Painéis de azulejos com iconografia de Santa Clara
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSM1201

Designação:
Painéis de azulejos com iconografia de Santa Clara

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo [Painel]

Descrição:
Os dois painéis aplicados na antiga portaria do Mosteiro de Santa Marta, como iconografia clarissa relacionada com as religiosas que habitavam o convento, já não apresentam a respectiva guarnição, mas apenas uma moldura de gesso branca. Não se conhece a sua procedência nem a data de aplicação neste espaço, um em cada uma das paredes laterais.


Nota histórico-artística
O tipo de pintura permite datar estas duas composições dos anos finais do século XVII, época em que se encontrava em construção o dormitório novo, cujas obras foram dirigidas por João Antunes e nas quais interveio o ladrilhador Manuel Clemente, em 1699. Por esta razão, alguns autores admitem que os dois painéis alusivos a iconografia de Santa Clara poderiam ser oriundos dos dormitórios, cabendo a Manuel Clemente a responsabilidade da sua aplicação.
In the they surprise no fax payday loan are a smaller taxes.




Cronologia

- 1692-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa [Painel]
Atribuído - (1996) VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], p. 91


- 1699-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa [Painel]
Atribuído - [1979] MECO - O pintor de azulejos [...], p. 65


- 1699-06-23 [Dormitório novo]
Avaliação de João Antunes da obra de azulejos e ladrilhos que Manuel Clemente fizera no dormitório novo (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), 90-10 in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 27)




Autorias
- Gabriel del Barco - Pintor (Atribuído - [1979] MECO - Azulejos de Gabriel del Barco [...], p. 113; [1979] MECO - O pintor de azulejos [...], p. 65; [1984] MECO - Azulejos de Lisboa [...], p. 53; [1989] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 67; [1993] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 216; [1994] MECO - Lisboa Barroca [...], p. 327; [1979] SIMÕES, p. 24; [1996] VELOSO; ALMASQUÉ - Hospitais Civis [...], p. 91)

- Manuel Clemente - Ladrilhador (Mencionado na documentação como responsável pela obra de azulejo e ladrilho aplicada no dormitório novo, em 1699 (SERRÃO - O Arquitecto Maneirista Pedro Nunes Tinoco [...], p. 28. A.N.T.T., ex-AHMF, Cartório de Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, Cx. 182, IV/F/165 [5], n.º 89-10))




Iconografia
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11HH(...) - santas femininas\11HH(CLARE) - virgem e fundadora da Ordem das Clarissas Menores ou Pobres, Clara de Assis, possíveis atributos: livro, cruz, chifre ardente, lírio, ostensório, palma, báculo pastoral, rosário\11HH(CLARE)5 - actividades e acontecimentos miraculosos - Santa Clara\11HH(CLARE)51 - Santa Clata expulsa os sarracenos das muralhas de Assis mostrando-lhes uma custódia
[Painel 1]
Descrição: Painel de azulejos em tons de azul e branco, com a representação do Milagre da Custódia. Observam-se dois grandes grupos de figuras amontoadas, sem volume ou sem espaço entre si. Do lado esquerdo, as religiosas saem do edifício conventual lideradas por Santa Clara que transporta a custódia e, do lado oposto, os sarracenos, fugindo e tombando, amontoam-se pelo chão, numa composição de grande dinamismo. Entre a confusão de tecidos do lado das religiosas, merece especial destaque o pormenor que caracteriza a custódia.

Localização: Painel 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11HH(...) - santas femininas\11HH(CLARE) - virgem e fundadora da Ordem das Clarissas Menores ou Pobres, Clara de Assis, possíveis atributos: livro, cruz, chifre ardente, lírio, ostensório, palma, báculo pastoral, rosário\11HH(CLARE)3 - devoções pessoais de Santa Clara\11HH(CLARE)32 - São Francisco de Assis corta o cabelo a Santa Clara e dá-lhe o hábito da Ordem
[Painel 2]
Descrição: Painel de azulejos em tons de azul e branco, com a representação de São Francisco impondo o hábito a Santa Clara. Oferece uma caracterização cuidada do espaço interior, com o tecto de caixotões e ladrilhos axadrezados no pavimento. O tecido do frontal de altar exibe, também, grande pormenor. Em primeiro plano, Santa Clara ajoelhada, recebe o hábito das mãos de São Francisco, sentado à sua frente, e de um outro religioso. Vários outros encontram-se mais atrás e, junto a São Francisco, um deles segura um círio. Atrás, o já mencionado altar, sobre o qual desce, por entre nuvens, a Virgem Maria e o Menino.

Localização: Painel 2







Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Faiança [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]




Bibliografia - Monografias


Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2010-07-07, Inventariação in situ)
- Catarina Figueiredo (2010-07-07, Inventariação in situ)
- Vanessa Leal (2010-07-07, Inventariação in situ)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-07-28, Inserção da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2010-07-28, Descrição)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-17, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])