Revestimento cerâmico da capela-mor com cenas alusivas à Ordem de Santo Agostinho
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído - [1975] ESPANCA - Inventário Artístico de Portugal, p. 175; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 403, ou Policarpo; [1989] MECO - António de Oliveira Bernardes [...], p. 80; [1993] MECO - O azulejo em Portugal, p. 224; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 217; [2012] CARVALHO - A Pintura [...], anexo B, p. 393, bloco contorno e aguada
Revestimento cerâmico da sacristia com azulejos de padrão e albarradas
(Igreja de Nossa Senhora da Consolação, Estremoz)
Pintor, Atribuído
Revestimento cerâmico da biblioteca [antiga Igreja da Misericórdia]
(Edifício da Sociedade Filarmónica e Artística Estremocense, Estremoz)
Pintor, Atribuído
Revestimento cerâmico da divisão 8 [sala das Metamorfoses]
(Piso 2)
Pintor, Atribuído - [1957] SIMÕES - "A.O.B. pintor de Azulejos", 1957, Arquivo Fundo Santos Simões, Museu Nacional do Azulejo, 1º núcleo, n.º 88; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 262; [1981] MECO - Há que preservar [...], p. 81; [1989] MECO - O Azulejo [...], p. 224; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 216; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 128
Revestimento cerâmico da nave e da capela-mor
(Ermida de Nossa Senhora da Cabeça, Évora)
Pintor, Assinado - capela-mor, parede 3, secção 2, canto inferior direito: An.to deoliv.ra Bd.es ofes
Revestimento cerâmico da divisão 9 [sala das Damas]
(Piso 2)
Pintor, Atribuído - [1957] SIMÕES - "A.O.B. pintor de Azulejos", 1957, Arquivo Fundo Santos Simões, Museu Nacional do Azulejo, 1º núcleo, n.º 88; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 262; [1981] MECO - Há que preservar [...], p. 81; [1989] MECO - O Azulejo [...], p. 224; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 216; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 128
Revestimento cerâmico da capela-mor
(Igreja do Senhor dos Mártires, Fronteira)
Pintor, Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 118; [1957] SIMÕES - "A.O.B. pintor de Azulejos", Arquivo Fundo Santos Simões, Museu Nacional do Azulejo, 1º núcleo, n.º 88, p. 10; [1982] GONÇALVES - As obras setecentistas da Igreja [...], p. 269
Revestimento cerâmico da capela-mor
(Igreja de Nossa Senhora da Assunção, Safara)
Pintor, Atribuído [a oficina ou ciclo] - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 423
Revestimento cerâmico da sacristia
(Sé de Portalegre, Portalegre)
Pintor, Atribuído - [1917] CORREIA - A família Oliveira Bernardes [...] p. 202; [1935] COSTA - As Belas Artes-Plásticas [...], p. 56; [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 118 e 121; [1957] SIMÕES - A.O.B. pintor de azulejos [...], p. 11; [1979] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 35 e 392 (apenas as figurações); [1986] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 224; [1989] MECO - , António de Oliveira Bernardes [...], p. 80; [1995-1999] MECO - Algumas fontes flamengas [...], p. 44; [2003] SERRÃO - O Barroco, p. 217; [2012] CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...] (bloco contorno e aguada)
Revestimento cerâmico da recepção e corredor
(Casa de Santa Maria, Cascais)
Pintor, Documentado - [1707] SANTA MARIA - Santuário Mariano [...], p. 470, refere que o revestimento da Capela "...fora obrado em Lisboa por Antonio de Oliveira".
Revestimento cerâmico da nave
(Capela da Nossa Senhora da Nazaré, Funchal)
Pintor, Atribuído - [1963] SIMÕES - Azulejaria Portuguesa nos Açores [...], p. 162, pelo menos a parte central do painel do lado do Evangelho; [1981] MECO - "Há que preservar [...]", p. 81; [1989] MECO - "António de Oliveira [...]", p. 80; [1993] MECO - O azulejo em Portugal, p. 224, painel principal; [1998/1999] MECO - "A Expansão [...]", p. 11, em colaboração com Raimundo do Couto; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 216
Revestimento cerâmico da nave
(Igreja e Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo, Viana do Castelo)
Pintor, Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 118; [1968] SMITH - The Art of Portugal, p. 233; [1982] GONÇALVES - As obras setecentistas [...]
Revestimento cerâmico da antiga Capela do Bispo, actual sala de jantar
(Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa, Aldeia da Serra, Redondo)
Pintor, Assinado - parede 2, secção 1
Revestimento cerâmico da capela
(Edifício na Rua do Seminário, n.º 7 [imóvel desaparecido], Lisboa)
Pintor, Atribuído - [1972] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no século XVIII, 2010, p. 356
Revestimento cerâmico da escadaria
(Casa de Santa Maria, Cascais)
Pintor, Documentado - [1707] SANTA MARIA - Santuário Mariano [...], p. 470, refere que o revestimento da Capela "...fora obrado em Lisboa por Antonio de Oliveira".
Revestimento cerâmico da capela
(Casa de Santa Maria, Cascais)
Pintor, Documentado - [1707] SANTA MARIA - Santuário Mariano [...], p. 470, refere que o revestimento da Capela "...fora obrado em Lisboa por Antonio de Oliveira".
Revestimento cerâmico da nave
(Capela de Nossa Senhora do Monte [imóvel desaparecido], Loures)
Pintor, Documentado - [1707] SANTA MARIA - Santuário Mariano [...], p. 470, refere que o revestimento da Capela "...fora obrado em Lisboa por Antonio de Oliveira".
Revestimento cerâmico da capela-mor
(Capela de Nossa Senhora do Monte [imóvel desaparecido], Loures)
Pintor, Documentado - [1707] SANTA MARIA - Santuário Mariano [...], p. 470, refere que o revestimento da Capela "...fora obrado em Lisboa por Antonio de Oliveira".
Moldura em tons de azul e branco, de formato semicircular, internamente recortada contra fundo azul-escuro. Inferiormente dispõe espagnolette envolta por folhagem e volutas, entre(...)(Sé de Portalegre)
Pintor, Atribuído - Portalegre, Sé, sacristia - [1917] CORREIA - A família Oliveira Bernardes [...] p. 202; [1935] COSTA - As Belas Artes-Plásticas [...], p. 56; [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 118 e 121; [1957] SIMÕES - A.O.B. pintor de azulejos [...], p. 11; [1979] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 35 e 392 (apenas as figurações); [1986] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 224; [1989] MECO - , António de Oliveira Bernardes [...], p. 80; [1995-1999] MECO - Algumas fontes flamengas [...], p. 44; [2003] SERRÃO - O Barroco, p. 217; [2012] CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...] (bloco contorno e aguada)

CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
SANTA MARIA, Agostinho de - Santuario Mariano, e Historia das Image[n]s milagrosas de Nossa Senhora, e das milagrosamente apparecidas, em graça dos Prègadores, & dos devotos da mesma Senhora.... Lisboa: na Officina de Antonio Pedrozo Galrao, 1933 [1707.
FRANCO, Anísio - António de Oliveira Bernardes e a unidade decorativa do espaço barroco. Jerónimos - quatro séculos de pintura. Lisboa: MC/IPPAR. 1992. pp. 206-217.
FLOR, Susana Varela - Marcos da Cruz e a pintura portuguesa do século XVII: do seu tempo fazia parelha aos mais.... Dissertação de Mestrado em Arte, Património e Restauro. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2002.
TEIXEIRA, F. A. Garcês - A Irmandade de São Lucas - estudo do seu arquivo. 1931.
A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja - Arte e História de Um espaço barroco (1672-1698). Lisboa: Aletheia Editores, 2007.
VITERBO, Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Typografia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.

CORREIA, Vergílio - A família Oliveira Bernardes. A Águia. Porto. 71 e 72 (2ª série) (1917), pp. 196-208.
CORREIA, Vergílio - Azulejadores e pintores de azulejos, de Lisboa. A Águia. Porto. 77 e 78 (2ª série) (1918), pp. 167-178.
COUTINHO, Maria João - Contributos para o conhecimento dos pintores de Lisboa na época barroca (1664-1720). Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa. Lisboa. 96 (1º tomo, série IV) : Assembleia Distrital de Lisboa. (2011), pp. 39-98.
Cadernos do Arquivo Municipal - Lisboa Joanina (1700-1755). Série II, 1. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa. [2014]. ISSN2183-3176.

Tipo de relação: Ladrilhador / Pintor
- BERNARDES, Policarpo Oliveira (1695-1778)
Tipo de relação: Pai / filho
- BORGES, Manuel
Tipo de relação: Ladrilhador / Pintor
- COSTA, Valentim da
Tipo de relação: Ladrilhador / Pintor
- FREITAS, Nicolau de (1703-1765)
Tipo de relação: Mestre / Discípulo
- SANTOS, Teotónio dos (1688-)
Tipo de relação: Mestre / Discípulo