Revestimento cerâmico da ante-sacristia
Hospital de São José
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSJ1301

Designação:
Revestimento cerâmico da ante-sacristia

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Espaço revestido por silhar de azulejos superiormente recortados, com representações de cenas campestres. As guarnições de cada secção, constituídas pela simulação de uma estrutura arquitectónica, nem sempre surgem completas, pois algumas enquadram vãos que ocupam o espaço destinado à secção figurativa (CHSJ1301/02/03/08/09/10). Nos casos das secções completas, aplicadas nas superfícies murais mais longas, estas articulam-se com outras que lhes são contíguas, partilhando guarnições e recorrendo a estas para criar uma ilusão de desmaterialização do pano murário, como se a sua planta fosse ondulada. No primeiro caso, a estrutura arquitectónica é formada por pilastra de planta cruciforme em perspectiva, que surge sempre do lado oposto a um vão desenvolvendo-se a guarnição entre estes dois elementos, com a ornamentação a acompanhar as dimensões do painel. Das pilastras são visíveis três faces, sendo mais oculta a externa. A parte inferior ostenta pequeno atlante, um putto com asas que, com um dos braços, suporta o plinto onde assentam volutas. Do putto destaca-se a face neutra, de olhos fechados ou olhando para baixo. A pilastra é rematada inferiormente por um enrolamentos vegetalistas e é coroada superiormente, após o entablamento, por um vaso florido e recortado. Do lado oposto, a pilastra é substituída por motivos diversos: uma voluta decorada por folha de acanto e flor de onde sai uma "grega" ladeada de folhas e, por cima desta, uma cornucópia de flores e frutos envolta em folha de acanto. A guarnição vertical é unida, inferiormente, por embasamento côncavo, com voluta decorada com flores e folhas de acanto, sendo que as dimensões e a configuração das mesmas se adapta ao espaço disponível. O entablamento, côncavo, apresenta frontão de volutas, enrolamentos, folhas de acanto e festões, sendo interrompido, antes de chegar ao eixo central. No caso das secções completas, a distribuição é a seguinte, idêntica de ambos os lados: a seguir às portas surge uma das secções assimétricas, que se liga a uma outra através de uma parede côncava, em trompe l'oeil. Esta, mais estreita e em forma de medalhão, liga-se da mesma forma à longo secção que se segue, assim puxado para um plano posterior face àquele. As pilastras são idênticas às anteriormente descritas. As diferenças verificam-se apenas na base e entablamento que, no caso do medalhão é unida, inferiormente, por embasamento côncavo, com consola encimada por rosto, ladeado por pequenas volutas.

Cronologia

- 1746-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Revestimento]
Documentado - ANTT, Cartório Jesuítico, op. cit., fl. 82


- 1740-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina | c. 1740 [Revestimento]
Atribuído - [2003] SERRÃO, O Barroco [...], p. 223




Autorias
- Valentim de Almeida - Pintor (Atribuído - José Meco - visita promovida pelo SOS Azulejo, em 2010/05/03)




Iconografia
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C12 - pesca (desporto)\43C121 - pesca à linha
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena central protagonizada por pescador junto às margens de um curso de água. Em primeiro plano, do lado esquerdo, observa-se um pescador, de costas, sentado junto a uma árvore, puxando a cana de pesca onde se observa um peixe não identificado. Aos seus pés parece estar um pequeno barco a remos. Em segundo plano, do lado direito, há uma barca com vela redonda hasteada e com uma bandeira de três riscas no alto do seu mastro. Na linha do horizonte é visível uma construção semelhante a um forte.

Localização: Parede 1, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\47 - oficios e indústrias\47I - agricultura, criação de gado, horticultura, floricultura, etc.\47I2 - criação de gado, indústria pecuária\47I22 - ocupações - gado\47I221 - pastoreio, vaqueiro, vaqueira, pastor, pastora, etc.
[Parede 1, secção 2]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena central protagonizada por pastor, ao ar livre. O pastor, de pé apoiado num cajado, encontra-se do lado esquerdo da composição, sendo visíveis, no restante espaço, diversos animais: um cão (Canis lupus familiaris), cabras (Capra sp.) e vacas (Bos taurus). Ao fundo, do lado direito, observa-se uma ponte constituída por dois arcos, e, na sua continuidade, surgem outros edifícios, entre os quais se destaca um arco de maiores dimensões.

Localização: Parede 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\46 - vida económica e social, transporte e comunicação\46A - vida comunitária\46A1 - estratificação social, grupos sociais\46A14 - agricultores
[Parede 1, secção 3]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena central protagonizada pelas figuras de um velho e de um jovem. Em primeiro plano, surge um jovem transportando um pequeno tambor a tiracolo, atrás do qual segue um homem de vestes simples (cego), com uma sanfona parcialmente visível segurando na mão um cajado e, à cintura, uma foice. Ambos atravessam uma ponte construída com tábuas de madeiras. Atrás, do lado direito, observa-se uma árvore não identificada de grande porte com trepadeiras e, do lado esquerdo, mais ao fundo, vê-se um edifício bem como árvores pertencentes à família das Cupressaceae.

Localização: Parede 1, secção 3





» 3 - Ser Humano, Humanidade\33 - relações interpessoais\33A - relações não agressivas\33A3 - visitar, receber convidados, cenas galantes
[Parede 1, secção 4]
Descrição: Secção de remate recortado, com representação de várias cenas bucólicas protagonizadas por figuras masculinas. A cena central é dominada por um jardim delimitado por balaustrada, em cujo centro se observa uma majestosa fonte circular com duas figuras infantis aladas a ladear uma escultura representando uma sereia masculina, que sopra para um instrumento musical fantasiado (búzio) de onde jorra água. Em redor da fonte distribuem-se quatro canteiros de buxo, que formam desenhos decorativos. Junto aos dois mais afastados surgem dois pavões (Pavo sp.). Por entre os vários caminhos definidos observam-se vários pares de nobres que conversam. Em primeiro plano há, também, uma criança, junto de dois dos nobres. No topo do jardim surge uma estrutura arquitectónica clássica composta por três nichos: o central, de maiores dimensões, é ladeado por dois mais pequenos, que têm esculturas. A rematar toda esta estrutura, surge, ao centro, um busto assente numa decoração composta de enrolamentos e, nos flancos, encontram-se balaustradas rematadas por pinhas. Em plano de fundo observam-se árvores pertencentes às famílias das Cupressaceae e Pinaceae. Do lado esquerdo da composição três homens conversam, encontrando-se um a cavalo (Equus caballus) e os restantes a pé. Um destes segura uma espingarda e o outro, excepcionalmente trajado de modo mais simples, sem sapatos nem chapéu, leva pendurado na cintura um recipiente, possivelmente um cantil. Em pano de fundo observa-se uma árvore não identificada com repadeiras e vários elementos arquitectónicos, entre os quais se destaca uma coluna. Do lado direito do painel, outros dois homens a conversar surgem já fora do plano do jardim. Um segura algo que se assemelha a uma arma, talvez uma espingarda, e o outro parece apontar com um pau. Serve-lhes de fundo um cenário marcado por paisagem, com uma ponte atrás da qual se ergue um edifício de planta circular rematado por cúpula e lanternim.

Localização: Parede 1, secção 4





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C11 - caçada, perseguição\43C111 - jogo, animais caçados\43C1112 - caça - mamíferos\43C11124 - caça - animais com patas\43C111243 - caça ao javali
[Parede 2, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, com representação de uma cena de caça. À esquerda é visível uma cena de caça onde participa um homem a cavalo (Equus caballus) e outro a pé, que espeta uma lança num animal rodeado por cães (Canis lupus familiaris). Não é clara a leitura desta cena, pois observam-se muitos azulejos trocados. Parecem estar representados quatro cães e o animal que está a ser caçado assemelha-se a um javali (Sus scrofa). O caçador que segura a pata traseira do javali (figura incompleta) tem uma trompa de caça a tiracolo. Atrás do homem de pé, que segura a lança, deverá ter existido um outro a empunhar uma espada. Na fiada de azulejos vertical, igualmente trocada, figuram elementos vegetalistas. Na seguinte, figura um homem mas o azulejo correspondente aos pés está trocado. Em primeiro plano observa-se um tronco velho e ao fundo surge uma palmeira (Phoenix sp.). Em segundo plano, apresenta-se um edifício que parece estar em ruínas e o seu topo é imperceptível. Mais ao fundo, um outro edifício de planta circular é aberto por dois nichos ostentando esculturas, e parece estar já num estado avançado de degradação indiciado pela presença de vegetação. Já na linha do horizonte surge novo conjunto arquitectónico e, entre ambos, observa-se uma palmeira. Ao centro, em primeiro plano, três homens conversam junto de uma vedação. Na mesma zona central, mas já do lado esquerdo, e em segundo plano, surgem árvores e edificações numa amálgama de azulejos trocados que não permite compreender a sua verdadeira configuração.

Localização: Parede 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, secção 2]
Descrição: Secção de remate recortado, com cartela central representando um episódio ao ar livre, mas apenas parcialmente visível, pois observam-se muitos azulejos trocados. No medalhão do lado esquerdo é visível homem sentado, de costas, que parece ler, junto de uma pequena casa. Do lado direito surge parte de um tronco de uma árvores não identificada, com trepadeiras.

Localização: Parede 2, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C11 - caçada, perseguição\43C114 - caçador
[Parede 2, secção 3]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena central protagonizada por matilheiros. Três jovens sentados com quatro cães (Canis lupus familiaris) dominam a representação. O que está ao centro segura uma trompa de caça. Encontram-se junto de uma frondosa árvore não identificada, com trepadeiras, surgindo, do lado direito, umas ruínas.

Localização: Parede 2, secção 3

Notas: Nota: falta um azulejo na parte superior guarnição.





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C12 - pesca (desporto)\43C121 - pesca à linha
[Parede 2, secção 4]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena de pesca. Em primeiro plano, junto a uma palmeira (Phoenix sp.) com trepadeiras, estão dois homens que pescam com cana, um está sentado e outro de pé. Ao fundo observa-se uma construção acastelada e árvores pertencentes à família das Cupressaceae.

Localização: Parede 2, secção 4





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C11 - caçada, perseguição\43C114 - caçador
[Parede 3, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, com cena central protagonizada por caçadores. Em primeiro plano, junto de uma árvore não identificada, com trepadeiras, estão dois homens, um sentado segura uma espingarda e o outro, de pé, toca uma trompa de caça. Perto deles encontram-se quatro cães (Canis lupus familiaris). Em segundo plano são visíveis ruínas.

Localização: Parede 3, secção 1





» 3 - Ser Humano, Humanidade\33 - relações interpessoais\33A - relações não agressivas\33A3 - visitar, receber convidados, cenas galantes
[Parede 3, secção 2]
Descrição: Secção de remate recortado, com representação cena central protagonizada por nobres ao ar livre. A ocupar todo o primeiro plano observam-se dois a nobres a conversar, um sentado e o outro ajoelhado. Do lado esquerdo vê-se, de perfil, um cão (Canis lupus familiaris) de pé. Em segundo plano, ao centro, ergue-se uma grande fonte com um tanque de formas salientes, com um animal fantástico alado num dos bordos, de cuja boca se projecta um jacto de água. A fonte apresenta um elaborado centro de características clássicas, composto de aletas assentes numa base prismática, que suportam o receptáculo da água, decorado por uma carranca com aletas, de onde cai água em três jorros. Junto da fonte surge um nobre, e, mais atrás, do lado esquerdo, é visível a fachada de um palácio, em perspectiva, rematada por quatro pináculos e ladeada por um muro baixo com duas urnas. Ao fundo é ainda possível visulizar árvores da família das Cupressaceae.

Localização: Parede 3, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C11 - caçada, perseguição\43C111 - jogo, animais caçados\43C1112 - caça - mamíferos\43C11128 - caça - outros mamíferos
[Parede 2, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, com representação de uma cena de caça. Observa-se um grupo de homens, dois a cavalo e outro a pé que tentam matar um boi / touro (Bos taurus). Junto à guarnição, do mesmo lado, encontra-se uma árvore não identificada com trepadeiras, junto à qual um jovem procura segurar um cão. Atrás surge um cavaleiro e outro homem de pé que parecem vir em auxílio dos primeiros. Em plano fundeiro é visível uma palmeira (Phoenix sp.) para além de árvores pertencentes às famílias das Cupressaceae e Pinaceae.

Localização: Parede 2, secção 1







Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Vanessa Leal (2010-06-04, Inserção da ficha)
- Vanessa Leal (2010-06-04, Descrição)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-14, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-29, Revisão)
- Luzia Rocha (2012-09-04, Identificação dos instrumentos musicais)



Imagens: 5