Painel de azulejos da varanda
Palácio dos Condes de Óbidos
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
IAPCLX001010

Designação:
Painel de azulejos da varanda

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Painel\figurativo

Descrição:
Painel policromo, simulando um tríptico quinhentista, que representa a Descoberta do Brasil, por Pedro Álvares Cabral. Inscrito numa estrutura arquitectónica de características manuelinas, com dois arcos de volta perfeita a enquadrar um arco canopial central, de maiores dimensões, observa-se, à esquerda, a viagem, com caravelas a navegar sob um céu nublado, mas iluminado pelas figuras brancas dos anjos, onde se vislumbra uma imagem de Cristo na cruz. Ao centro, embarcações transportam os portugueses, com Pedro Álvares Cabral já em pé, sobre o passadiço apoiado em terra. Em segundo plano, surgem mais caravelas e outra embarcação de pequeno porte transportando os viajantes. Por fim, à direita, é já a costa brasileira que se observa, com o padrão português aí erguido. Todo o painel reflecte a simbologia dos Descobrimentos, pois, na estrutura arquitectónica, policroma, exibem-se cruzes de Cristo, a vermelho, no friso inferior, e o escudo nacional entre os arcos, no registo superior, aplicado em contraponto com o dos Estados Unidos do Brasil, conforme é indicado na legenda, acrescida da data de 15 de Novembro de 1889 correspondente à proclamação da República do Brasil. Ao centro, no arco canopial, o busto de Cabral inscreve-se num círculo onde se pode ler: DESCOBERTA DO BRASIL. P. ALVARES CABRAL A.D MD.

Cronologia

- 1920-00-00 | 1930-00-00 | Cerâmica\Século XX\Primeira metade\Historicismo e Nacionalismo | Década de 1920 [Painel]




Autorias
- Jorge Colaço - Pintor (Atribuído - não só pelo estilo da obra, mas também porque o próprio chegou a viver no Palácio dos Condes de Óbidos, depois da sua aquisição por parte da Cruz Vermelha Portuguesa, dado que esta instituição arrendou alguns espaços do edifício.)




Iconografia
» 6 - História\61 - eventos históricos e situações; pessoas históricas\61A - eventos históricos





Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre
Técnica aplicada sobre o vidrado cru (no caso da molduras?) e sobre o vidrado cozido, com recurso a várias cozeduras e temperaturas.
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\Aerografia
Técnica aplicada sobre o vidrado cru (no caso da molduras?) e sobre o vidrado cozido, com recurso a várias cozeduras e temperaturas.
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\Esgrafitado
Técnica aplicada sobre o vidrado cru (no caso da molduras?) e sobre o vidrado cozido, com recurso a várias cozeduras e temperaturas.


Cor
Amarelo [Pintura]
Castanho [Pintura]
Verde [Pintura]
Vermelho [Pintura]
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Inventariante
- Francisco Queiroz (2010-05-24, Inventário in situ no âmbito da ficha n.º 504, designada "Lisboa, Palácio dos Condes de Óbidos", integrada no "Repertório Fotográfico e Documental de Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de promoción Cerâmica (Castellón, Espanha), com revisão técnica de Isabel Ferreira)
- Francisco Queiroz (2012-00-00, Texto da ficha n.º 504, designada "Lisboa, Palácio dos Condes de Óbidos", integrada no "Repertório Fotográfico e Documental de Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de promoción Cerâmica (Castellón, Espanha), com revisão técnica de Isabel Ferreira)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-00-00, Texto da ficha n.º 504, designada "Lisboa, Palácio dos Condes de Óbidos", integrada no "Repertório Fotográfico e Documental de Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de promoción Cerâmica (Castellón, Espanha), com revisão técnica de Isabel Ferreira)



Imagens: 8