Revestimento cerâmico da Galilé
Hospital de Santo António dos Capuchos
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSC010101

Designação:
Revestimento cerâmico da Galilé

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Revestimento figurativo, em tons de azul e branco, que preenche os panos murários, com excepção dos vãos em cantaria. Simula uma estrutura arquitectónica, definindo áreas no interior das quais são representados episódios da vida de Santo António (parede da fachada), São Diogo, São Pedro de Alcântara e instrumentos da Paixão de Cristo, nas paredes laterais.


Descrição complementar
Na parede da fachada a porta e as janelas laterais estruturam a composição simetricamente. Duas pilastras em perspectiva flanqueiam a porta repetindo-se nas extremidades da parede. São formadas por volutas alternando com anjos que parecem suportar a base de outras volutas. Ao nível das janelas, anjos sentados segurando vasos de flores sobre a cabeça, destacam-se de um fundo reticulado, que se prolonga numa secção curva sobre a qual são visíveis volutas de onde pende um festão de flores abraçado por um anjo. Inferiormente e a ligar as pilastras, observa-se embasamento com almofada escamada a que se sobrepõe cartela elíptica, envolta por volutas e encimada por espagnolette. Circunscreve um lírio, uma cruz e um missal. Segue-se uma moldura elíptica de folhagens, volutas e remate com volutas a simular um frontão fechado por espagnolette, delimitando o "sermão de Santo António aos peixes" e o "Milagre Eucarístico da mula". As janelas são rematadas por frontão de volutas, das quais pende um panejamento com borlas e onde se sentam anjos que enquadram a espagnolette central, encimada por concha. Sobre a porta principal observa-se nova estrutura arquitectónica, aparentemente, em plano recuado. Um frontão decorado com óvulos e terminando em volutas com festão prolonga, lateralmente, o frontão verdadeiro que encima a porta. Mais atrás é visível uma estrutura de planta semicircular com pilastras e medalhões com retratos. Parcialmente ocultos pelo frontão surgem ainda anjos segurando um lírio e uma cruz. Nas paredes laterais a estrutura é similar mas a porta central torna as secções muito mais estreitas. Sobre o embasamento desenvolvem-se pilastras rectilíneas unidas por volutas onde se apoiam anjos enquadrando vaso central. Das volutas pendem dois festões que "invadem" a área figurativa. As cartelas inferiores apresentam, à esquerda, em ambas as secções, um crânio sobre um livro e, à direita, três dados (secção 1) e um martelo e tenaz (secção 2). Na parede da esquerda representa-se São Diogo e São Pedro de Alcântara, ambos sobre um supedâneo com a identificação. Na parede da direita, dois anjos seguram, entre eles, vários instrumentos da Paixão de Cristo. Sobre a cornija, observa-se ainda um frontão de lanços, em volutas, recortado, com anjos. Ao centro e sobre fundo reticulado, destaca-se uma cartela envolta por volutas e encimada por espagnolette, circunscrevendo um missal, cruz e lírio preso a esta por um laço (parede 1) e o Santo Sudário (parede 3). Sobre o remate, do qual pendem festões de flores, eleva-se um vaso florido. Na parede que se abre em arco abatido observam-se, lateralmente, pilastras rectilíneas semelhantes às das paredes laterais, deixando uma área de figuração muito reduzida, e para onde pende um festão. Superiormente, são visíveis volutas e, ao nível do arco, o espaço exíguo é preenchido por festões.
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Cronologia

- 1730-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Revestimento]
VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], p. 113


- 1730-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina | c. 1740 [Revestimento]
SIMÕES - Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 297




Autorias
- Nicolau de Freitas - Pintor (Atribuído - [1996] VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], p. 113)




Iconografia
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 1 (cartela superior)]
Descrição: Cartela com a representação de um missal, cruz e lírio preso a esta por um laço, atributos associados a Santo António.

Localização: Parede 1 (cartela superior)





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(DIDACUS) - o Frade Franciscano Diogo de Alcalá, possíveis atributos: panela, cruz, flores, chaves\11H(DIDACUS)9 - o Frade Franciscano Diogo de Alcalá, possíveis atributos: panela, cruz, flores, chaves - retrato de santo masculino
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representando São Diogo. A guarnição, simulando uma estrutura arquitectónica, é composta por duas pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento, com dois festões pendentes. Numa paisagem exterior pontuada por vegetação e formações rochosas, está representado, em primeiro plano, uma figura masculina em pé, sobre plinto, que olha directamente para o observador. Tem nimbo raiado, veste o hábito da Ordem Franciscana, segurando na mão direita uma cruz de grandes dimensões e na esquerda um terço que termina num retrato de forma circular. O plinto, de base recortada, apresenta entre o embasamento e o entablamento, ambos decorados por motivos de folhagem, o nome do santo, e é ladeado por duplas volutas decoradas com folhas de acanto.

Localização: Parede 1, secção 1

Notas: Esta imagem afasta-se da iconografia descrita por RÉAU, 1997, pp. 377-378, na qual São Diogo, que era cozinheiro do seu mosteiro, surge com um buriel com o cordão da ordem e um molho de chaves à cintura. Note-se ainda como esta imagem é muito semelhante á que se encontra representada na nave da igreja (parede 2, secção 3), apenas diferindo na posição da mão que segura o terço.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(PETER OF ALCANTARA) - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira\11H(PETER OF ALCANTARA)9 - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira - retrato de santo masculino
[Parede 1, secção 2]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representando São Pedro de Alcântara. A guarnição, simulando uma estrutura arquitectónica, é composta por duas pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento, com dois festões pendentes. Numa paisagem exterior pontuada por vegetação, árvores e formações rochosas, está representado, em primeiro plano, uma figura masculina em pé, sobre plinto próprio, em oração, com as mãos cruzadas. Tem nimbo raiado, veste o hábito da Ordem Franciscana com o cordão que segura o hábito e, presa a este, observam-se disciplinas. O plinto, de base recortada, apresenta entre o embasamento e o entablamento, ambos decorados por motivos de folhagem, o nome do santo, e é ladeado por duplas volutas decoradas com folhas de acanto.

Localização: Parede 1, secção 2

Notas: Para além dos atributos iconográficos descritos, RÉAU, 1997, pp. 74-75, acrescenta ainda como parte da iconografia de São Pedro de Alcântara um crucifixo, uma caveira, e uma pomba que simboliza o seu dom profético. As disciplinas que são visíveis neste painel aludem à sua auto flagelação.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(PETER OF ALCANTARA) - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira\11H(PETER OF ALCANTARA)9 - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira - retrato de santo masculino
[Parede 1, secção 1, (cartela inferior)]
Descrição: Cartela com a representação de uma caveira e de um livro, atributos que não estando directamente associados a São Diogo, estão-no a S. Pedro de Alcântara, representado na mesma parede (secção 2).

Localização: Parede 1, secção 1, (cartela inferior)





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(PETER OF ALCANTARA) - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira\11H(PETER OF ALCANTARA)9 - o Monge Franciscano Pedro de Alcântara, possíveis atributos: livro, crucifixo, disciplinas, pomba, pena e tinta, caveira - retrato de santo masculino
[Parede 1, secção 2, (cartela inferior)]
Descrição: Cartela com a representação de uma caveira e de um livro, atributos associados a São Pedro de Alcântara.

Localização: Parede 1, secção 2, (cartela inferior)





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio\11H(ANTONY OF PADUA)5 - actividades e eventos miraculos - Santo António de Pádua\11H(ANTONY OF PADUA)54 - o sermão aos peixes: Santo António de Pádua pregando à beira de água, os peixes avançam para o ouvir, com suas cabeças fora da água
[Parede 2, secção 1]
Descrição: Secção que se integra na estrutura arquitectónica simulada que reveste a parede da fachada da Igreja. Do lado esquerdo, representa o Sermão de Santo António aos peixes. A acção decorre numa paisagem exterior pontuada por vegetação, árvores, formações rochosas e estruturas arquitectónicas. Em primeiro plano, à esquerda, encontra-se Santo António que, com a mão direita em sinal de bênção, e segurando na esquerda uma cruz e um lírio, dirige-se aos peixes que se encontram à sua frente. Tem nimbo e veste o hábito da Ordem Franciscana. Está rodeado por seis figuras masculinas, duas das quais em plano mais afastado.

Localização: Parede 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio\11H(ANTONY OF PADUA)5 - actividades e eventos miraculos - Santo António de Pádua\11H(ANTONY OF PADUA)51 - para convencer um Judeu, Santo António de Pádua (ou de Lisboa) mostra o cálice e a hóstia a um burro; o burro ajoelha-se (milagre Eucarístico ou milagre da mula)
[Parede 2, secção 1]
Descrição: Secção em tons de azul e fundo branco que se integra na estrutura arquitectónica simulada que reveste a parede da fachada da Igreja. Do lado direito, representa o Milagre Eucarístico da mula. Santo António, com nimbo e vestes sacerdotais sumptuosas, encontra-se à direita da composição, preparando-se para estender a hóstia ao burro, ajoelhado, que se encontra do lado oposto. Uma figura masculina de joelhos, de costas para o observador, oferece ao animal um cesto com comida. Entre os dois grupos, observa-se um frade franciscano ajoelhado, que olha para Santo António, segurando na mão direita uma vara. A cena é assistida por um conjunto de figuras que se distinguem, entre novos e velhos, pelas barbas que alguns exibem. Ao fundo são visíveis vários edifícios e, mais perto da figura de Santo António, destaca-se, sobre um muro, um vaso de bojo redondo decorado com cabeça de animal.

Localização: Parede 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 2, secção 1 [cartelas inferiores)]
Descrição: Cartelas com a representação de um lírio, uma cruz e um missal, atributos associados a Santo António.

Localização: Parede 2, secção 1 [cartelas inferiores)





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11D - Cristo\11D3 - Cristo como adulto\11D31 - "retratos" de Cristo\11D312 - "Vera ícone", "Sudário", Verónica-retrato\11DD312 - "Vera ícone", "Sudário", Verónica-retrato - DD - Cristo triunfante
[Parede 3 (cartela superior)]
Descrição: Cartela com a representação do Santo Sudário, numa associação aos instrumentos da Paixão de Cristo que se encontram nas secções 1 e 2 da mesma parede.

Localização: Parede 3 (cartela superior)





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73D - Paixão de Cristo\73D8 - os instrumentos da Paixão e os cinco membros feridos\73D82 - instrumentos simples da Paixão\73D82(...) - instrumentos simples da Paixão (com NOME)
[Parede 3, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo, representando um anjo que segura vários instrumentos da Paixão de Cristo. A guarnição, simulando uma estrutura arquitectónica, é composta por duas pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento, com dois festões pendentes. Numa paisagem exterior pontuada por vegetação, está representado, em primeiro plano, uma figura de cabelos longos com asas, sobre plinto próprio. Veste túnica de panejamentos de influência clássica, presa sobre o peito, que se apresenta também no tipo de calçado - sandálias. Segura nas mãos uma lança, uma cruz e uma vara ou cana com uma esponja na extremidade. O plinto, de base recortada, apresenta embasamento e entablamento, ambos decorados por motivos de folhagem, ladeado por duplas volutas decoradas com folhas de acanto.

Localização: Parede 3, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73D - Paixão de Cristo\73D8 - os instrumentos da Paixão e os cinco membros feridos\73D82 - instrumentos simples da Paixão\73D82(...) - instrumentos simples da Paixão (com NOME)\dados - instrumentos da Paixão
[Parede 3, secção 1 (cartela inferior)]
Descrição: Cartela com a representação de três dados, um dos símbolos da Paixão de Cristo.

Localização: Parede 3, secção 1 (cartela inferior)





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73D - Paixão de Cristo\73D8 - os instrumentos da Paixão e os cinco membros feridos\73D82 - instrumentos simples da Paixão\73D82(...) - instrumentos simples da Paixão (com NOME)
[Parede 3, secção 2]
Descrição: Secção de remate rectilíneo, representando um anjo que segura alguns dos instrumentos da Paixão de Cristo. A guarnição, simulando uma estrutura arquitectónica, é composta por duas pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento, com dois festões pendentes. Numa paisagem exterior pontuada por vegetação, está representado, em primeiro plano, uma figura de cabelos longos com asas, sobre plinto próprio. Veste túnica de panejamentos de influência clássica, presa sobre o peito, que se apresenta também no tipo de calçado - sandálias. Segura na mão direita a palma do martírio e na mão esquerda os três pregos e a coroa de espinhos. O plinto, de base recortada, apresenta embasamento e entablamento, ambos decorados por motivos de folhagem, ladeado por duplas volutas decoradas com folhas de acanto.

Localização: Parede 3, secção 2





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73D - Paixão de Cristo\73D8 - os instrumentos da Paixão e os cinco membros feridos\73D82 - instrumentos simples da Paixão\73D82(...) - instrumentos simples da Paixão (com NOME)\73D82(CROSS) - cruz - instrumentos da Paixão\martelo
[Parede 3, secção 2 (cartela inferior)]
Descrição: Cartela com a representação de um martelo e de uma tenaz, símbolos da Paixão de Cristo.

Localização: Parede 3, secção 2 (cartela inferior)





» 3 - Ser Humano, Humanidade\35 - pastorais, cenas Arcadianas
[Parede 4, secção 1]
Descrição: Secção que acompanha a estrutura em cantaria do vão de acesso ao espaço. Lateralmente apresenta duas secções com guarnição composta por pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento. Na reserva central, à direita, numa paisagem exterior pontuada por vegetação, árvores e formações rochosas, está representada, em primeiro plano, uma figura de cabelos longos, sentada, de chapéu e trajando casaco comprido, calças e botas. Tem na mão direita uma flauta. A seus pés observa-se um cão, deitado, que olha directamente para o observador.

Localização: Parede 4, secção 1





» 2 - Natureza\25 - terra, mundo como corpo celeste\25G - plantas e vegetação\25G3 - árvore
[Parede 4, secção 1]
Descrição: Secção que acompanha a estrutura em cantaria do vão de acesso ao espaço. Lateralmente apresenta duas secções com guarnição composta por pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento. Na reserva central, à esquerda, percebe-se apenas a presença da área superior de uma árvore, encontrando-se parte do painel destituído dos restantes azulejos.

Localização: Parede 4, secção 1







Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Ana Almeida (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Inês Aguiar (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Lúcia Marinho (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Patrícia Nóbrega (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Shari Almeida (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Catarina Figueiredo (2011-02-01, Inventariação in situ)
- Isabel Pires (2011-02-01, Inventariação in situ)
- Lúcia Marinho (2011-02-14, Inserção da ficha)
- Lúcia Marinho (2012-02-14, Descrição)



Imagens: 4