Pesquisa Autores | Resultados | Ficha


ABREU, António de
Ladrilhador com actividade conhecida entre 1695 e 1722. [RSC]

Especialização: Ladrilhador


Cronologia

- 1695-04-05
Inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p.164 ; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1303, fl.128)

- 1695-04-05 [Morada]
Morava na Rua do Carvalho, Mercês, conforme registo na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p.164 ; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1303, fl. 128)

- 1697-05-16
Foi padrinho de Maria, uma das filhas gémeas de Bartolomeu da Mota e Ana de Araújo, ambos escravos. A outra gémea, Teresa, teve como padrinho o pintor José de Almeida (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1685-1746], Livro B2, Caixa n.º 2, assento n.º 3, fl. 68v. / Aos dezaseis de mayo de seiscentos e noventa, e sette baptizei a Maria filha de Bertholomeu da Motta escravo de Manoel Rapozo de Andrade, e de Anna de Araujo, escrava de Jozeph Teixeira; e na mesma ocazião baptizei a Thereza irmam gémea da sobreditta Maria, e filha dos sobredittos pais: padrinho de Maria, Antonio de Abreu, azolejador; e padrinho de Thereza, Jozeph de Almeida, pintor. / (a) O Cura Luis de Lima

- 1698-02-09
Designado como ladrilhador, e morando na Rua do Carvalho, freguesia de Nossa Senhora das Mercês, foi testemunha no casamento de Manuel Ferreira com Margarida Salvador (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia das Mercês [1697-1761], Livro C2, Caixa n.º 20, assento n.º 1, fl. 6. / Aos nove de fevereiro de seiscentos, e noventa e oitto de manhã por mandado do Reverendo Juis dos Casamentos o Doutor Sebastião Monteiro da Vides perante mim Luis de Lima Cura nesta parochial igreja de Nossa Senhora das Mercês, e as testemunhas abayxo nomeadas se receberão a porta desta igreja por marido, e mulher (...), a Manoel Ferreira viuvo de Agostinha Ferreira, que faleceo no Hospital de Todos os Santos com Margarida Salvador viuva de Antonio Antunes que faleceo na freguezia de Nossa Senhora dos Olivaes elles contraentes moradores nesta freguezia de Nossa Senhora das Mercês. Testemunhas que prezentes estavão Bernardo de Oliveira morador nesta freguezia na rua do Carvalho e Antonio de Abreu ladrilhador morador na mesma rua, e outros muittos. / (a) O Cura Luis de Lima / (a) Bernardo d’Oliveira / (a) Antonio de Abreu

- 1703-06-13, Antes de 13 de Junho de 1703
Foi casado com Maria do Nascimento, que faleceu pouco depois do nascimento da primeira filha, Marcelina (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9)

- 1703-06-13
Baptismo da filha Marcelina, tendo sido padrinhos Egídio Lestam e Maria Moreira (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito).

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia de Santa Catarina [1701-1721], Livro B8, Caixa n.º 4, assento n.º 4, fl. 29v./ Em treze de junho de mil e setecentos e tres baptizou o Padre Coadjutor Miguel da Costa a Marcelina filha de Antonio de Abreu e de sua mulher Maria do Nascimento. Por Padrinhos: Egidio Lestam e Maria Moreira.

- 1705-02-05
Testemunha num contrato de obrigação entre Niculau Morum e o mestre pedreiro Domingos António e outros para as obras a efectuar na casa do primeiro. Morava então na Rua do Carvalho. Para além de António de Abreu, testemunhou ainda o acto Pedro de Almeida, ladrilhador, morador na Rua das Partilhas, freguesia de Nossa Senhora do Alecrim. (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], p. 62 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 78, Livro de Notas n.º 337, s/fl.)

- 1705-07-25 [Casamento]
Com Maria do Ó, filha de João Rodrigues Negrão e de Maria João (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito). Note-se que em (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p.164 ; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1303, fl. 128), António de Abreu é referido como sendo casado com Maria do Ó na seguinte data- 5 de Abril de 1695

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia das Mercês [1697-1761], Livro C2, Caixa n.º 20, assento n.º 2, fl. 44v. / Aos vinte, e nove de julho de mil, e settecentos e sinco de manham perante mim Luis de Lima Cua nesta Parochial Igreja de Nossa Senhora das Merces, e em prezença do Padre Manoel da Costa thezoureiro desta freguezia e de Pedro de Queiros alfayate morador nesta freguezia e de Vicente Francisco homem vive de negocios morador na rua dos Escudeiros, e de outras muittas se cazarão por palavras de presente Antonio de Abreu viuvo de Maria do Nascimento morador nesta freguezia com Maria do Ó filha de João Rodriguez Negrão e de Maria João baptizada na freguezia de Santa Catharina e moradora nesta de Nossa Senhora das Merces, e tudo como manda (...). De que tudo fis este assento no mesmo dia, que por verdade assinei com as dittas testemunhas. (a) O Cura Luis de Lima (a) João de Oliveira (a) Vicente Francisco (a) Pedro de Queiroz (a) O Padre Manoel da Costa

- 1706-08-20
Testemunha num contrato de obrigação entre o carpinteiro António João e Pascoa Francisca. Mantinha a mesma morada na Rua do Carvalho (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], p. 62 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 79, Livro de Notas n.º 341, fls. 83v.)

- 1707-04-27
Baptismo do filho António, do qual foram padrinhos Manuel Antunes, pedreiro e Maria dos Santos mulher de José Rodrigues Negrão (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1685-1746], Livro B2, Caixa n.º 2, assento n.º 7, fl. 124v. / Aos sette dias do mes de abril de mil, e settecentos e sette baptizou o Padre Gil Lourenço Coadjutor desta freguezia a Antonio filho de Antonio de Abreu, e de sua mulher Maria do Ó. Padrinhos Manoel Antunes pedreiro morador na rua do Telhal, e Maria dos Santos mulher de Jozeph Rodrigues Negrão. (a) O Cura Luis de Lima.

- 1709-07-11
Baptismo do filho Pedro, do qual foi padrinho António Pereira, ladrilhador (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Batismos da Paróquia das Mercês [1685-1746], Livro B2, Caixa n.º 2, assento n.º 4, fl. 137v. / Aos onze de julho de mil e settecentos, e nove baptizou de minha licença o Padre Gil Lourenço, cappelão na ermida dos Fieis de Deos a Pedro filho de Antonio de Abreu e de sua mulher Maria do Ó. Padrinho Antonio Pereira ladrilhador morador a Esperança. (a) O Cura Luis de Lima.

- 1711-01-14
Referido como azulejador, morando na freguesia de Santa Catarina, foi testemunha no casamento de Manuel da Silva com Maria Josefa, juntamente com José Vicente, entalhador (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia das Mercês [1697-1761], Livro C2, Caixa n.º 20, assento n.º 2, fl. 70. Aos quatorze de janeiro de mil, e settecentos, e onze de tarde, nesta parochial igreja de Nossa Senhora das Mercês, prezença das testemunhas Antonio de Abreu, azolejador, morador na freguezia de Santa Catharina e de João Vicente entalhador morador defronte da igreja dos Inglezes, e de Manoel Pereira andador desta freguezia e de outras muittas testemunhas se cazarão por palavras de prezente (...), Manoel da Sylva, baptizado nesta freguezia e nella morador com Maria Jozepha filha de Manoel Rodrigues já defunto, e de Maria Carvalha baptizada na freguezia de Nossa Senhora da Assumpção do lugar dos Cadavaes, e moradora nesta de Nossa Senhoras das Merceses. De que tudo fis este assento no mesmo dia, que por verdade assinei com as sobredittas testemunhas. (a) O Cura Luis de Lima (a) Antonio de Abreu (a) João Vicente

- 1712-11-13 [Revestimento cerâmico - documentado]
Lisboa, Convento de Jesus, claustro - recebeu três mil réis: "Em dito despendeu o dito síndico três mil reis / que tantos se entregaram ao N. J. [I] António de Abreu / por conta do assento do azulejo que faz nos / claustros e de como os recebeu assinou comigo / Padre Bento Francisco Garcez e Seerat. / António de Abreu" (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], p. 62 - A.O.T. [C.J.], Livro de Despesa Geral da Ordem 1712-1713, fl. 4).

Notas: Documentação complexa que envolve António de Oliveira ladrilhador e, eventualmente, António de Oliveira Bernardes, pintor. Os azulejos aplicados por António de Abreu seriam, muito possivelmente, os que foram considerados menos bons num contrato com data de 1714.

- 1712-09-24
Testemunha de uma quitação de Catarina Santos a José Ferreira do Araújo, que se reporta a uma nota de 30 de Abril de 1698, sendo que António de Oliveira Bernardes representou o seu cunhado. Morava na Rua do Almada (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], p. 62 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12 ofício A), Cx. 83, Livro de Notas n.º 365, fl. 69 e 69 v.)

- 1720-10-26
Referido como mestre ladrilhador, morador na Rua do Almada, foi testemunha no casamento de José Caetano com Maria de Jesus, juntamente com José Vicente, entalhador (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia de Santa Catarina [1718-1724], Livro C8, Caixa n.º 35, assento n.º 1, fl. 72. / Em os vinte e seis dias do mes de outubro de mil e setecentos e vinte corridos os banhos via ordinaria a porta desta Igreja pella manham e em minha prezença se receberão por marido e mulher na forma ordinaria Jozeph Caetano filho de Manoel Simoens e de Francisca de Almeida já defuntos natural desta cidade baptizado na freguezia de Nossa Senhora da Encarnação e morador na de Nossa Senhora das Merces, e Maria de Jezus filha de João da Silva já defunto e de Thereza de Jezus natural da vila de Cezimbra baptizada na freguezia de Santiago e minha fregueza, forão testemunhas Sebastião de Viveiros cirurgião morador na rua do Oratorio freguezia de Nossa Senhora das Merces e Antonio de Abreu mestre ladrilhador morador na rua do Almada desta freguezia e outras muitas pessoas que prezente estavão de que fis este termo que por verdade assinei (...)

- 1722-00-00 [Revestimento cerâmico - documentado]
Salvador [Brasil], Igreja da Misericórdia - encomenda do revestimento. Morava na Rua do Almada a Santa Catarina (SIMÕES - Azulejaria portuguesa no Brasil [...], pp. 88-92)

- 1743-02-12
Morte da mulher, Maria do Ó, já viúva, tendo sido sepultada Convento de Nossa Senhora de Jesus entalhador (PORTELA - À (re)descoberta [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Óbitos da Paróquia de Santa Catarina [1739-1745], Livro O9, Caixa n.º 55, assento n.º 5, fls. 71- 71v. / Em doze de fevereiro de mil setecentos e quarenta e tres faleceu com todos os Sacramentos na rua do Almada desta freguezia, Maria do Ó, veuva de Antonio de Abreu, e foi sepultada por pobre no Convento de Nossa Senhora de Jesus desta freguezia // [fl. 71v] desta freguezia, pela Ordem Terceira. Sem testamento. (a) O Padre Cura Antonio da Crus Abreu


Referências Bibliográfias - Monografias


Referências Bibliográfias - Periódicos


Outros autores relacionados

- ALMEIDA, Pedro de (1676-1738)
Tipo de relação: Ladrilhador / Azulejador

- BERNARDES, António de Oliveira (1662-1732)
Tipo de relação: Ladrilhador / Pintor

- OLIVEIRA, António de
Tipo de relação: Ladrilhador / Azulejador

- SANTOS, Francisco dos (1672-1722)
Tipo de relação: Ladrilhador / Oleiro