Revestimento cerâmico da ante-sacristia
Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa
[Aldeia da Serra, Redondo]
Número:
RD_RD_CvSO0301
Designação:
Revestimento cerâmico da ante-sacristia
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, delimitado por barras (B-18-00022-H com B-18-00022-H-ctr01 e B-18-00021-V), cujos desenhos se repetem horizontalmente nas secções se maiores dimensões, mas apresentam supressão de elementos nas restantes, onde apenas é visível parte do centro. As secções figurativas revestem as paredes em silhares de dez azulejos de altura, incluindo as mencionadas barras cujo reticulado nem sempre é coerente em relação às áreas figurativas. O programa representa cenas da vida de Santa Teresa de Jesus, sendo que as secções mais extensas apresentam vários episódios e as mais reduzidas apenas um. Junto à porta de acesso à igreja observa-se, de cada um dos lados, um anjo porta círio, numa extensão de dez azulejos de altura, mas delimitado por friso inscrito na própria secção. NOTA: a ante-sacristia e a escadaria apresentam barras comuns (B-18-00022-H com B-18-00022-H-ctr01 e B-18-00021-V) denunciando uma mesma campanha decorativa, mas com programas iconográficos distintos. A barra vertical da ante-sacristia, do átrio superior e da portaria (B-18-00021-V) é comum, mas as barras horizontais são distintas, ainda que seguindo modelos muito próximos (B-18-00026-H com B-18-00026-H-ctr01).
Proposta de leitura do programa iconográfico 

Na ante-sacristia, verdadeiro espaço de distribuição, o tema escolhido foi a Vida de Santa Teresa, reformadora da Ordem Carmelita, conferindo especial importância à vida eremita. De acordo com as investigações de Luísa Arruda e Teresa Campos Coelho, terá sido o Padre Mestre Doutor Frei João de Santa Teresa, o autor do programa iconográfico, nos dois triénios em que foi Reitor do Convento (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo […], p. 67). A escolha de temas menos conhecidos, situação aliás já verificada na igreja e na portaria, revela, ainda de acordo com as autoras citadas, um encomendador culto mas também "(...) defendido do ponto de vista de hipotéticas heresias ou desvios na medida em que se tratava de um qualificador do Santo Ofício" (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo […], p. 68), que teve por base os textos relativos à vida de Santa Teresa e não as imagens que habitualmente circulavam. Em todo o caso, refere-se a semelhança entre duas gravuras do álbum existente na Biblioteca da Ajuda, Santissime Matris Dei Mariae de Monte Carmelo Beata Teresiae Humillis Filiae Ac. Devota Famula Efiguies, de Giovanni Giacomo Rossi, e os painéis da Visão da Coroação de Santa Teresa por Nossa Senhora e São José (grav. 14) e a Subida aos céus de Santa Teresa (grav. 16) (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo […], p. 68). Ainda neste espaço, no vão da porta que se abre para a igreja, dois anjos porta círios recordam as figuras de convite de tamanho natural que se encontram na zona de recepção dos palácios, e as figuras dos eremitas que na portaria convidam a entrar e a fazer silêncio.
Cronologia 

- 1710-00-00 | 1720-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 35
- 1725-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Pagamento referido por ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 35
- 1710-10-22 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Lápide tumular]
Trasladação para a ante-sacristia da lápide tumular de Frei João de Santa Maria, o que ajuda a datar o espaço [ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 65]
Autorias 

- Mestre P.M.P. - Pintor (Atribuído - [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 65 e ss.; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 130)
Iconografia 

Padrões 

Informação Técnica 

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]
Bibliografia - Monografias 

ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho; COELHO, Teresa Campos - Convento de S. Paulo de Serra de Ossa. Lisboa: Edições Inapa, 2004.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
Inventariante 

- Rosário Salema de Carvalho (2009-09-17, Inventariação in situ no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
- Rosário Salema de Carvalho (2014-09-02, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
- Rosário Salema de Carvalho (2014-09-02, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
© AZ - Rede de Investigação em Azulejo