Pesquisa Autores | Resultados | Ficha


LISBOA, Matias Baptista
Ladrilhador com actividade conhecida entre 1680 e 1686. [RSC]

Especialização: Ladrilhador


Cronologia

- 1680-00-00
Testamenteiro de D. Maria Falcoa da Silva, morando na Rua Direita dos Poiais de São Bento (SIMÕES - Arte e Sociedade [...], vol. 2, p. 217 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 34, fl. 26v. a 27)

- 1686-02-03
Foi testemunha no testamento de Domingos Jorge (SIMÕES - Arte e Sociedade [...], vol. 2, p. 31 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 54, fl. 75v. a 77)

- 1677-08-01
Mencionado como ladrilhador, morando na Rua dos Poiais de São Bento, foi testemunha no casamento de Manuel Ribeiro com Jerónima Avenes, juntamente com o oleiro Miguel de Azevedo (PORTELA - A Azulejaria em Portugal [...], p. 9 - documento transcrito)

Notas: I.A.N./T.T. [A.D.L.], Livro de Casamentos da Paróquia de Santa Catarina [1672-1682], Livro C4, Caixa n.º 34, assento n.º 1, fl. 118. / Em o primeiro de agosto de mil e seissentos settenta e sette corridos os banhos via ordinaria recebi a porta desta Igreja pella manhã por marido e molher na forma ordinaria a Manoel Ribeiro filho de Pedro Francisco e de sua molher Catharina Ribeira morador nesta cidade na freguesia da Madalena com Jeronima Avenes filha de Agostinho Avenes e de sua molher Britis Falcata ambos os contraentes naturais desta cidade e bautizados na freguezia de Santos e a contrahente minha fregueza. Testemunhas Mathias Bautista Lixboa ladrilhador e morador neste freguezia na Rua dos Poaiis de S. Bento e Miguel de Azevedo oleiro e morador outrosim nesta freguezia na Rua da Esperança e outras muitas de que fis este asento que por verdade asinei no mesmo dia com as ditas testemunhas. / (a) O Padre Cura Manoel de Queiros / (a) Mathias Baptista Lixboa / (a) Miguel de Azevedo


Referências Bibliográfias - Monografias


Referências Bibliográfias - Periódicos


Outros autores relacionados

- AZEVEDO, Miguel de
Tipo de relação: Testemunha