Revestimento cerâmico da capela-morHospital de Santo António dos Capuchos
[Lisboa]
Número: CHSC011501
Designação: Revestimento cerâmico da capela-mor
Tipo de Património: Azulejo
Classificação: Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição: Os azulejos encontram-se divididos em dois níveis, o inferior preenchido por figurações de meninos a brincar e a segurar instrumentos da Paixão. No nível superior, as secções relativas a episódios da vida de Santo António e São Francisco são envoltas por cercadura de enrolamentos de acanto, com mascarões nos cantos e cartela vazia central. Esta cercadura envolve todos os elementos arquitectónicos e decorativos do espaço, integrando-os no revestimento. As trocas de azulejos na aplicação de determinadas secções, principalmente da que se encontra junto ao arco triunfal do lado do Evangelho, a par do facto desta e da que lhe é fronteira se encontrarem "dobradas", parece testemunhar que a capela-mor foi objecto de alterações que conduziram a estas aplicações pouco convencionais.
Proposta de leitura do programa iconográfico O programa iconográfico denuncia alguma coerência quer ao nível do rodapé quer das cenas representadas, que se agrupam em pares concordantes. Assim, os primeiros painéis "dobrados" retratam episódios equivalentes - Santo António consagrando o pão (CHSC0115_1_2_01) e São Francisco consagrando o vinho (CHSC0115_2_2_0501) -, enquanto os meninos alados do rodapé seguram atributos da Paixão. Os seguintes são alusivos a franciscanos a rezar e os meninos do rodapé seguram festões ou coroas de flores ou de espinhos. Por fim, observam-se dois conhecidos milagres de Santo António: o sermão aos peixes e a cura do pai.
- 1701-00-00 | 1725-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
A descrição da igreja escrita em 1706 refere-se ao tecto da nave, de brutesco, mas não faz qualquer alusão a revestimentos cerâmicos, o que pode indiciar que os azulejos que ainda hoje se observam na capela-mor foram aplicados em data posterior.
-
Gabriel del Barco - Pintor (Atribuído [à maneira de] - [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 153)
-
António Pereira - Pintor (Atribuído - [1984] MECO - Azulejos de Lisboa [...], p. 55; [1989] MECO - Antonio Pereira [...], p. 349; [1989] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 219; [2001] SERRÃO - António Pereira Ravasco [...], p. 127; [2003] SERRÃO - O Barroco [...], p. 211; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 127; 2010 - VERÃO, in SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 297)
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 3, nível 1, secção 2 e parede 1, nível 1, secção 1]
Descrição: Rodapé com guarnição horizontal inferior formada por moldura de folhagem e superior simulando uma moldura arquitectónica de secção circular, a última das quais decorada por folhagem de acantos. Lateralmente observam-se volutas de grandes dimensões, em perspectiva, configurando um enquadramento recortado.
Dois meninos alados, um recostado de costas para o observador segurando numa das mãos uma seta e o outro sentado com uma coroa de espinhos na mão, observam o horizonte, marcado por pássaros em voo. Atrás, do lado direito, surgem flores e, mais ao fundo, várias árvores.
Note-se que este painel está "dobrado" configurando uma situação pouco habitual, ou seja, reparte-se por dois panos murários: o do arco triunfal e o da capela-mor.
Localização: Parede 3, nível 1, secção 2 e parede 1, nível 1, secção 1
Notas: Secção "dobrada"
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 3, nível 2, secção 2 e parede 1, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representado Santo António a consagrar o pão. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
Santo António, do lado direito da composição e envolto por um nimbo raiado, encontra-se sentado a uma mesa juntamente com outro homem de vestes cuidadas e chapéu de plumas. Este, tem uma mão sobre a mesa e a outra sobre o peito, olhando para o santo que tem dois dedos unidos num gesto de bênção. Na mesa observam-se dois pratos, uma faca, um pão e um copo. À esquerda e em pé surge um homem de barrete, mas os azulejos desta área encontram-se muito trocados.
O cenário arquitectónico é marcado pela presença de uma arcaria mas o restante é pouco perceptível devido às trocas de azulejos.
Note-se que este painel está "dobrado" configurando uma situação pouco habitual, ou seja, reparte-se por dois panos murários: o do arco triunfal e o da capela-mor. Alguns dos azulejos da cercadura são dissonantes.
Localização: Parede 3, nível 2, secção 2 e parede 1, nível 2, secção 1
Notas: Secção "dobrada"
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 1, nível 1, secção 2]
Descrição: Rodapé com guarnição horizontal inferior formada por moldura de folhagem e superior simulando uma moldura arquitectónica de secção circular, a última das quais decorada por folhagem de acantos. Lateralmente observam-se volutas de grandes dimensões, em perspectiva, configurando um enquadramento recortado. Do lado direito observa-se ainda uma fiada de azulejos de cercadura, de motivos de acanto.
Dois meninos, um de pé e outro sentado a tocar trompete, seguram um festão de folhas preso na voluta da guarnição do lado esquerdo. A paisagem é formada por vegetação e, mais ao fundo, árvores e montanhas.
Localização: Parede 1, nível 1, secção 2
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 1, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção de remate rectilíneo mas com um túmulo de mármore ao centro, representado, de cada um dos lados, um eremita de joelhos a ler perante uma cruz, um livro e uma caveira e um outro eremita sentado com livro e cruz. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
O franciscano do lado esquerdo encontra-se sentado numa rocha, a ler, segurando com a outra mão um crucifixo. Atrás observam-se árvores e aves em voo. A unir este episódio ao seguinte surge uma fiada de azulejos, sob o túmulo, com quatro festões presos por argolas. O frade do lado direito está ajoelhado perante uma cruz assente sobre uma rocha, observando-se, mais atrás, uma árvore e outras mais ao fundo, assim como pássaros em voo.
Localização: Parede 1, nível 2, secção 2
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 1, nível 2, secção 3]
Descrição: Secção de remate rectilíneo com cartela elíptica circunscrevendo uma cruz. A cercadura exibe uma sequência de flores que se projectam de ramos ondulados, sendo os cantos ocupados por uma flor de maiores dimensões.
A cartela, com enrolamentos de acanto laterais, é definida por outros enrolamentos que onvergem n centro inferior numa concha e no superior num mascarão. A cruz grega central liga-se a estes dois elementos.
Localização: Parede 1, nível 2, secção 3
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio\11H(ANTONY OF PADUA)5 - actividades e eventos miraculos - Santo António de Pádua\11H(ANTONY OF PADUA)54 - o sermão aos peixes: Santo António de Pádua pregando à beira de água, os peixes avançam para o ouvir, com suas cabeças fora da água
[Parede 1, nível 2, secção 5]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representado o sermão de Santo António aos peixes. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
O santo, de pé e do lado direito da composição, segura com uma das mãos uma cruz enquanto a outra se estende na direcção dos peixes que, dentro de água, o escutam com as cabeças de fora. O cenário é marcado por uma árvore de grande porte atrás de Santo António, em cujos ramos pousam duas aves. Mais ao longe observam-se, na margem, outras árvores e aves em voo.
Localização: Parede 1, nível 2, secção 5
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio\11H(ANTONY OF PADUA)5 - actividades e eventos miraculos - Santo António de Pádua
[Parede 2, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representado a cura do pai de Santo António. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
Santo António, à direita da composição e à frente de uma árvore de grande porte, eleva uma das mãos com o indicador dirigido ao céu, e dirige-se a um homem que se levanta de uma cova, à frente de outros dois que gesticulam na sua direcção. Mais atrás observam-se árvores e aves em voo.
Localização: Parede 2, nível 2, secção 1
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 2, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção de remate rectilíneo com cartela elíptica circunscrevendo uma cruz. A cercadura exibe uma sequência de flores que se projectam de ramos ondulados, sendo os cantos ocupados por uma flor de maiores dimensões.
A cartela, com enrolamentos de acanto laterais, é definida por outros enrolamentos que onvergem n centro inferior numa concha e no superior num mascarão. A cruz grega central liga-se a estes dois elementos.
Localização: Parede 2, nível 2, secção 2
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A983 - ornamentos derivados de formas vegetalistas\48A9833 - flores - ornamento
[Parede 2, nível 2, secção 3]
Descrição: Secção de remate rectilíneo preenchendo o interior do nicho, e representando uma albarrada. A cercadura exibe uma sequência de flores que se projectam de ramos ondulados, sendo os cantos ocupados por uma flor de maiores dimensões.
O cesto florido assenta sobre pedestal ladeado por duas aves de costas mas cujas cabeças se viram na direcção das flores e dos frutos que preenchem a totalidade da composição.
Localização: Parede 2, nível 2, secção 3
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 2, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo com guarnição horizontal inferior formada por moldura de folhagem e superior simulando uma moldura arquitectónica de secção circular, a última das quais decorada por folhagem de acantos. Lateralmente observam-se volutas de grandes dimensões, em perspectiva, configurando um enquadramento recortado. Do lado esquerdo observa-se ainda uma fiada de azulejos de cercadura, de motivos de acanto e vários azulejos dissonantes.
Um menino de pé, a andar, segura um festão de folhas preso nas volutas da guarnição. Tem uma capa ou um panejamento ao ombro e segura com a outra mão uma coroa de flores. A paisagem é formada por vegetação e, mais ao fundo, por algumas árvores e aves em voo. O painel não se encontra completo pois do lado esquerdo é possível observar uma perna certamente pertencente a um outro menino sentado, numa composição semelhante à que se encontra do lado oposto.
Localização: Parede 2, nível 1, secção 1
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, nível 2, secção 4]
Descrição: Secção de remate rectilíneo mas com uma placa ao centro, representado, de cada um dos lados, um eremita ou franciscano a ler com um livro e um terço na mão um outro eremita a rezar de joelhos perante a cruz com Cristo crucificado, um livro e uma caveira. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
A figura do lado esquerdo encontra-se ajoelhada perante uma rocha onde surge uma cruz com Cristo crucificado, entre uma caveira e um livro. Mais ao fundo surgem duas árvores e no céu com nuvens observam-se aves em voo. A unir este episódio ao seguinte surge uma fiada de azulejos, sob o túmulo, com quatro festões presos por argolas. O franciscano do lado direito está sentado, apoia o cotovelo numa rocha segurando um terço na mão, e lê um livro. A seus pés é visível uma cruz. Atrás observam-se árvores, uma das quais com um tronco partido.
Localização: Parede 2, nível 2, secção 4
» 9 - Mitologia Clássica e História Antiga\92 - deuses - mitologia clássica\92D - divindades celestes menores\92D1 - (história de) Cupido, Amor (Eros)\92D19 - descendência, companheiro(s), comitiva etc. de Cupido\92D191 - companheiros de Cupido\92D1916 - cupidos: "amores", "amoretti", "puti"
[Parede 2, nível 1, secção 2 e parede 3, nível 1, secção 1]
Descrição: Rodapé com guarnição horizontal inferior formada por moldura de folhagem e superior simulando uma moldura arquitectónica de secção circular, a última das quais decorada por folhagem de acantos. Lateralmente observam-se volutas de grandes dimensões, em perspectiva, configurando um enquadramento recortado.
Dois meninos alados, um de costas para o observador e o outro de frente, procuram levantar uma cruz que ocupa o painel na diagonal. A paisagem é marcada por vegetação e o céu com nuvens exibe aves em voo.
Note-se que este painel está "dobrado" configurando uma situação pouco habitual, ou seja, reparte-se por dois panos murários: o do arco triunfal e o da capela-mor.
Localização: Parede 2, nível 1, secção 2 e parede 3, nível 1, secção 1
Notas: Secção "dobrada"
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio
[Parede 2, nível 2, secção 5 e parede 3, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo representado Santo António numa mesa com outras figuras masculinas. A cercadura, de enrolamentos de acanto, apresenta, horizontalmente, uma cartela vazia central e, nos cantos observa-se um mascarão.
A composição é marcada pela presença de uma mesa circular que tem em cima apenas um […]. Sentados à sua volta observa-se, do lado esquerdo, São Francisco com um nimbo raiado, com uma mão sobre a mesa e a outra na erguida com dois dedos unidos num gesto de bênção. Do lado oposto um homem com um cotovelo sobre a mesa dirige-se ao santo e, atrás deste, vários outros gesticulam da direcção de São Francisco.
O cenário é marcado pela presença de uma coluna sobre a qual se observa um panejamento franjado, atrás de São Francisco. A restante área é aberta ao exterior sendo visíveis nuvens e aves em voo.
Note-se que este painel está "dobrado" configurando uma situação pouco habitual, ou seja, reparte-se por dois panos murários: o do arco triunfal e o da capela-mor. O azulejo do canto superior esquerdo foi substituído por outro pombalino.
Localização: Parede 2, nível 2, secção 5 e parede 3, nível 2, secção 1
Notas: Secção "dobrada"
Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]
Bibliografia - Monografias ALMASQUÉ, Isabel; VELOSO, A. J. Barros - História e Azulejos dos Hospitais Civis de Lisboa / Hospitais Civis de Lisboa History and Tiles. Lisboa: By the Book, 2016. ISBN978-989-8614-38-4
ALMASQUÉ, Isabel; VELOSO, A. J. Barros - Hospitais Civis de Lisboa: história e azulejos. Lisboa: Inapa, 1996.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.
MECO, José - António Pereira. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 349-350.
SERRÃO, Vítor - António Pereira Ravasco, ou a influência francesa na arte do tempo de D. Pedro II. A Cripto-História de Arte e outros estudos. Lisboa: Livros Horizonte. 2001. pp. 125-148.
PEREIRA, Luis Gonzaga - Monumentos Sacros de Lisboa em 1833. Lisboa, 1927.
História dos Conventos e Casas religiosas de Lisboa no qual dá notícia da fundação e fundadores das instituições religiosas, igrejas, capelas e irmandades desta Cidade com biografias, descrição de ornatos e imagens e indicações acerca dos seminários e noviciados estabelecidos em Lisboa. Vol. II. Lisboa: Imprensa Municipal de Lisboa, 1972.
SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
SIMÕES, João Miguel dos Santos; CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Edição Revista e Actualizada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
Azulejos de Lisboa: exposição. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa / Museu da Cidade, 1984.
MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.
- Ana Almeida (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Lúcia Marinho (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Inês Aguiar (2011-01-20, Inventariação in situ)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-02-15, Inserção da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-02-15, Descrição)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-17, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])