Painel de azulejos representando a Adoração dos pastores
Hospital de São José
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSJ0901

Designação:
Painel de azulejos representando a Adoração dos pastores

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo [Painel]

Descrição:
A composição é dominada, ao centro, pela figura de Jesus deitado sobre as palhinhas, de braços abertos e a olhar para a sua mãe, Maria, que se encontra a seu lado, de mãos cruzadas sobre o peito inclinando-se para a frente . À esquerda, São José dobra um braço sobre o peito, estendendo a outra mão, aberta, na direcção de Jesus. À frente do Menino, em primeiro plano, surge um cesto com ovos e um cordeiro, ou seja, as ofertas dos pastores que, de joelhos ou ainda a caminhar, envolvem a sagrada família. No plano celeste, por entre nuvens, um anjo segura a filactéria com a expressão: GLO RIA IN EX SELCIS DE O. Do lado esquerdo, logo a seguir a um cenário arquitectónico pouco coerente ou desenhado com um estranha perspectiva, mas onde se percebe uma cobertura de madeira própria dos anexos agrícolas, dois pastores caminham conversando, um dos quais transporta, debaixo do braço, um cordeiro. Outros dois, de mãos postas, ladeiam já o Menino, o da frente ajoelhado e o de trás um pouco mais elevado e com um cajado. Do lado oposto, três pastores ajoelhados, dois deles apoiados nos respectivos cajados, inclinam-se perante Jesus. Mais atrás, duas ovelhas e a mesma arquitectura de madeira.

Cronologia

- 1690-00-00 | 1710-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa | c. 1700 [Painel]
Atribuído | Deveria ser de cerca de 1700 mas há quem afirme que o Hospital de Arroios, de onde supostamente é proveniente, foi iniciado em 1705, quando Gabriel del Barco, a quem o painel é atribuído, já deveria ter falecido. Todavia, outros autores preferem associar o painel aos que se conservam no Hospital de Santa Marta e que fariam parte de um conjunto maior, pertencente a este antigo convento (VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], pp. 65 e 66).




Autorias
- Gabriel del Barco - Pintor (Atribuído - [1979/1981] MECO - O pintor de azulejos [...], p. 64/p. 42; [1996] VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], p. 65)




Iconografia
» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B2 - adoração de Jesus - nascimento de Jesus\73B25 - adoração de Jesus pelos pastores - Maria e José presentes





Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Faiança [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2010-10-18, Inserção da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-10-18, Descrição)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-30, Inserção e reestruturação da ficha)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-17, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])



Imagens: 4