Pesquisa Autores | Resultados | Ficha


Pintores, [lista de nomes]
A documentação revela uma série de nomes de pintores de louça, por vezes associados a uma morada ou com referência ao casamento, outras vezes com nomes idênticos, mas cuja informação não permite concluir se estamos perante as mesmas pessoas em diversas fases da vida ou se são artífices distintos. Muito embora tenhamos dificuldade em saber se pintaram azulejo ou não, cremos que o registo dos mesmos poderá contribuir, no futuro, para integrá-los na vasta rede cerâmica que existia em Lisboa e em outros locais do país. Assim, e para todos os pintores de louça cuja biografia se resume a referências sumárias, optámos por listar os seus nomes numa ficha intitulada "Pintores" e seccionada pelas iniciais dos apelidos, adaptando para tal as fichas de autorias e usando o campo "cronologia". Sempre que estas referências sejam enriquecidas com novos dados que o justifiquem, os pintores de louça passam a dispor de uma ficha biográfica própria. [RSC]

Especialização: Pintor


Cronologia

- [ÁLVARES, Manuel]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 27 de Julho de 1615, morando na Rua do Moinho de Vento, Concieção (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p. 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1301, fl. 122 v.)

- [ANTUNES, Manuel]
Pintor de louça, em Coimbra, casou com Maria dos Santos na Igreja de São Tiago, na ermida de Nossa Senhora da Vitória em 22 de Novembro de 1628. Era filho de João Miz e de Inês Antunes, naturais da cidade de Lisboa mas nesta data vivendo em Coimbra (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 311 - Livro dos casamentos de São Tiago, fl. 101 v.)

- [ANTUNES, Manuel]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 27 de Junho de 1616, morando na Rua ao pé da Senhora do Monte, Anjos (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1301, fl. 159 v.)

- [CAMPOS, Manuel de]
Pintor de louça, morava na Travessa do Benedito quando foi estemunha no testamento de Domingos Jorge (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 54, fl. 75 v. a 77 v.)

- [CARVALHO, António]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era casado com Maria de Sousa, tecedeira, morando na Rua da Galla. Tinha cerca de 40 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 326 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)

- [CARVALHO, José]
Pintor de louça branca, em Coimbra. Foi sepultado na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tendo falecido a 27 de Agosto de 1686 (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 264 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 73 v.)

- [CARVALHO, Salvador]
Pintor de louça, morava na freguesia de São João da Cruz, em Coimbra, quando casou com Ana Simões em 30 de Outubro de 1696. Era filho de Manuel João e de Sebastiana Marques. Foi testemunha João de Paiva, oleiro. (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 265 - Livro dos casamentos de São João da Cruz, fl. 66)

- [CORREIA, José]
Pintor de louça, morava na Rua Larga das Olarias quando foi testemunha da viúva de Francisco da Silva de Oliveira em 23 de Dezembro de 1687 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., A.D.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 67, Livro de Notas n.º 283, fl. 32)

- [CORREIA, Salvador]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua dos Almocreves (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [COSTA, Francisco da]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando Tornando à Rua Larga (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 535)

- [CUNHA, Salvador da]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua Larga dos Oleiros (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [DIAS, António]
Pintor de louça, vivia na casa do irmão Nicolau, na Rua das Madres ao Mocambo, quando foi testemunha no testamento de Maria dos Reis, a 8 de Julho de 1702 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 100, fl. 65 a 66)

- [DIAS, António]
Pintor de louça, morava na Rua das Madres em 1670 quando foi testemunha no testamento de António Pereira e da mulher, Francisca Ramos (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 82, fl. 51 a 52)

- [DIAS, Nicolau]
Pintor de louça, morava na Rua das Madres no Mocambo, quando foi testemunha no testamento de Maria dos Reis em 8 de Julho de 1702 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º100, fl. 65 a 66)

- [DIAS, Nicolau]
Pintor de louça, morava na Rua da Madragoa quando foi testemunha no testamento de Maria Carvalha, mulher de António Álvares em 1 de Outubro de 1701 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 96, fl. 106 v. a 108)

- [DUARTE, João]
Pintor de louça, morava na Rua dos Poiais e era casado com Isabel Roiz em 3 de Novembro de 1712 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 83, Livro de Notas n.º 365, fl. 42v.)

- [FARIA, António de]
Pintor de Louça, morava à Rua Larga das Olarias quando foi testemunha no testamento de Manuel Dias de Oliveira (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 127, fl. 1 a 2 v.)

- [FERNANDES, José]
Pintor de louça, em Coimbra. Faleceu a 19 de Março de 1688 e foi sepultado no Mosteiro de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 265 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 81)

- [FERREIRA, Pedro]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua dos Almocreves (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [FIGUEIREDO, António de]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era casado com Josefa Teresa e moravam na Fornalhinha. Tinha cerca de 34 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 327 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)

- [FRANCO, Aleixo]
Pintor de louça, morava ao Mocambo quando foi testemunha no testamento de Maria Carvalha, mulher de António Álvares (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 96, fl. 106 v. a 108)

- [GOMES, João]
Pintor de louça, morava às Olarias, nos Anjos, quando foi testemunha de Manuel Duarte oleiro de loiça pintada e sua mulher, Catarina de Oliveira, que pediram dinheiro emprestado a um padre (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., A.D.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 65, Livro de Notas n.º 273, fl. 49)

- [GOMES, José]
Pintor de louça, morava na Rua João Bras (?) quando foi testemunha no testamento de Maria dos Reis em 8 de Julho de 1702 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 100, fl. 65 a 66)

- [GOMES, José]
Pintor de louça, morava na Rua Larga das Olarias quando foi testemunha da viúva de Francisco da Silva de Oliveira em 23 de Dezembro de 1687 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 67, Livro de Notas n.º 283, fl. 32)

- [GOMES, Manuel]
Pintor de louça, em Coimbra. Faleceu a 25 de Junho de 1688 e foi sepultado no Mosteiro de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 266 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 68 v.)

- [GONÇALVES, Adrião]
Pintor de louça, morava às Olarias quando foi testemunha no testamento de Manuel Dias Oliveira, em 19 de Janeiro de 1711 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 127, fl. 1 a 2v.)

- [GONÇALVES, António]
Pintor de louça, morava à Rua Larga das Olarias quando foi testemunha no testamento de Manuel Dias de Oliveira (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 127, fl. 1 a 2 v.)

- [GONÇALVES, António]
Pintor de louça, era casado com Silvestra de Almeida, morando ao Ferreirinho indo às Olarias, em 1 de Junho de 1707 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 15 ofício A (antigo 7A), Livro de Notas n.º 461, fl. 42)

- [JOÃO, António]
Pintor de louça, morava na Rua de Tingerrodilhas, em Coimbra, quando faleceu em 7 de Outubro de 1661. Foi sepultado na Igreja de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 26-2632 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 102 v.)

- [LEAL, Manuel]
Pintor de louça, morava na Rua da Guala, em Coimbra, quando faleceu a 18 de Junho de 1698. Foi sepultado no Mosteiro de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 266 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 110)

- [LEMOS, António de]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua dos Almocreves (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [LUíS, Manuel]
Pintor de louça, já havia falecido em 1703, quando foi mencionado pela viúva Guiomar Roiz. Morou na Rua de São Vicente de Fora (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 15 ofício A (antigo 7A), Livro de Notas n.º 443, fl. 41 v.)

- [MARQUES, Manuel]
Pintor de louça de Coimbra, era casado com Catarina Antónia que faleceu a 7 de Fevereiro de 1663, tendo sido sepultada na Igreja de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 263 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 115)

- [MATOS, António de]
Pintor de louça, morava nas Olarias ao pé do monte quando foi testemunha no testamento de Antão Borges em 21 de Maio de 1680 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 35, fl. 17 v. a 18 v.)

- [MATOS, Bento de]
Pintor de louça, morava nas Olarias ao pé do monte, quando foi testemunha no testamento de Antão Borges a 21 de Maio de 1680 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 35, fl. 17 v. a 18 v.)

- [OLIVEIRA, Francisco da Silva de]
Pintor de louça em 23 de Dezembro de 1687 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 67, Livro de Notas n.º 283, fl. 32)

- [OLIVEIRA, Jerónimo de]
Pintor de louça, morava na Rua da Madalena, em Coimbra, quando faleceu em 11 de Março de 1643. Foi sepultado no Mosteiro de Santa Cruz (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 262 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 44)

- [OLIVEIRA, Manuel de]
Pintor de louça pintada, surge mencionado, em 6 de Maio de 1628, na Lista dos Irmãos da Irmandade de Santa Cruz e Passos da Graça, no Livro 1º de 1620 a 1653, fl. 24 (SALES - Nosso Senhor [...], p. 208)

- [PEREIRA, Manuel]
Pintor de louça, morava na Rua do Carvalho, quando em 20 de Maio de 1696 foi testemunha de um arrendamento (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 72, Livro de Notas n.º 308, fl. 83), foi testemunha do entalhador Manuel Rodrigues em 24 de Agosto de 1696 (idem, n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 72, Livro de Notas n.º 309, fl. 55v.) e foi testemunha de uma procuração passada por Maria Godim a Tomé Gonçalves, mercador em 24 de Março de 1696 (idem, n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx. 73, Livro de Notas n.º 311, fl. 69 v. e 70)

- [PEREIRA, Manuel]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 7 de Abril de 1682, morando ao pé do Monte, Anjos, tendo falecido a 25 de Agosto de 1720 (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p. 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1302, fl. 417)

- [PESSOA, António da Cruz]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era filho de José da Cruz das Neves e morava no Terreiro das Olarias. Tinha cerca de 18 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 327 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)

- [PIMENTEL, João]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 21 de Agosto de 1633, morando na Rua dos Calafates, Loreto, sendo casado (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p. 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1302, fl. 47)

- [PINTO, António]
Pintor de louça. Foi sepultado na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, tendo falecido a 13 de Setembro de 1663 (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 263 - Livro dos defuntos de São João da Cruz, fl. 113)

- [PINTO, Pantaleão]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua da Graça dos Oleiros (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [RODRIGUES, Gaspar]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era casado com Maria Teresa e moravam na Rua Velha dos Sapateiros. Tinha cerca de 25 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 327 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)

- [ROIZ, Francisco]
Pintor de louça, morava às Olarias ao pé do Monte em 10 de Agosto de 1674 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 1 ofício A (antigo 12A), cx.57, Livro de Notas n.º 252, fl. 21v.)

- [SALEMA, Manuel]
Pintor, surge no Rol de Confessados de 1637 da freguesia dos Anjos, morando na Rua da Graça dos Oleiros (CORREIA - Oleiros e pintores [...], p. 534)

- [SANTOS, Manuel dos]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 22 de Abril de 1686, morando na Rua ao pé de Nossa Senhora do Monte, Anjos, tendo falecido a 25 de Agosto de 1720 (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p. 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1303, fl. 28 v.)

- [SILVA, António da]
Pintor de louça, surge inscrito na Irmandade de Nossa Senhora da Doutrina da Igreja de São Roque (Lisboa) em 2 de Fevereiro de 1672, morando nas Olarias, Anjos, tendo falecido a 4 de Setembro de 1693 (COUTINHO; FERREIRA - Artistas e Artífices [...], p. 217; ANTT, Arquivo dos Hospitais Civis de Lisboa, Secção de São José, Lv. 1302, fl. 334)

- [SILVA, José]
Pintor de louça, morava na Rua de Janobras (?) quando foi testemunha no testamento de Maria Gomes, mulher de João Francisco em 23 de Dezembro de 1687 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 43, fl. 126 a 127)

- [SOUSA, André de]
Pintor de louça, morava às Olarias quando foi testemunha no testamento de Manuel Dias Oliveira, 19 de Janeiro de 1711 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 127, fl. 1 a 2 v.)

- [SOUSA, António de]
Pintor de louça, morava na Rua Larga às Olarias quando foi testemunha no testamento de Antónia Antunes em 12 de Junho de 1701 (CARVALHO - A pintura do azulejo [...], tabela 3 - A.N.T.T., R.G.T., Livro n.º 101, fl. 191 v. a 192 v.)

- [SOUSA, José de]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era casado com Maria de Santa Comba e moravam no Terreiro das Olarias. Tinha cerca de 28 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 326 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)

- [TIBAO, João Soares]
Pintor de louça, em Coimbra, foi testemunha na visitação à Igreja de Santa Cruz nos dias 9 e 11 de Fevereiro de 1767. Era casado e morava na Rua da Moeda. Tinha cerca de 40 anos (GARCIA - Documentos para as biografias [...], p. 326 - Livro da visita da freguesia de São João da Cruz, ano de 1767)


Referências Bibliográfias - Monografias


Referências Bibliográfias - Periódicos