[piso 2] Sala dos Árabes
Palácio Nacional de Sintra
[Sintra]


Visualização Hierárquica

Número:
ST_S_PNS_19

Designação:
[piso 2] Sala dos Árabes

Projecto:
dissM[RX] - Catalogação de azulejos hispano-mouriscos

Descrição:
De planta quadrangular, este espaço, outrora quarto de D. João I, tem seis vãos, entre portas e janelas, permitindo o acesso à Sala dos Hóspedes, ao Pátio da Carranca, à Sala da Coroa e à Sala Chinesa. As paredes são revestidas com composição de enxaquetado encimada por florões relevados. Ao centro da sala encontra-se uma fonte cujo grupo escultórico é composto por três Neptunos, intercaldos entre si por folhas estilizadas, que suportam putti montados sobre pavões e sereias, sendo a composição rematada por uma alcachofra. A bacia, de mármore, é delimitada por pavimento cerâmico de azulejos de aresta.


Cronologia

- 1755-11-01 | 1777-00-00 [Restauro]
Documentado - restauros em várias áreas do Palácio por iniciativa do Marquês de Pombal: Sala dos Cisnes foi reconstruída e a Sala dos Árabes foi também objecto de restauro devido à queda da torre militar que se elevava sobre a sala (SIPA - Palácio Nacional de Sintra, IPA.00006135, http://www.monumentos.gov.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=6135)



Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2019-01-02, Inserção da ficha)
- Rafaela Xavier (2019-02-19, Inventariação in situ, investigação e preenchimento da ficha no âmbito da dissertação de Mestrado "Catalogação de Azulejos Hispano-Mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso")