Título:
Revista de Artes Decorativas

Analíticos:

CARVALHO, Rosário Salema de - O regimento do ofício de ladrilhadores da cidade de Lisboa. Revista de Artes Decorativas. Porto. : Universidade Católica Editora - Porto / CITAR. (2011), pp. 79-105.
Notas: A descoberta do "Regimento do Ofício de Ladrilhadores" da cidade de Lisboa, datado de 1608, cujo texto é agora revelado, permite compreender melhor alguns dos contornos do ofício de ladrilhador e acompanhar a história destes artífices até meados do século XVIII. Por outro lado, uma votação com data de 1736, assinada pelos quarenta e dois ladrilhadores que nela tomaram parte activa, permite acrescentar novos dados às biografias que já eram conhecidas e assim ir relacionando o mundo dos artífices (ladrilhadores, oleiros, pintores) com o das obras ou dos revestimentos azulejares, refazendo uma teia que o tempo desfez e que cabe hoje aos investigadores recuperar.


CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - O azulejo e a encomenda no século XVIII. Revista de Artes Decorativas. Porto. : Universidade Católica Editora - Porto / CITAR. (2011), pp. 279-283.
Notas: Transcrição de documentos: "Cartas do Ilustrisimo e Excellentisimo Senhor Conde de Tarouca Embaixador de Sua Magestade Fidellisima nas cortes de Olanda e Viena de Austria, 1º Tomo, 1706-1714".


Editor:
Universidade Católica Editora - Porto / CITAR

Local de Publicação:
Porto

Data edição:
2011

Tema/Assunto:
Azulejaria\portuguesa

Tipo de Documento:
Periódico


Informação Relacionada - Autores