Pesquisa Autores | Resultados | Ficha


ANTÓNIO, Félix
Mestre ladrilhador morador na Rua Direita de Arroios, foi contratado em 1762 para o revestimento do Palácio da condessa de Alva no sítio do Senhor Jesus da Boa Morte, em Lisboa (CÂMARA - «A Arte de bem Viver» [...], p. 264-265 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 8 A, Cx. 4, Livro n.º 25, fls. 8-9v.). Em 1768 integrou uma sociedade de oito azulejadores, da qual se transcreve um excerto: "[8r] (...) fazem e constituem entre sy de cumum consentimento, e por convenção ajustada, sociedade e comp.ª em todas as obras que fizerem pertencentes ao seu off.º de Azolejador, assim de empreitada como de jornal sendo igualm.te socios, e companheiros, nos gainhos ou perdas que houver; cuja sociedade selebrao de baicho das clauzullas e obrigacoens seguintes a saber, q durara somte por tempo de seis annos; Tendo prencipio no dia de hoje; e para seu fundo, entrara logo cada hum delles socios com cincoenta mil reis em dinheiro que entregara ao Thezoreiro da Companhia p.ª cujo emprego desde logo Elegem ao Socio Antonio Manuel Godinho e p.ª Escrivão da Comp.ª receita e despeza della e do Tezoureiro nomyão ao socio João Nunes de N Sr.ª, e p.ª Clavario do Cofre nomeiao ao Socio Domingos Jorze, cujos empregos dorarão som.te por tempo de hum anno e findo elle farão todos os socios Eleicao, em outros de entre sy p.ª servirem por outro//[8v] anno os referidos empregos de Tezoureiro Escrivaõ e Clavario (..) [transcrição de Lécio Leal com a nota de que, no mesmo livro, esta escritura está distratada por outra, fl. 62r-63r] (Sítio web Ars Gest, Base de Dados de Artífices e Artistas [Em linha], [Consult. (2013-10-23)]. Disponível em: https://sites.google.com/site/arsgestbd/dados-inseridos/(Lécio Leal)/(2013-10-14) PT-TT-ADLSB-CNLSB1C, Cx. 3, Lv. 15, Fls. 8r-9v). [RSC]

Especialização: Ladrilhador


Cronologia

- 1762-00-00 [Revestimento cerâmico - documentado]
Lisboa, Palácio no sítio do Senhor Jesus da Boa Morte - Escritura assinada com D. Maria Isabel Bárbara de Menezes, condessa de Alva e representada pelo seu procurador, para fazer a obra pertencente ao seu ofício nos vários compartimentos da casa, cada qual com o seu tipo de azulejo que é discriminado no contrato e que tinha preços distintos (CÂMARA - «A Arte de bem Viver» [...], p. 264-265 - A.N.T.T., C.N.L., n.º 8 A, Cx. 4, Livro n.º 25, fls. 8-9v.)

- 1768-04-05 [Constituição de sociedade de azulejadores]
Designado como mestre azulejador, integrou uma sociedade de oito azulejadores. Vivia em Lisboa, na Rua Direita de Arroios, aos Anjos (Sítio web Ars Gest, Base de Dados de Artífices e Artistas [Em linha], [Consult. (2013-10-23)]. Disponível em: https://sites.google.com/site/arsgestbd/dados-inseridos/(Lécio Leal)/(2013-10-14) PT-TT-ADLSB-CNLSB1C, Cx. 3, Lv. 15, Fls. 8r-9v)


Referências Bibliográfias - Monografias


Outros autores relacionados

- ANTUNES, João
Tipo de relação: Sociedade

- ANTUNES, João
Tipo de relação: Sociedade

- BORGES, Valentim
Tipo de relação: Sociedade

- COSTA, Manuel da
Tipo de relação: Sociedade

- GODINHO, António Manuel
Tipo de relação: Sociedade

- JORGE, Domingos
Tipo de relação: Sobrinho

- NOSSA SENHORA, João Nunes de
Tipo de relação: Sociedade

- SILVA, Guilherme Joaquim da
Tipo de relação: Sociedade