Revestimento cerâmico da capela-mor
Igreja do Convento dos Lóios
[Arraiolos]


Visualização Hierárquica

Número:
IAPCEV01980401

Designação:
Revestimento cerâmico da capela-mor

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Na capela-mor, a estrutura dos panos murários mantém-se em relação à nave, com quatro níveis de leitura: o rodapé é interrompido pelo supedâneo do altar; segue-se uma secção figurativa não identificada; outro nível com uma janela ou a sua simulação ao centro, entre duas secções representando santos e, por fim, adaptando-se aos dois tramos do espaço, representações de santas. Apenas as barras, de enrolamentos vegetalistas, são diferentes (B-18-00003) e, nos cantos, as máscaras foram substituídas por uma composição vegetalista cujo desenho continua na barra (B-18-00003-ct01) e por outra mais contida à área do canto (B-18-00003-ct02). Ambos são aplicados em zonas de ligação entre três barras.


Notas
Ficha n.º 486 referente à Igreja do Convento dos Lóis de Arraiolos, integrada no "Repertório Fotográfico e Documental da Cerâmica Arquitectónica Portuguesa", promovido pelo Instituto de Promoción Cerámica (Castellón, Espanha) e realizada por Rosário Salema de Carvalho, com revisão técnica de Isabel Ferreira.


Cronologia

- 1699-00-00 | 1700-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa [Revestimento]
Datado - portal




Autorias
- Gabriel del Barco - Pintor (Assinado - capela-mor e portal)




Iconografia
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figura infantil carregando ao ombro uma cesta com flores e frutos.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 1





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando com uma cesta de frutos tombada no chão.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 2





» 2 - Natureza\25 - terra, mundo como corpo celeste\25H - paisagem
[Parede 1, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando uma paisagem campestre, com algumas casas por entre as árvores e as colinas. Em primeiro plano, à direita, vemos um anjo aparecendo a uma mulher ajoelhada perto de uma rocha.

Localização: Parede 1, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(JAMES THE GREAT) - o apóstolo São Tiago Maior, possíveis atributos: livro, capa de peregrino, chapéu, concha, bastão e saco, rol, espada
[Parede 1, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando o apóstolo São Tiago Maior, com o seu traje de peregrino, sentado numa rocha a olhar para o céu, perto de um livro aberto. No canto inferior direito o seu nome surge inscrito numa cartela decorada por volutas. Em plano recuado vemos uma montanha, na base da qual se encontram algumas casas.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(JOHN) - o apóstolo João Evangelista, possíveis atributos - livro, caldeirão, cálice com serpente, águia, palma, voluta
[Parede 1, nível 3, secção 2]
Descrição: Secção representando o apóstolo e patrono da Ordem, São João Evangelista. O santo encontra-se sentado numa rocha, num local inóspito, simbolizando a ilha de Patmos, onde, segundo a lenda, teve uma visão do Apocalipse a respeito do qual escreveu um livro. A composição representa o momento em que São João tem essa visão. No canto inferior direito, pisando alguns livros encontra-se a águia, elemento iconográfico comum e identificador deste santo. À esquerda está uma cartela com o nome do santo.

Localização: Parede 1, nível 3, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11HH(...) - santas femininas\11HH(MARY KLEOPHAS) - Maria Jacob, irmã da Virgem Maria, mãe de São Tiago Menor ("Maria Jacobi"), possíveis atributos: vaso com unguento
[Parede 1, nível 4, secção 1]
Descrição: Secção representando Maria Jacob, com uma auréola e segurando um livro na mão esquerda. Sobre a sua cabeça recaem raios de luz vindos do céu. Apenas algumas árvores compõe o cenário que serve de pano de fundo à figura central.

Localização: Parede 1, nível 4, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11HH(...) - santas femininas\11HH(MARY SALOME) - Maria Salomé, irmã da Virgem e mãe de João o Grande ou João Evangelista, também uma das parteiras, possíveis atríbutos: pote de pomada
[Parede 1, nível 4, secção 2]
Descrição: Secção representando Maria Salomé, com uma auréola e segurando um livro na mão direita. Sobre a sua cabeça recaem raios de luz vindos do céu. Apenas algumas árvores compõe o cenário que serve de pano de fundo à figura central. No canto inferior esquerdo encontra-se um escudo com o nome identificando a figura.

Localização: Parede 1, nível 4, secção 2





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 2, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figuras infantis brincando e segurando ramos de flores.

Localização: Parede 2, nível 1, secção 1





» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 2, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção superiormente delimitada por friso decorado por formas ovais. Representa figura infantil e cão.

Localização: Parede 2, nível 1, secção 2





» 2 - Natureza\25 - terra, mundo como corpo celeste\25H - paisagem
[Parede 2, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção representando à esquerda, várias figuras junto de umas casas, enquanto outras duas se encaminham para o centro do painel, caracterizado pela representação de rochas e árvores. No lado direito, um anjo convida um jovem a levantar-se e a seguir também o caminho do campo.

Localização: Parede 2, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(PETER) - o apóstolo Pedro, primeiro bispo de Roma, possíveis atributos: livro, galo, cruz (invertida), báculo (triplo), peixe, chave, pergaminho, barco, tiara
[Parede 2, nível 3, secção 1]
Descrição: Secção representando o apóstolo São Pedro, sentado numa rocha e segurando na mão esquerda um livro e as duas chaves do Paraíso. Por detrás do santo, do lado direito, é também possível vermos uma cidade. No canto inferior direito o nome do santo encontra-se inscrito num escudo envolvido por cartelas terminando num querubim. No canto inferior esquerdo encontra-se a assinatura do pintor deste programa de azulejos: "Gabriel del Barco Fecit".

Localização: Parede 2, nível 3, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(JOHN THE BAPTIST) - João Baptista, possíveis atributos: livro, cruz de junco, concha do baptismo, favo de mel, cordeiro, báculo (cajado)
[Parede 2, nível 3, secção 2]
Descrição: Secção representando São João Baptista, sentado numa rocha e acompanhado pelo cordeiro. O santo segura ainda um cajado em forma de cruz, em torno da qual está enrolada uma filactera com uma frase que assinala ser aquele o cordeiro de Deus. No canto inferior direito encontra-se o nome do santo, inscrito num painel de forma octogonal, ladeado por cornucópias e cartelas, e tendo ao centro, em baixo, uma pequena máscara.

Localização: Parede 2, nível 3, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11HH(...) - santas femininas\11HH[MARY MAGDALENE] - a penitente Maria Madalena, possíveis atributos: livro (ou rol), coroa, coroa de espinhos, crucifixo, pote de pomada, espelho, instrumento musical, palma, rosário, flagelo
[Parede 2, nível 4, secção 1]
Descrição: Secção representando Maria Madalena, segurando numa mão um frasco dos santos óleos, com os quais ungiu Cristo. Madalena ergue o olhar em direcção ao céu, recaindo sobre ela raios de luz. No canto inferior direito encontra-se o nome da santa, inscrito num pequeno escudo.

Localização: Parede 2, nível 4, secção 1







Padrões
» B-18-00003
módulo 2x2/4
[Parede 1 e 2]

B-18-00003
Módulo: 2x2/4
Localização: Parede 1 e 2





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» B-18-00003-ct01
[Parede 1 e 2]

B-18-00003-ct01
Localização: Parede 1 e 2





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» B-18-00003-ct02
[Parede 1 e 2]

B-18-00003-ct02
Localização: Parede 1 e 2





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Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Faiança [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias

MECO, José - A azulejaria do Palácio da Independência, em Lisboa, separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, III série, n.º 87, tomo I. Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1981.


SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.


MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.


MECO, José - Gabriel del Barco. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 66-69.


MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.


CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.


SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.


ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora Zona Norte (concelhos de Arraiolos, Estremoz, Montemor-o-Novo, Mora e Vendas Novas). Vol. I (tomo VIII). Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1975.


CORREIA, Vergílio - Azulejos. Coimbra: Livraria Gonçalves, 1956.


MANGUCCI, Celso - Nova história, novas imagens. A singular experiência dos programas iconográficos religiosos seiscentistas em azulejos. Um gosto português. O uso do azulejo no século XVII. Lisboa: MNAz/Athena. 2012. pp. 237-246.


SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.


MANGUCCI, Celso - Com a pena e com o pincel: a hagiografia de São Lourenço Justiniano e a defesa da Congregação de São João Evangelistanos azulejos de Arraiolos, Vilar de Frades e Évora. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 123-149.


MANGUCCI, Celso - A iconografia de São Lourenço Justiniano mos azulejos dos conventos de Évora e Arraiolos. Lisboa: Centro de História da Arte e Investigação Artística UE / Rota do Azulejo no Alentejo, 2013.




Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Patrícia Monteiro (2003-00-00, Inventário in situ)
- Patrícia Monteiro (2003-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2003-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2003-00-00, Inventário in situ)
- Isabel Pires (2006-05-02, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-06-07, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-06-07, Revisão da descrição)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-02-08, Descrição do revestimento)



Imagens: 5