Capela-mor
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSM0101

Designação:
Capela-mor

Tipologia:
Arquitectura religiosa\Igreja

Projecto:
CHLC - Centro Hospitalar de Lisboa Central

Descrição:
Espaço de planta rectangular com acesso, a partir da igreja, por pequeno lanço de escadas que antecede o arco triunfal, de volta perfeita com capiteis toscanos, apresentando uma cobertura em abóbada de berço com fecho pintado. A ordem toscana é repetida nas pilastras dos dois arcos cegos nas paredes laterais da capela-mor. Do lado de Evangelho apresenta um brasão de armas e, do lado da Epístola, um revestimento de azulejos de padrão que envolve uma lápide. A zona correspondente ao antigo altar-mor foi revestida com silhar de azulejos.


Autoria
- Pedro Nunes Tinoco (?-1641) - Arquitecto (Readaptação do projecto anterior de Nicolau de Frias [SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. ])

- Nicolau de Frias - Arquitecto (O primeiro projecto da capela-mor foi do arquitecto régio Nicolau de Frias (1583), aquando da fundação do Convento de Santa Marta como recolhimento, tendo sido readaptado, posteriormente, por Pedro Nunes Tinoco [SERRÃO - O arquitecto maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. 21] )



Cronologia

- 1588-11-02 | Arquitectura\Moderna\Maneirismo [Capela-mor]
Edificação da capela-mor - contrato celebrado entre D. Helena de Lima Pereira, mulher de D. Diogo Lopes de Lima Pereira, e o mestre pedreiro António Correia para a realização da capela-mor com traça de Nicolau de Frias (Cartório Notarial n.º 1, Maço 2, livro 4, fl. 84-88, in SERRÃO - Documentos dos protocolos notariais (...), p. 11).



Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2010-05-14, Inserção de ficha)
- Ana Almeida (2010-09-29, Descrição)