Revestimento cerâmico da capela-mor
Igreja de Nossa Senhora da Assunção
[Safara]


Visualização Hierárquica

Número:
IAPCBJ00180101

Designação:
Revestimento cerâmico da capela-mor

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
O revestimento, em tons de azul e branco, ocupa as paredes laterais da capela-mor com uma cena figurativa de cada um dos lados (nível 2 - Adoração dos Pastores, parede 1, e Adoração dos Magos, parede 3), delimitada por barra de enrolamentos de acanto (B-18-00006 com canto e centro) que envolve, ainda, os vãos de porta que se abrem nestas paredes (prolongando-se parcialmente para a parede do arco triunfal). O vão da parede 1 é falso, apresentando revestimento azulejar que simula porta em tons de castanho com almofadas a verde. Inferiormente (nível 1), numa altura de quatro azulejos, dispõem-se motivos de figura avulsa com "estrelinha" nos cantos (flores, pássaros, camponeses, fidalgos) delimitados por cercadura de óvulos, formando moldura. Este revestimento prolonga-se no supedâneo do altar (parede 2), complementado por cantoneiras de flores e fitas. A cercadura, cortada, foi ainda aplicada nos espelhos dos degraus.

Cronologia

- 1701-00-00 | 1725-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]




Autorias
- António de Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído [a oficina ou ciclo] - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 423)




Iconografia
» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B2 - adoração de Jesus - nascimento de Jesus\73B25 - adoração de Jesus pelos pastores - Maria e José presentes
[Parede 1, nível 2, secção 1]
Descrição: Representa a Adoração dos Pastores. Ao centro encontra-se São José em pé, segurando no burro, a vaca e dois pastores. Do lado esquerdo da composição está a Virgem, de joelhos, ao lado da manjedoura com o Menino deitado. Um casal de pastores olha para o Menino. Este conjunto e o de São José estão enquadrados num edifício em ruínas. Do lado direito da composição outro pastor em pé, com uma ovelha, uma ponte sobre um rio e em segundo plano montanhas, edifícios e árvores.

Localização: Parede 1, nível 2, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B5 - história dos três sábios (reis ou magos) (Mateus 2:1-12)\73B57 - adoração dos reis: os sábios oferecem os seus presentes a Jesus (ouro, incenso e mirra)
[Parede 3, nível 2, secção 1]
Descrição: Representa a Adoração dos Magos. A cena decorre no exterior, junto a uma habitação. Do lado esquerdo da composição está a Sagrada Família: São José de pé, olha para o grupo que adora o Menino, e segura um chapéu de abas; a Virgem está de pé, segura o Menino desnudo que está também em pé, sobre a manjedoura, ao centro. Do lado direito da composição está o grupo dos Reis Magos e sua comitiva, composta por soldado e rapazes. Um dos Reis Magos ajoelha-se perante Cristo, beijando-lhe o pé.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 1







Padrões
» B-18-00006
módulo 2x4/8
[Parede 1, 3 e 4, nível 2]

B-18-00006
Módulo: 2x4/8
Localização: Parede 1, 3 e 4, nível 2





Ver ficha de Padrão






» B-18-00006-ct01
[Parede 1, 3 e 4, nível 2]

B-18-00006-ct01
Localização: Parede 1, 3 e 4, nível 2





Ver ficha de Padrão






» B-18-00006-ctr01
[Parede 1, 3 e 4, nível 2]

B-18-00006-ctr01
Localização: Parede 1, 3 e 4, nível 2





Ver ficha de Padrão








Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Maria Augusta Sousa Moreira de Barros Rosário (2005-03-16, Inventariação in situ)
- Maria Augusta Sousa Moreira de Barros Rosário (2005-00-00, Descrição)
- Isabel Pires (2008-04-07, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-11-12, Inserção, revisão da descrição geral)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-17, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])



Imagens: 20