Painel hagiográfico com Santo Antão, São João Baptista e Santo Inácio de Loyola
Hospital de São José
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSJ2403

Designação:
Painel hagiográfico com Santo Antão, São João Baptista e Santo Inácio de Loyola

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo [Painel]

Descrição:
Painel de azulejos em tons de azul e branco, de formato rectangular, com a representação de três santos inscritos em três reservas delimitadas por uma guarnição imitando uma estrutura arquitectónica em perspectiva. À esquerda, Santo Antão é representado como um velho eremita barbudo, com o hábito da Ordem dos Antoninos, segurando na mão direita um báculo e na esquerda o livro da chamada Regra de Santo Antão. Acompanha-o um javali (Sus scrofa), animal que lhe é devoto. Ao centro, São João Baptista é representado como um adulto, de barba e cabelos hirsutos, vestindo uma túnica de pele. A seus pés, o cordeiro (Ovis aries) e na mão direita, um báculo em forma de cruz, com uma fita onde se lê «Ecce Agnus Dei». Ao fundo árvores da família das Pinaceae. À direita, Santo Inácio de Loyola é representado com ricos paramentos litúrgicos, realçando-se a casula decorada com diversos motivos de enrolamentos e outros vegetalistas. De fronte calva e a barba rala, segura com as duas mãos um livro onde se lê «Ad Majorem Dei Gloria» e olha para o monograma, «IHS», que se encontra sobre o seu lado direito. Em segundo plano, observa-se uma paisagem de floresta, destacando-se a fortificação à esquerda de São João Baptista e à direita de Santo Inácio de Loyola. A guarnição é composta por embasamento contracurvado, decorado com motivos vegetalistas estilizados. À esquerda e à direita, observa-se um elemento concheado invertido, decorado de ambos os lados por duplas volutas revestidas por motivos vegetalistas e, ao centro, vestígios de folhagem, servem de base aos elementos rectangulares decorados com motivos circulares de diferentes tamanhos. Ao centro do embasamento, o plinto é decorado por um rosto feminino com um pente vegetalista sobre o cabelo e panejamento com três brincos de pérola sob o queixo, enquadrado por diversas volutas ao nível da cara e por volutas de acanto no registo superior. Destas saem, de cada lado, um festão de folhagem que liga o plinto ao embasamento. Apresenta, ainda, um entablamento decorado com motivos circulares ou de ovos. A última fiada horizontal inferior do painel é destituída de lógica relativamente à restante composição, apresentando elementos fora de contexto. No embasamento assentam quatro colunas de fuste monolítico quadrangular apresentando festões pendentes e cornija decorada com motivos circulares ou de ovos. No entablamento a decoração consiste em duplas volutas ornamentadas que seguram entre si caixotões com borlas.


Descrição da guarnição
A guarnição é composta por embasamento contracurvado, decorado com motivos vegetalistas estilizados, destacando-se, nas extremidades a presença de enrolamentos em forma de folhas sobrepostas. A decorar também parte dos plintos das figuras de Santo Antão e Santo Inácio de Loyola, encontra-se um elemento concheado invertido, decorado de ambos os lados por duplas volutas revestidas por motivos vegetalistas. Ao centro deste elemento surgem mais vestígios de folhagem, que servem de base aos motivos rectangulares, que acompanham o movimento da restante composição, decorados com elementos circulares de diferentes tamanhos. Ao centro do embasamento, o plinto onde se encontra São João Baptista acompanha parte da decoração da componente circular atrás de si. Decora-o um rosto feminino com um pente vegetalista sobre o cabelo e panejamento com três brincos de pérola sob o queixo, enquadrado por diversas volutas ao nível da cara e por volutas de acanto no registo superior. Destas volutas saem, de cada lado, um festão de folhagem que liga o plinto ao próprio embasamento. Apresenta, ainda, um entablamento decorado com motivos circulares ou de ovos. A última fiada horizontal inferior do painel é destituída de lógica relativamente à restante composição apresentando elementos fora de contexto. No embasamento assentam quatro colunas de fuste monolítico quadrangular apresentando festões pendentes em todas as faces visíveis e cornija decorada com motivos circulares ou de ovos. A decoração do entablamento que, por sua vez, assenta nestas colunas, consiste em duplas volutas ornamentadas que seguram entre si caixotões com borlas, igualmente decorados e que ajudam a assinalar as figuras dos três santos. Esta decoração é encimada por um friso liso.
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Descrição complementar
Painel de azulejos em tons de azul cobalto sobre fundo branco, de formato rectangular, com representação de três santos e inscritos em três reservas delimitadas por uma guarnição imitando uma estrutura arquitectónica. À esquerda e sobre um pequeno plinto decorado, Santo Antão surge representado como um velho eremita barbudo e com o hábito da Ordem dos Antoninos, segurando na mão direita um báculo e na esquerda o livro da chamada Regra de Santo Antão. Sobre a cabeça uma auréola confere-lhe a santidade e, a seus pés, do lado esquerdo, acompanha-o um porco, animal que lhe é devoto, porque a sua banha era usada como remédio para o mal que tinha o seu nome - fogo-de-santo-antão. Ao centro, em plano mais avançado e sobre plinto decorado, São João Baptista surge representado como um adulto ascético, de barba e cabelos hirsutos, vestindo túnica de pele de carneiro (ou de camelo) e sobre a cabeça, uma auréola confere-lhe a santidade. Aos pés, deitado, encontra-se o cordeiro que levanta a cabeça para olhar para o Santo que na mão direita segura um báculo em forma de cruz, com uma fita onde se lê «Ecce Agnus Dei» e, a mão esquerda apresenta-se levantada. À direita da composição e também sobre um pequeno plinto decorado, Santo Inácio de Loyola surge representado com ricos paramentos litúrgicos, sendo de realçar a casula largamente decorada com vários motivos de enrolamentos e outros vegetalistas. A fronte calva e a barba rala acompanham a auréola que lhe confere a santidade. Segura com as duas mãos um livro onde se lê a divisa da Companhia de Jesus, «Ad Majorem Dei Gloria» e, com uma expressão mística, olha para o monograma da referida Companhia, «IHS», que se encontra sobre o lado direito da figura, em plano mais elevado. Em segundo plano, observa-se uma paisagem de floresta, ao longo de toda a composição, com destaque para a cidade fortificada do lado esquerdo da figura de São João Baptista e que, também se pode ver à direita da figura de Santo Inácio de Loyola.
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Cronologia

- 1725-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Painel]




Iconografia


Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Lúcia Marinho (2010-02-25, Inserção da ficha)
- Lúcia Marinho (2010-02-25, Descrição)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-30, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-31, Revisão)



Imagens: 8