Revestimento cerâmico da nave da Igreja
Igreja do Convento dos Lóios
[Arraiolos]


Visualização Hierárquica

Número:
IAPCEV01980101

Designação:
Revestimento cerâmico da nave da Igreja

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Paredes integralmente revestida por secções de azulejos que se organizam em três níveis de leitura na parede fundeira, enquadrando o portal principal, e em cinco quer nas paredes laterais quer no arco triunfal. Comum a todo o revestimento é a barra de dois azulejos com enrolamentos de acanto que envolve e separa cada representação figurativa (B-18-00002), articulada por cantos com máscaras (B-18-00002-ct01, 02 e 03). O rodapé de quatro fiadas de azulejos (nível 1) percorre todo o perímetro, incluindo o interior dos confessionários. Trata-se de uma faixa contínua com figuras infantis a brincar e a tocar instrumentos musicais, apenas interrompida pelas colunas torsas, também em azulejo, que assinalam o extradorso dos arcos dos referidos confessionários. O programa iconográfico, bastante complexo, foi concebido para a exaltação da Congregação, homenageando as principais figuras da sua história e da sua implantação em Portugal - bispos, arcebispos e papas - que desempenharam um papel significativo na história da congregação portuguesa ou da de São João de Alga, em Veneza, cujos cânones seguiam. A parede 3 apresenta uma estrutura de revestimento muito semelhante à parede 1, ainda que adaptada à maior dimensão que a caracteriza, assim como aos elementos arquitectónicos que interrompem a quadrícula cerâmica. Entre estes, destacam-se os dois tramos mais próximos do portal principal, abertos por arcos de grandes dimensões, cujo intradorso é também revestido por azulejos, e que separam a nave das capelas de São João Evangelista e São João Baptista. Também as janelas das duas paredes de maiores dimensões são distintas, pois as da parede 1 são fingidas e pintadas em azulejo e as do lado oposto são verdadeiras (parede 3). O arco triunfal (parede 2) exibe azulejos de padrão e albarradas no primeiro nível de leitura, que se prolongam parcialmente para as paredes 1 e 3, o que indicia terem existido aqui altares. No nível seguinte, de cada um dos lados do arco, um anjo exibe atributos de São Lourenço, como a mitra, a cruz patriarcal e uma coroa de flores. Já ao nível do arco, vários anjos apoiados em nuvens, seguram atributos (livro, pena, barrete cardinalício e outro não identificado), e convergem na cartela central onde se observa o emblema da Ordem: uma torre ameada, com uma águia no topo, sob um chapéu cardinalício com as respectivas borlas pendentes. A parede fundeira (parede 4) destaca-se pela arquitectura fingida que envolve o portal principal.


Notas
Ficha n.º 486 referente à Igreja do Convento dos Lóis de Arraiolos, integrada no "Repertório Fotográfico e Documental da Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de Promoción Cerámica (Castellón, Espanha) e realizada por Rosário Salema de Carvalho, com revisão técnica de Isabel Ferreira.


Cronologia

- 1699-00-00 | 1700-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa [Revestimento]
Datado - portal




Autorias
- Gabriel del Barco - Pintor (Assinado - capela-mor e portal [azulejo assinado e datado, descontextualizado, junto ao portal principal, apenas com parte da assinatura - briel del / arco 1699])




Iconografia
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando ou tocando instrumentos, numa paisagem campestre.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C1 - arquitectura\48C14 - representações arquitectónicas em geral
[Parede 1, nível 1, secção 2]
Descrição: Revestimento que simula uma estrutura arquitectónica a envolver o confessionário. Duas colunas torsas, decoradas por parras e cachos de uva, ladeiam o vão prolongando-se para o arco. O interior deste confessionário está preenchido, num primeiro registo, por um rodapé com figuras infantis segurando flores e, no segundo registo, por motivos vegetalistas e azulejos de figura avulsa.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 2





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 3]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando, numa cena de campo, entre cestas e cornucópias de flores.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C1 - arquitectura\48C14 - representações arquitectónicas em geral
[Parede 1, nível 1, secção 4]
Descrição: Revestimento que simula uma estrutura arquitectónica a envolver o confessionário. Duas colunas torsas, decoradas por parras e cachos de uva, ladeiam o vão prolongando-se-se para o arco. O interior deste confessionário está preenchido, num primeiro registo, por um rodapé com figuras infantis numa cena campestre e, no segundo registo, por motivos vegetalistas e azulejos de figura avulsa.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 4





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 5]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa fifuras infantis aladas brincando ou tocando instrumentos, numa paisagem campestre.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 5





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 6]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figurasinfantis aladas brincando ou tocando instrumentos, numa paisagem campestre.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 6





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(EDWARD) -o rei de Inglaterra, Eduardo o Confessor, possíveis atributos: coroa, anel, ceptro
[Parede 1, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando Santo Eduardo, Rei de Inglaterra, ajoelhado no exterior de um palácio, perante a imagem de São João Evangelista. O santo patrono da Ordem surge de uma nuvem, fazendo-se acompanhar pela águia e o livro do Evangelho, os seus símbolos iconográficos mais frequentes. Sobre uma banqueta vemos a coroa e o ceptro do rei, depostos perante São João. À direita, inscrito num escudo, encontra-se o nome do Rei e o seu título numa inscrição que refere S. EDV / ARDVS / REX / IN GAL / TErrA.

Localização: Parede 1, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(EUSTAQUE) - o soldado romano e caçador Eustáquio (Eustachius, Eustathius), possíveis atributos: insígnia, touro de bronze, couraça, chifre de caça, lança, cabeça de veado com crucifixo, espada, dois filhos, mulher
[Parede 1, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção representando Santo Eustáquio seguro por dois homens de turbante que o vão lançar na fogueira, ateada por outras duas figuras. O santo abre os braços e, antes do martírio, olha em direcção ao céu, do qual se projectam raios de luz. À direita, num escudo rodeado por volutas, surge a inscrição do nome do santo S. EV / TIchio.

Localização: Parede 1, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(IGNATIUS) - fundador da Ordem dos Jesuítas, Inácio de Loyola, possíveis atributos: livro (com "ad majorem Dei gloriam"), demónio, dragão sobre os pés, chamas, coração flamejante, globe, monograma IHS, crânio (com coroa), lágrimas nos olhos, tocha
[Parede 1, nível 2, secção 3]
Descrição: Secção representando, por debaixo do púlpito, o bispo Santo Inácio, no deserto, rodeado por leões, tendo junto de si um livro e o seu báculo. Do lado esquerdo, uma legenda identifica a figura - S. igNATIVS B..

Localização: Parede 1, nível 2, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(BERNARD) - Bernardo de Claraval, monge e abade cisterciense, possíveis atributos: colmeia, dragão acorrentado, crucifixo, cruz com instrumentos da Paixão, (três) mitra a seus pés, cão branco
[Parede 1, nível 2, secção 4]
Descrição: Secção representando São Bernardo. Este encontra-se sentado, a escrever, quando é interrompido por uma luz divina que entra no recinto, vinda do canto superior direito. Junto ao santo encontram-se vários livros e, a seus pés, três mitras. No registo inferior da cena encontra-se a legenda que identifica a figura - S. BerNARDVS. Há ainda a apontar que parte deste painel está truncado pela introdução de azulejos de outra proveniência, formando um pequeno painel no canto inferior direito.

Localização: Parede 1, nível 2, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando cinco santos da Ordem de São João Evangelista, ajoelhados sobre uma nuvem, enquanto erguem os olhos para uma glória de anjos que rodeiam o Santíssimo Sacramento.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P311 - hierarquia de jurisdição - Igreja Católica Romana\11P3113 - arcebispo, bispo, etc (Católica Romana)
[Parede 1, nível 3, secção 2]
Descrição: Secção representando a morte de um Bispo. A cena de corre no interior de uma igreja. Apesar dos elementos arquitectónicos presentes (colunas, abóbadas de cruzaria), dispostos em planos sucessivos, é notória a dificuldade em criar a perspectiva. Ao centro da composição, um bispo jaz, deitado, sendo velado, à cabeceira por um grupo de religiosos segurando círios e de nobres (dois deles sentados em cadeiras, de costas voltadas para o observador) e, do lado oposto por duas mulheres. No canto inferior esquerdo observa-se um homem a beijar o pé do bispo morto.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P311 - hierarquia de jurisdição - Igreja Católica Romana\11P3113 - arcebispo, bispo, etc (Católica Romana)
[Parede 1, nível 3, secção 3]
Descrição: Secção representando o momento da morte de um bispo. A cena de corre no interior dos aposentos deste, revelando o bispo ao centro, deitado no seu leito, segurando um crucifixo enquanto olha para o alto, observando a sua alma a ascender e a ser recebida por anjos entre nuvens. No chão, próximo da cama, encontra-se uma mitra e um báculo, identificando este santo como sendo também bispo. Rodeiam-no um grupo de religiosos, chorando ou rezando. Um deles abre um livro junto do santo, dando-lhe a Extrema-unção. Em primeiro plano, à direita, vemos uma mesa coberta por um panejamento, sobre a qual se encontram um livro, um jarro, uma tijela com uma colher e, por último, uma ampulheta, certamente uma referência à fugacidade da vida.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 3, secção 4]
Descrição: Secção representando um episódio bipartido entre um religioso ajoelhado perante um santo mártir e dois religiosos num jardim. A cena principal decorre num interior de uma igreja, onde se observa um religioso ajoelhado perante um santo que, sobre um estrado de dois degraus, segura uma palma. Atrás do santo distingue-se uma pia de água benta. Podemos ver também, por detrás do religioso, à direita, o que parece ser o espaldar de um cadeiral. À esquerda surge outra cena, secundária, de exterior, onde se observam dois religiosos num jardim, um deles ajoelhado, em sinal de reverência.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 1, nível 3, secção 5]
Descrição: Secção epresentando São Lourenço Justiniano. Este, surge com o braço esquerdo erguido na direcção ao céu, onde um querubim, irrompendo de uma nuvem, e segurando uma palma com a mão esquerda, exibe, na mão direita, uma filactera com o nome do santo - S. LOVRENCO JVSTINIANO.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 5





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11E - Espírito Santo\11E1 - Espírito Santo representado como uma pomba (em chamas)
[Parede 1, nível 3, secção 6]
Descrição: Secção representando dois querubins ajoelhados em nuvens, em oração. Enquadram a pomba do Espírito Santo, ao centro, que se encontra no eixo do púlpito, como que inspirando o pregador.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 6





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 1, nível 3, secção 7]
Descrição: Secção representando um santo mártir. Este, que se encontra a ser coroado por um querubim que desce do céu, surge de mãos cruzadas sobre o peito. O anjo segura uma palma na mão direita e uma coroa de flores na esquerda.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 7





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 3, secção 8]
Descrição: Secção representando uma comunhão. Num interior, em primeiro plano, à esquerda, uma figura ajoelhada recebe a hóstia das mãos de um sacerdote, que se encontra sobre um estrado. No canto inferior direito, uma criança ajoelhada reza, segurando entre as mãos um rosário. Atrás do sacerdote abre-se um reposteiro, deixando ver um altar. Sobre a banqueta encontra-se um cálice, uma Bíblia e um crucifixo. O altar é ainda composto por um tríptico, tendo no quadro central a imagem da Virgem com o Menino entre duas figuras, e dois santos nos painéis laterais. À direita, o cenário permite-nos perceber, em segundo plano, um edifício de grandes dimensões, muito provavelmente uma igreja.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 8





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 3, secção 9]
Descrição: Secção epresentando várias figuras perante uma cama de espinhos. Trata-se de um cenário misto, uma vez que a narrativa decorre simultaneamente num interior e no exterior. Em primeiro plano, uma mulher está ajoelhada, em chão de terra batida, com os braços abertos em atitude de surpresa. Olha para uma cama sobre a qual apareceram ramos com folhas e espinhos. Do lado esquerdo, próximo de uma balaustrada e sobre uns degraus, encontra-se um jovem, trajado à soldado romano, com uma auréola de luz em torno da cabeça. O seu olhar também é de espanto perante a cama coberta por espinhos. Atrás, encontra-se um reposteiro, que contribui para criar um efeito teatral. Ao fundo, à direita, apercebemo-nos de alguns elementos arquitectónicos que completam o cenário.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 9





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 4, secção 1]
Descrição: Secção representando dois Cardeais Lóios, o Cardeal João Rodrigues e o Cardeal Vasco Rodrigues, separados por uma janela fingida, em tons de verde, amarelo e azul, criando um efeito de simetria em relação à verdadeira que se encontra do lado oposto. É envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel e encimada por águia, de asas abertas, pousada sobre um livro, símbolo de São João Evangelista. Ambos os cardeais estão sob um reposteiro drapeado. À esquerda encontra-se o Cardeal João Rodrigues, com um livro aberto voltado para o observador, uma mitra e um báculo a seus pés. À direita, observa-se o Cardeal Vasco Rodrigues, a ler um livro, também com uma mitra e um báculo depostos a seus pés. Os nomes de cada Cardeal encontram-se inscritos em escudos, junto de cada figura - O VENE / RAVEL CO / NEGO João / ROIZ e O VENE / RAVEL / CONEgO / VASqVO / rodri / gves.

Localização: Parede 1, nível 4, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 4, secção 2]
Descrição: Secção representando dois Cardeais Lóios, o Bernardo de São Pedro e o Cardeal Martim Lourenço, separados por uma janela fingida, em tons de verde, amarelo e azul, criando um efeito de simetria em relação à verdadeira que se encontra do lado oposto. É envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel e encimada por mitra. Ambos os cardeais estão sob um reposteiro drapeado. À esquerda encontra-se o Cardeal Bernardo de São Pedro, no interior de um edifício, tendo atrás de si uma banqueta com um crucifixo em cima. Perto dos pés desta figura, no chão, encontra-se o seu barrete de Cardeal e, à esquerda, o seu nome inscrito num escudo - O VENE / RAVEL / CONEgO BerNAr / DO / de S Pto. À direita, surge o Cardeal Martim Lourenço, segurando um livro na mão esquerda e uma pena na direita. Por detrás do Cardeal, à esquerda, observa-se uma balaustrada e, à direita, uma mesa, sobre a qual se podem ver um tinteiro e vários livros. O nome deste religioso, à semelhança dos restantes, encontra-se inscrito num escudo, disposto no canto inferior esquerdo da composição - O BENE / RA BEL / CONEGO / MARTIN / LOREN / CO. No registo superior deste painel, sobre a janela fingida, encontramos uma mitra.

Localização: Parede 1, nível 4, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 1, nível 4, secção 3]
Descrição: Secção representando dois Cardeais Lóios, o Cardeal João [...] e o Cardeal António da Conceição, separados por uma janela fingida, em tons de verde, amarelo e azul, criando um efeito de simetria em relação à verdadeira que se encontra do lado oposto. É envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel e encimada pela águia da Ordem de São João Evangelista. O primeiro segura na mão esquerda uma vara e na direita um instrumento de flagelação, com o qual tenta afastar um demónio alado. Ao fundo é possível distinguirem-se algumas casas e a seus pés uma filactera regista o seu nome, embora este não seja de todo perceptível. O Cardeal António da Conceição, com uma auréola de santo, encontra-se em oração junto a um crucifixo colocado sobre uma mesa, bem como um livro e um barrete de Cardeal. No registo inferior desta composição uma filactera mostra o nome deste religioso.

Localização: Parede 1, nível 4, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A983 - ornamentos derivados de formas vegetalistas\48A9833 - flores - ornamento\48A98333 - ramo de flores - ornamento
[Parede 2, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção representando albarradas. Estas dispõem jarras com asas e ramos de flores, preencheendo o espaço em torno de um nicho.

Localização: Parede 2, nível 1, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A983 - ornamentos derivados de formas vegetalistas\48A9833 - flores - ornamento\48A98333 - ramo de flores - ornamento
[Parede 2, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção representando albarradas. Estas dispõem jarras com asas e ramos de flores, preencheendo o espaço em torno de um nicho.

Localização: Parede 2, nível 1, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11G - anjos
[Parede 2, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando anjo com mitra. Este, de grandes dimensões, encontra-se com a perna direita apoiada numa pedra, enquanto segura com as duas mãos uma mitra papal.

Localização: Parede 2, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11G - anjos
[Parede 2, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção representando anjo com cruz e coroa de flores. Este, de grandes dimensões, ergue na mão direita uma coroa de flores e segura na esquerda uma cruz papal.

Localização: Parede 2, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11G - anjos
[Parede 2, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando anjos ladeando símbolo da Ordem. Dispostos em sentido ascendente ao longo do arco encontram-se vários anjos apoiados em nuvens. No lado esquerdo, um deles segura um livro aberto e outro uma palma, símbolo de martírio. Todos os anjos convergem para duas figuras centrais que ladeiam o símbolo da Ordem dos Agostinhos, sobrepujada por um chapéu cardinalício, referência provável ao fundador da igreja.

Localização: Parede 2, nível 3, secção 1





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 3, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando numa paisagem campestre.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 1





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 3, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando numa paisagem campestre.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C1 - arquitectura\48C14 - representações arquitectónicas em geral
[Parede 3, nível 1, secção 3]
Descrição: Revestimento que simula uma estrutura arquitectónica a envolver o confessionário. Duas colunas torsas, decoradas por parras e cachos de uva, ladeiam o vão prolongando-se-se para o arco. O interior deste confessionário está preenchido, num primeiro registo, por um rodapé com figuras infantis numa cena campestre e, no segundo registo, por motivos vegetalistas e azulejos de figura avulsa.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C1 - arquitectura\48C14 - representações arquitectónicas em geral
[Parede 3, nível 1, secção 4]
Descrição: Revestimento que simula uma estrutura arquitectónica a envolver o confessionário. Duas colunas torsas, decoradas por parras e cachos de uva, ladeiam o vão prolongando-se-se para o arco. O interior deste confessionário está preenchido, num primeiro registo, por um rodapé com figuras infantis numa cena campestre e, no segundo registo, por motivos vegetalistas e azulejos de figura avulsa.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 4





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 3, nível 1, secção 5]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figura infantil tocando trombeta.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 5





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(JEROME) - o monge e eremita Jerónimo (Hieronymus), possíveis atributos - livro, chapéu de cardeal, crucifixo, ampulheta, leão, caveira, pedra
[Parede 3, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando São Jerónimo, Eremita. O santo encontra-se a escrever, sentado numa rocha, perante um crucifixo quando o toque de uma trombeta, atrás de si, irrompendo de nuvens, lhe desperta a atenção. Quase imperceptível, à esquerda, está o leão que faz parte da iconografia do santo. À direita, em segundo plano, vemos a gruta que lhe servia de abrigo. Na base desta composição está a legenda com o nome do santo.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 3, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção representando São Policarpo, Bispo. Este santo encontra-se ajoelhado, com as mãos sobre o peito, olhando para o céu, onde vê surgir, por entre nuvens, a Virgem com o Menino, enquanto três homens o atacam com espadas. Junto do santo vemos uma mitra, um báculo e um livro, sinais da sua posição hierárquica dentro da Igreja e do seu trabalho intelectual. Na base desta composição está a legenda com o nome do santo. No extremo direito deste painel é possível vermos ainda um querubim.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 3, nível 2, secção 3]
Descrição: Secção representando um nobre ajoelhado perante a Virgem. À esquerda observa-se um fidalgo, ajoelhado sobre uma almofada no topo de uma escadaria, perante a figura da Virgem, a qual se encontra à direita, sentada numa nuvem, rodeada por anjinhos e querubins. Esta estende uma aliança em direcção ao jovem, que se encontra já com uma auréola de santo.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 3, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando São Lourenço Justiniano. Este, sentado numa cadeira a escrever num livro aberto sobre os joelhos, enquanto olha para o céu. Por detrás de si, um anjo carrega a mitra e a cruz do santo, e aos seus pés um escudo rodeado por cartelas encerra a legenda deste painel.

Localização: Parede 3, nível 3, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 3, nível 3, secção 2]
Descrição: Secção representando grupo de cardeias Lóios recebendo mais um membro na Ordem. Observa-se, à esquerda, a figura de um Papa, sentado num trono no cimo de um estrado, sob um dossel. Saúda e abençoa um monge ajoelhado diante de si. Observando a cena encontra-se uma audiência composta por Cardiais. A acção decorre no interior de uma igreja. Uma cortina de brocado separa o primeiro plano do segundo, onde se distingue uma arcaria.

Localização: Parede 3, nível 3, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 3, nível 3, secção 3]
Descrição: Secção representando figuras ajoelhadas perante um altar. Observa-se, à esquerda, um grupo de figuras ajoelhadas, lideradas por um religioso, diante de um altar onde um santo (identificado pela auréola) celebra uma cerimónia litúrgica. A cena decorre no interior de uma igreja, como o comprovam os apontamentos arquitectónicos que em segundo plano, à esquerda, constroem o cenário e orientam o olhar do observador para um ponto de fuga.

Localização: Parede 3, nível 3, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 3, nível 4, secção 1]
Descrição: Secção representando dois cardeais, cada um identificado por uma cartela, e separados por uma janela envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel. O Cardeal da esquerda apoia a sua mão esquerda num livro, pousado sobre uma mesa, enquanto com a direita faz um gesto como que abençoando o observador. À sua direita vemos outra mesa com mais livros e, por cima, um reposteiro. O Cardeal da direita olha em direcção ao céu, acompanhado também por uma mesa com um livro em cima.

Localização: Parede 3, nível 4, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 3, nível 4, secção 3]
Descrição: Secção representando dois Papas, cada um identificado por uma cartela, e separados por uma janela envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel. O pontífice da esquerda olha para o alto, com uma mão chegada ao peito. Por detrás de si um grande reposteiro ajuda a compor a cena, uma vez que não existem quaisquer outros elementos. No registo inferior do painel vemos dois troncos de árvore. À direita encontra-se o Papa Ludovico. Também ele ergue o olhar para o céu. Esta figura encontra-se acompanhada por vários livros espalhados no chão, ou sobre uma mesa, junto de si.

Localização: Parede 3, nível 4, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 3, nível 4, secção 5]
Descrição: Secção representando dois Papas, o Papa Eugénio IV e o papa Gregório XII, cada um num cenário bucólico e identificados por uma cartela, separados por uma janela envolta por uma moldura com motivos vegetalistas, semelhantes aos do painel. À esquerda encontra-se o Papa Eugénio IV, com um braço erguido para o céu de onde descem raios de luz. À direita, temos o Papa Gregório XII, também olhando para o céu e segurando uma filactera na mão esquerda.

Localização: Parede 3, nível 4, secção 5





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 4, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando.

Localização: Parede 4, nível 1, secção 1





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 4, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando.

Localização: Parede 4, nível 1, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 4, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando o Bispo D. Afonso, fundador da Ordem de São João Evangelista, abençoando com a mão direita, enquanto segura na esquerda um báculo. Em primeiro plano encontra-se o escudo com a identificação do Bispo. A paisagem é marcada por algumas árvores, montes e um pequeno casario, ao longe.

Localização: Parede 4, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 4, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção representando o arcebispo D. Afonso Nogueira, de pé, envergando a mitra e segurando o respectivo báculo. É enquadrado por uma paisagem campestre, surgindo um escudo rodeado por volutas do lado esquerdo, encostado a uma árvore, com a inscrição - D. ALFONSVS / NOgVERIVS Arhie / PISCOPVS VLISIPO / NENSIS VNVS es Pri / MIS fVNDAtoriubvs / CogREgAtionis STI / JVANNIS EVAg. O painel é interrompido pela pia de água benta que surge do lado direito.

Localização: Parede 4, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 4, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando naufrágio. Observa-se um barco onde viajam diversas figuras. A embarcação embateu contra um rochedo, no topo do qual se encontra uma torre. O naufrágio parece eminente, no entanto todas as figuras dirigem o olhar para o céu, onde, entre nuvens, surge a figura de um Bispo. À direita é visível o recorte da costa, onde se distinguem os contornos de uma fortificação.

Localização: Parede 4, nível 3, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C1 - arquitectura\48C14 - representações arquitectónicas em geral
[Parede 4, nível 3, secção 2]
Descrição: Secção a enquadrar o portal principal do templo simulando uma estrutura arquitectónica, delimitada por friso decorado por pequenas bolas. A enquadrar o portal surgem colunas torsas, assentes em bases quadrangulares, com o fuste decorado for parras e cachos de uva, terminando em dois capitéis. Sobre estes, desenvolve-se o frontão. Ao centro do entablamento observa-se uma cartela rectangular com o nome do encomendante da obra e a respectiva data - ESTA OBRA SE FES SE / NDO Rtor O CONIgo BER.do DE S. / HISRONIMo / 1700. Por cima, duas volutas servem de base a dois anjos que ladeiam o brasão de armas do Cardeal Bernardo de São Jerónimo, encomendador da obra de azulejaria. O brasão encontra-se inserido entre cartelas e ramagens. Nas extremidades deste portal fingido estão ainda presentes duas jarras com flores, assentes sobre plintos.

Localização: Parede 4, nível 3, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11P - a Igreja (como instituição)\11P3 - organização, funcionários e dignitários em igrejas e instituições relacionadas\11P31 - organização, funcionários e dignitários na Igreja Católica Romana, clero em geral\11P314 - assembleias e corpos administrativos - Igreja Católica Romana\11P3144 - Santa Sé - Igreja Católica Romana\11P31441 - congregações - Igreja Católica Romana\11P31441(...) - congregações - Igreja Católica Romana (com NOME)
[Parede 4, nível 3, secção 3]
Descrição: Secção representando o que parece ser um santo a exorcizar mulher. Ao centro, dois homens seguram uma mulher que estende os braços para um santo bispo, à direita. Este, abençoa a mulher. No canto inferior direito, de costas para o observador, outra mulher ajoelhada observa a cena.

Localização: Parede 4, nível 3, secção 3







Padrões
» B-18-00002
módulo 2x3/6
[Parede 1, 2, 3 e 4]

B-18-00002
Módulo: 2x3/6
Localização: Parede 1, 2, 3 e 4





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» B-18-00002-ct01
[Parede 1, 2, 3 e 4]

B-18-00002-ct01
Localização: Parede 1, 2, 3 e 4





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B-18-00002-ct02
Localização: Parede 2





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Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Faiança [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias

CORREIA, Vergílio - Azulejos. Coimbra: Livraria Gonçalves, 1956.


CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.


ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora Zona Norte (concelhos de Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas). Vol. I (tomo VIII). Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1975.


MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.


MECO, José - Gabriel del Barco. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 66-69.


MECO, José - A azulejaria do Palácio da Independência, em Lisboa, separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, III série, n.º 87, tomo I. Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1981.


MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.


MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.


SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.


SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.


SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


MANGUCCI, Celso - Nova história, novas imagens. A singular experiência dos programas iconográficos religiosos seiscentistas em azulejos. Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII. Lisboa: MNAz/Athena. 2012. pp. 237-246.


MANGUCCI, Celso - Com a pena e com o pincel: a hagiografia de São Lourenço Justiniano e a defesa da Congregação de São João Evangelistanos azulejos de Arraiolos, Vilar de Frades e Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 123-149.


MANGUCCI, Celso - A iconografia de São Lourenço Justiniano mos azulejos dos conventos de Évora e Arraiolos. Lisboa: Centro de História da Arte e Investigação Artística UE / Rota do Azulejo no Alentejo, 2013.




Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Patrícia Monteiro (2003-00-00, Inventário in situ)
- Patrícia Monteiro (2003-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2003-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2003-00-00, Inventário in situ)
- Isabel Pires (2006-05-02, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-06-07, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-06-07, Revisão das descrições)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-02-08, Descrição do revestimento)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-15, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])



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