Revestimento cerâmico da portaria
Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa
[Aldeia da Serra, Redondo]


Visualização Hierárquica

Número:
RD_RD_CvSO0101

Designação:
Revestimento cerâmico da portaria

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, disposto em silhar com doze azulejos de altura, dividido em secções que correspondem às paredes, com excepção das três que se encontram aplicadas na parede 2. Cada secção é envolta por barra de enrolamentos vegetalistas com anjos e leões (B-18-00021-V aplicada com a B-18-00026-H e centro respectivo B-18-00026-H-ctr01). A portaria de um convento tem a mesma função do átrio nos palácios, um espaço de recepção, onde se exibiam retratos da família aqui substituídos pelos frades mais santos (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 43). De acordo com a leitura de Luísa Arruda e Teresa Campos Coelho, os temas seleccionados para este espaço inscrevem-se num programa iconográfico que ilustra a coincidência da fundação do Convento e da fundação da nacionalidade, afirmando a antiguidade da casa como suporte do poder régio (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 43). NOTA: a ante-sacristia e a escadaria apresentam barras comuns (B-18-00022-H com B-18-00022-H-ctr01 e B-18-00021-V) denunciando uma mesma campanha decorativa, mas com programas iconográficos distintos. A barra vertical da ante-sacristia, do átrio superior e da portaria (B-18-00021-V) é comum, mas as barras horizontais são distintas, ainda que seguindo modelos muito próximos (B-18-00026-H com B-18-00026-H-ctr01).

Cronologia

- 1700-00-00 | 1720-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres | c. 1710 [Revestimento]
Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 44




Autorias
- Mestre P.M.P. - Pintor (Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 46)




Iconografia
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Trasladação do corpo incorrupto do Venerando Padre Frei Domingos da Caridade, com a legenda “EXTINCTA LVCE SVPERSTES / V.P. FR DOMINICVS A CHARITATE / ET MORTVS BENEOLET”. Desta secção faz parte uma outra com eremitas, correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original.

Localização: Parede 1, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 1, secção 2]

Localização: Parede 1, secção 2

Notas: Apresenta pintura diferenciada, correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, secção 1]

Localização: Parede 2, secção 1

Notas: Apresenta pintura diferenciada, correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, secção 2]

Localização: Parede 2, secção 2

Notas: Secção com dois monges ou eremitas a rezar, de pintura diferenciada, correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original. A fonte central e o cenário de pastoreio parecem corresponder ao revestimento original.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, secção 3]

Localização: Parede 2, secção 3

Notas: Apresenta pintura diferenciada, correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 3, secção 1a]

Localização: Parede 3, secção 1a

Notas: Apresenta pintura diferenciada correspondendo, certamente, a uma intervenção posterior à original.





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 3, secção 1b]
Descrição: Representa a cela do Venerando Padre Frei Amador da Cruz, com a legenda respectiva "P. FR. AMATOR ACRVÇE" e uma outra projectada a partir de uma estrela "IN MOTV IMMOBILIS" alusiva ao dom da levitação do frade (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo (...], p. 46). O cuidado na caracterização dos interiores denuncia, de acordo com Luísa Arruda, "(...) a importância do frade na hierarquia da Congregação, um Reitor do Colégio de São Paulo, na Universidade de Évora" (ARRUDA; COELHO, 2004, p. 47).

Localização: Parede 3, secção 1b





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 3, secção 1c]
Descrição: Representa Frei Pedro do Anjo "V. PETRVS AB ANGELO" e um anjo a tocar com a legenda "DVLÇE. DINE. CAPIO".

Localização: Parede 3, secção 1c





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 3, secção 1d]
Descrição: Representa Frei João de Santa Maria "V. FR. IOANNES A STA MA/RIA" oferecendo pães aos pobres e aleijados e, nas nuvens no canto superior direito, "SE EXHAVBIT EGENTI".

Localização: Parede 3, secção 1d





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 4, secção 1]

Localização: Parede 4, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 4, secção 2]
Descrição: Figura de um monge junto à porta de entrada, convidando ao silêncio, com a legenda "SILEN TIO" (projectada, de forma invertida, a partir da sua boca), por oposição a um outro que convida a entrar "VENIT".

Localização: Parede 4, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 4, secção 3]
Descrição: Figura de um monge junto à porta de entrada, convidando a entrar e a legenda "VENIT" (projectada, de forma invertida, a partir da sua boca), por oposição a um outro com a palavra silêncio escrita "SILEN TIO".

Localização: Parede 4, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 4, secção 4]
Descrição: Alegoria ao refundador do Convento D. Fernão de Annes, com a legenda "HIC SECVRIVS AB HOSTE". Dois monges conversam junto à entrada de um imponente edifício, sendo guiados por duas pombas, a partir das quais se projecta a legenda referida.

Localização: Parede 4, secção 4







Padrões
» B-18-00021-V
módulo [e-d]

B-18-00021-V
Módulo: [e-d]





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» B-18-00026-H
módulo [s/m] [e-d]

B-18-00026-H
Módulo: [s/m] [e-d]





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B-18-00026-H-ctr01





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Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2009-09-17, Inventariação in situ no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
- Rosário Salema de Carvalho (2014-09-02, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])