Edifício na Travessa do Cidadão João Gonçalves, n.º 1-19
Edifícios da Fábrica Viúva Lamego
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
LX_AR_tCJG_0001

Designação:
Edifício na Travessa do Cidadão João Gonçalves, n.º 1-19

Tipologia:
Arquitectura civil\Edifício

Projecto:
EPI - protocolo com a EPI (Escola Profissional de Imagem), no âmbito do Curso Profissional de Fotografia

Descrição:
Edifício de gaveto, com fachadas integralmente azulejadas que se conjugam com aplicações de tijolo e outra ornamentação cerâmica, permitindo observar três pisos e remate em platibanda. A fachada é seccionada por pilastras, que definem três corpos, o central de altura inferior em relação aos restantes. Os corpos laterais são rematados por elementos cujo aspecto geral é o de arabescos, evocando vagamente soluções mouriscas, e que possuem um desenho de dois "S" afrontados, unidos por mordente em forma de cintura de pérolas, rematandos com folhas de acanto. O corpo central termina com balaustrada cerâmica.


Google Maps:



Inventariante
- Vanessa Leal (2010-00-00, Texto da ficha n.º 428, designada "Lisboa, fachadas Arte Nova", integrada no "Repertório Fotográfico e Documental de Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de promoción Cerâmica (Castellón, Espanha), com colaboração de Ana Margarida Portela Domingues e revisão técnica de Isabel Ferreira)
- Catarina Castilho (2016-05-06, Inventariação in situ [fotografia] - trabalho realizado no âmbito do módulo FCT (Formação em Contexto de Trabalho) com a turma do 2º ano do Curso Profissional de Fotografia da EPI (Escola Profissional de Imagem) )
- Rosário Salema de Carvalho (2016-09-08, Descrição, no âmbito da parceria entre a Az-RIA e a EPI, com base na ficha IPC n.º 428)
- Rosário Salema de Carvalho (2016-09-08, Inserção da ficha)