Painel de azulejos representando um Altar de Nossa Senhora da Salvação
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSM1401

Designação:
Painel de azulejos representando um Altar de Nossa Senhora da Salvação

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Painel de azulejos representando um altar com a invocação de Nossa Senhora da Salvação. Apresenta características estilísticas próprias da transição do período rococó para o neoclássico, patentes, por exemplo, no recorte do frontão de volutas e na decoração vegetalista de inspiração pompeiana, respectivamente. Em termos narrativos, todo o conjunto pode ser dividido em cinco cenas. Do lado esquerdo do painel, o pintor de azulejo representou o Milagre Eucarístico de Santa Clara, no qual se pode ver o ataque dos Sarracenos ao Mosteiro de Assis. A figura da Santa é representada no momento em que pede protecção a Deus: custódi fámulas tuas quas pretioso sánguine redemisti e verifica-se a existência de um dos seus atributos iconográficos a custódia da qual emana a seguinte frase: ego vos semper custodiam. Todo o episódio hagiográfico surge coroado por uma urna florida, de onde cai um elemento decorativo vegetalista de gosto neoclássico que o emoldura. A zona inferior do painel é animada por uma voluta, cujo interior abriga um putto. Na cena principal, visiona-se a figuração de Nossa Senhora da Salvação com Jesus Menino ao colo em plano superior. A ladeá-la, mas colocados num plano inferior, figuram Santo António, do lado esquerdo e S. Sebastião, do lado direito. Na base do altar, encontra-se um cartela rococó com a seguinte inscrição: O Exc. Senhor Cardeal Patriarcha consede 200 dias de indulgencias a quem saudar a Nossa Senhora da Salvação. Sob a inscrição e suportado por dois modilhões, verifica-se a presença de um lavabo em forma de paralelepípedo. A zona inferior é decorada com um painel de azulejos de padrão.No lado direito, optou-se pela figuração do episódio do Milagre das Rosas. Em primeiro plano surge a Rainha Santa Isabel da Hungria acompanhada por Luís IV da Turíngia. De uma forma mais sumida, representou-se um mendigo que estende a mão à Rainha da qual recebe uma rosa. À semelhança do episódio anterior, a cena surge emoldurada com gramática neoclássica. Na zona inferior do painel, repete-se simetricamente a figuração do putto.

Cronologia

- 1775-00-00 | 1800-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Segunda metade | Segunda metade, transição [Painel]
Apresenta características estilísticas próprias da transição do período rococó para o neoclássico, patentes, por exemplo, no recorte do frontão de volutas e na decoração vegetalista de inspiração pompeiana, respectivamente.




Autorias
- Francisco de Paula e Oliveira - Pintor (Atribuído - MECO - O azulejo em Portugal p.159 e 164 )

- Real Fábrica da Louça - Fábrica (Atribuído - MECO - O azulejo em Portugal p.159 e 164)




Iconografia


Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Amarelo [Pintura]
Amarelo alaranjado [Pintura]
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]
Verde [Pintura]
Violeta [Pintura]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Susana Flor (2010-09-17, Inserção da ficha)
- Susana Flor (2010-09-17, Descrição)
- Susana Flor (2010-09-17, Inventariação in situ)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-04-27, Revisão)



Imagens: 9