Título:
Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines

Analíticos:

CARRUSCA, Susana - Imagines Carmelitarum: ciclos iconográficos da azulejaria dos conventos da Ordem do Carmo e da Ordem dos CarmelitasDescalços em Portugal. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 8-25.


MARINHO, Lúcia - Espiritualidade e Misticismo de Santa Teresa de Jesus, da gravura à azulejaria. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 26-44.


CARVALHO, Rosário Salema de - As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 45-60.


ROCHA, Luzia Aurora - O poder da música sacra: a figura de David na azulejaria portuguesa. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 61-73.


SANTOS, Diana Gonçalves dos - Hagiografias cerâmicas: o azulejo e a difusão do homem santo no universo religioso português no século XVIII.Abordagem a algumas encomendas às olarias de Coimbra. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 74-86.


ALMEIDA, Patrícia Cristina Teixeira Roque de - Azulejos do século XVIII em Braga: abordagem à iconografia dos Padres Fundadores. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 87-104.


SALDANHA, Sandra Costa - Francisco Jorge da Costa e os ciclos iconográficos para o convento do Santíssimo Coração de Jesus. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 105-111.


MONTEIRO, João Pedro - Programas iconográficos em azulejo no convento da Madre de Deus. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 112-122.


MANGUCCI, Celso - Com a pena e com o pincel: a hagiografia de São Lourenço Justiniano e a defesa da Congregação de São João Evangelistanos azulejos de Arraiolos, Vilar de Frades e Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 123-149.


VERÃO, Teresa - O ciclo de S. Bernardo de Claraval no mosteiro de São Bento de Cástris em Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 150-158.


GOULART, Artur - O ciclo da vida de São José na igreja do Convento Novo, de Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 159.


CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - Decoração e narrativa: o ciclo de São Jerónimo na Igreja do Convento de Nossa Senhora do Espinheiro em Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 160-178.


MOITA, Tiago - Os azulejos do mestre P.M.P. na sacristia da igreja de Santa Cruz da Ribeira de Santarém: um itinerário místicoe eucarístico. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 179-188.


PAIS, Alexandre Nobre - "São rosas, senhor": a iconografia do rosário num conjunto azulejar do século XVIII de proveniência desconhecida. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 189-195.


Editor:
Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare

Data edição:
2013

Tema/Assunto:
Azulejaria\portuguesa

Tipo de Documento:
Actas

Notas:
Colóquio que decorreu na Universidade de Évora nos dias 24, 25 e 26 de Outubro de 2013, por iniciativa do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja, em parceria com o CHAIA - Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Mais do que um simples revestimento arquitectónico, o azulejo constituiu-se como um repositório de expressões, ideias e modos de viver, dimensão que ganha particular significado nos grandes ciclos iconográficos de temática religiosa, pela relação que estabelecem com o restante programa decorativo e a arquitectura dos espaços que os integram. Mas também com o olhar do espectador, imaginado pelo artífice, ao qual a imagem pretende devolver uma projecção mais concreta e apreensível da sua religiosidade. Identificando e analisando os grandes ciclos iconográficos de temática religiosa, reconhecendo os principais modelos, fontes, autores e encomendas, o presente colóquio pretendeu explorar esta relação determinante, entre imagem, espaço, criação e apreensão, tendo por base a especificidade e a riqueza da iconografia cristã em suporte azulejar, particularmente nos séculos XVII e XVIII.


Informação Relacionada - In situ
Revestimento cerâmico da sacristia - Sé de Portalegre [Portalegre]
Revestimento cerâmico da nave da Igreja - Igreja do Convento dos Lóios [Arraiolos]
Revestimento cerâmico da Capela de São João Evangelista - Igreja do Convento dos Lóios [Arraiolos]
Revestimento cerâmico da Capela do Senhor Morto - Convento de Nossa Senhora do Espinheiro [Évora]
Revestimento cerâmico na nave da igreja - Convento de Nossa Senhora do Espinheiro [Évora]
Revestimento cerâmico da capela-mor - Convento de Nossa Senhora do Espinheiro [Évora]
Revestimento cerâmico do arco triunfal e da capela-mor - Igreja de São Tiago e São Mateus / Matriz do Sardoal [Sardoal]
Revestimento cerâmico da capela-mor - Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição [Castro Verde]
Revestimento cerâmico da Capela de São João Baptista - Igreja do Convento dos Lóios [Arraiolos]
Revestimento cerâmico da capela-mor - Igreja do Convento dos Lóios [Arraiolos]
Revestimento cerâmico da nave e falso transepto - Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres [Beja]




Informação Relacionada - Autores