Igreja
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSM01

Designação:
Igreja

Tipologia:
Arquitectura civil\Hospital

Projecto:
CHLC - Centro Hospitalar de Lisboa Central

Descrição:
Fachada lateral composta por dois registos delimitados por cornija na qual se observam gárgulas que se encontram na sequência dos capitéis das pilastras. Por sua vez, as pilastras seccionam o primeiro registo e, ao centro, encontra-se a porta principal de acesso ao espaço litúrgico, com moldura em cantaria e frontão interrompido, assinalando-se a presença da cruz de Cristo no centro deste. Nas extremidades assentam dois plintos rematados por um objecto esférico. Tanto à esquerda como à direita da porta principal, observam-se no pano murário duas pequenas janelas com moldura em cantaria, estando o azulejo da Alminha colocado na janela do lado direito que se encontra tapada. Esta fachada foi em parte justaposta pelo palácio contíguo encobrindo-lhe o transepto. As pilastras prolongam-se para o segundo registo amparando a abóbada e demarcando os vãos de janelas que se abrem para a nave central.


Autoria
- Pedro Nunes Tinoco (?-1641) - Arquitecto (De acordo com SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. 21 que divulga a documentação)

- Nicolau de Frias - Arquitecto (De acordo com SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. que divulga a documentação)



Cronologia

- 1583-00-00 | 1602-00-00 [Mosteiro]
Obras de construção de alguns espaços do Mosteiro de Santa Marta de acordo com o projecto do arquitecto Nicolau de Frias, não finalizado e que inclui a capela-mor [SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. ]


- 1588-11-02 | Arquitectura\Moderna\Maneirismo [Capela-mor]
Edificação da capela-mor - contrato celebrado entre D. Helena de Lima Pereira, mulher de D. Diogo Lopes de Lima Pereira, e o mestre pedreiro António Correia para a realização da capela-mor com traça de Nicolau de Frias (Cartório Notarial n.º 1, Maço 2, livro 4, fl. 84-88, in SERRÃO - Documentos dos protocolos notariais (...), p. 11).


- 1616-00-00 | 1638-00-00 | Arquitectura\Moderna\Maneirismo [Igreja]
Campanha de obras de acordo com o projecto do arquitecto Pedro Nunes Tinoco [SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. ]


- 1636-10-20 | Arquitectura\Moderna\Maneirismo [Capela da igreja]
Orçamento de 64$000 pelos mestres pedreiros José Domingos e Jerónimo Dias para a construção de uma capela na igreja [capela de Manuel Rodrigues] (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), 90-6)



Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2010-05-14, Inserção da ficha)
- Ana Almeida (2011-01-19, Descrição)
- Lúcia Marinho (2011-01-19, Descrição)