Edifício no Largo do Intendente, n.º 23-27
Edifícios da Fábrica Viúva Lamego
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
LX_AR_I_0023

Designação:
Edifício no Largo do Intendente, n.º 23-27

Tipologia:
Arquitectura civil\Edifício

Projecto:
EPI - protocolo com a EPI (Escola Profissional de Imagem), no âmbito do Curso Profissional de Fotografia

Descrição:
Antigo edifício do depósito, hoje utilizado como loja, apresenta fachada integralmente azulejada com azulejos figurativos policromos, rematada por outra ornamentação cerâmica. O revestimento encontra-se aplicados a partir do embasamento e incluindo o frontão triangular. O revestimento é, pois, quase completo, com excepção dos cunhais, das guarnições de vãos e das cornijas, que são em cantaria ou em massa. No coroamento, para além de alguns azulejos oitocentistas de padrão a servir de capeamento, não visíveis a partir da rua, existem pinhas vidradas em branco nos flancos e uma estátua alegórica ao centro. NOTA: uma gravura publicada em 1896 sugere que os elementos de remate do frontão nem sequer eram pinhas e que a estátua do topo era outra que não a alegoria da Indústria hoje ali existente.


Google Maps:



Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Vanessa Leal (2010-00-00, Texto da ficha n.º 428, designada "Lisboa, fachadas Arte Nova", integrada no "Repertório Fotográfico e Documental de Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de promoción Cerâmica (Castellón, Espanha), com colaboração de Ana Margarida Portela Domingues e revisão técnica de Isabel Ferreira)
- Rita Vitorino (2016-05-06, Inventariação in situ [fotografia] - trabalho realizado no âmbito do módulo FCT (Formação em Contexto de Trabalho) com a turma do 2º ano do Curso Profissional de Fotografia da EPI (Escola Profissional de Imagem) )
- Rosário Salema de Carvalho (2016-09-08, Descrição, no âmbito da parceria entre a Az-RIA e a EPI, com base na ficha IPC n.º 428)
- Rosário Salema de Carvalho (2016-09-08, Inserção da ficha)