Revestimento cerâmico do átrio principalHospital de São José
[Lisboa]
Número: CHSJ0101
Designação: Revestimento cerâmico do átrio principal
Tipo de Património: Azulejo
Classificação: Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição: É revestido por seis secções figurativas, em tons de azul sobre branco, de contornos recortados, alusivas ao Antigo Testamento e duas figuras de anjos ostentando símbolos da Paixão. Formam um silhar aplicado em todo o perímetro do espaço, apenas interrompido por vãos em arco alteado ou de volta perfeita. As duas secções que se abrem, fronteiras, nas paredes laterais, servem de passagem para duas escadarias: a da esquerda, truncada, de acesso à desaparecida Igreja, e a da direita, hoje designada como escadaria principal ou nobre. O último vão, fronteiro à porta principal era ocupado, originalmente, pela Capela do Calvário. Posteriormente, foi alterado e transformado numa passagem para o claustro. As janelas devem ter sido abertas em época posterior à da aplicação do revestimento azulejar, pois interrompem parcialmente o recorte superior dos painéis. Cada uma apresenta guarnição própria, cuja extensão varia em conformidade com as dimensões do pano murário que reveste. Somente na parede fronteira à principal, no espaço que ladeia as portas, surge parte de uma guarnição, a preencher o espaço disponível (parede 2, secção 1 e 4). A guarnição é composta pela simulação de uma estrutura arquitectónica formada por duas pilastras laterais unidas pelo embasamento e entablamento, evocando uma boca de cena. Decoradas com duplas volutas no nível inferior e volutas simples no nível superior são ornamentadas com folhas de acanto e pequenos festões. O embasamento é acompanhado por um plinto de cada lado, decorado com elementos vegetalistas. Ao centro deste, a decoração exuberante é composta por anjos que seguram festões que, por sua vez, terminam em pequenas volutas. Entre estes anjos, ao centro, dispõem-se duas cartelas assimétricas, sobrepostas, adornadas com concheados e vários motivos vegetalistas, inferiormente guarnecidas por modilhões. A rematar a decoração do embasamento, encontram-se conchas que quebram o ritmo dos festões e que ligam as duplas volutas das pilastras e as folhas de acanto que decoram a cartela superior. Superiormente encontra-se o entablamento contra-curvado, encimado lateralmente com urnas na sequência das pilastras. É adornado com volutas que suportam o frontão interrompido, presença em contraponto ao embasamento, de dois anjos apoiados em aletas em forma de folha de acanto. Esta decoração encontra-se interrompida pela cantaria do vão da janela. Festões, concheados, aletas e volutas de menores dimensões perfazem a restante decoração.
A antiga Portaria foi remodelada entre 1714 e 1720 e em 1722 foi rebocado e azulejado o corredor novo do terceiro andar da Portaria, assim como "Tudo o que pertence à escada se rebocou, guarneceu e azulejou" (DGARQ/TT, Cartório Jesuítico, Livro dos Assentos que fazem os Padres do Colégio de Santo Antão da Companhia de Jesus quando acabam o seu governo e o entregam a seu sucessor [1702-1753], fl. 41, documento mencionado e parcialmente publicado por MARTINS - A Arquitectura dos Primeiros Colégios Jesuítas [...], pp. 451-452). Poderiam os azulejos que hoje se conservam no átrio, com uma iconografia relativa ao Antigo Testamento, ter sido aplicados no contexto desta campanha? A maior teatralidade das guarnições, também superiormente recortadas, tem levado os investigadores a atribuir-lhes um data mais tardia (SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 207 apontava para cerca de 1740). Sem autor conhecido têm vindo a ser associados ao pintor Nicolau de Freitas (MECO, Azulejaria Portuguesa, p. 59; IDEM, "Nicolau de Freitas", Dicionário [...], p. 198; IDEM, O azulejo em Portugal, p. 234). Para além do acesso à escadaria nobre, o átrio permitia o acesso a uma outra escadaria, fronteira à primeira, onde ainda são visíveis algumas secções do revestimento azulejar.
- 1730-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Revestimento]
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71E - Êxodo, Levítico, Números, Deuterónimo, Josué: desde o cativeiro dos israelitas no Egipto à fixação em Canaã\71E1 - O Livro do Êxodo: história de Moisés e Aarão\71E11 - Êxodo (primeira parte): acontecimentos prévios e preparação para a saída de Israel do Egipto
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, representando o Êxodo do Egipto. À direita da composição observa-se a figura de Moisés, acompanhada por duas figuras masculinas a conduzir uma mula (Equus asinus x Equus caballus). À esquerda, encontra-se um cortejo, que sai de um arco de uma muralha, composto por homens, mulheres e crianças, das quais se destaca a figuração de duas mulheres, rodeadas de animais - bois (Bos taurus), cabras (Capra sp.), ovelhas (Ovis aries) e cães (Canis lupus familiaris). Em segundo plano observam-se as muralhas da cidade e um pastor com o seu rebanho, no meio de vegetação.
Localização: Parede 1, secção 1
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71E - Êxodo, Levítico, Números, Deuterónimo, Josué: desde o cativeiro dos israelitas no Egipto à fixação em Canaã\71E4 - Deuterónimo: os eventos relevantes dos errantes, Moisés prepara-se para a morte\71E46 - Morte de Moisés (Deuterónimo 34)\71E461 - Moisés do Monte Nebo avista a Terra Prometida
[Parede 3, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, representando Moisés e a vista da Terra Prometida. Em primeiro plano observam-se três figuras masculinas, entre as quais Moisés. Atrás destas encontra-se um grupo de figuras que se dispõe ao longo do plano esquerdo da composição. Moisés encontra-se representado em posição frontal, de braços abertos mostrando, à direita da composição, a terra prometida, representada através de um aglomerado urbano, em segundo plano.
Localização: Parede 3, secção 1
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71E - Êxodo, Levítico, Números, Deuterónimo, Josué: desde o cativeiro dos israelitas no Egipto à fixação em Canaã\71E5 - O Livro de Josué\71E52 - A conquista de Canaã pelos israelitas sob a liderança de Josué (primeira parte)\71E524 - A queda de Jericó (Josué 6)\71E5242 - Os israelitas marcham em redor de Jericó: em procissão o corpo principal de soldados surge primeiro, seguidos por sete sacerdotes que tocam trombetas, seguidos por sacerdotes que carregam a Arca e por soldados na retaguarda
[Parede 3, secção 2]
Descrição: Secção de remate recortado, representando a destruição das muralhas de Jericó. Em primeiro plano, à esquerda, um grupo de cinco soldados com lanças e um cão (Canis lupus familiaris) acompanha os sacerdotes que se encontram à direita da composição. Estes carregam a Arca da Aliança, coberta por um panejamento encontrando-se alguns deles representados a tocar trompas fantásticas (ou fantasiadas). Em segundo plano estão representadas as muralhas de Jericó e outros dois grupos de soldados, assim como palmeiras (Phoenix sp.).
Localização: Parede 3, secção 2
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71H - a história de David\71H2 - as deambulações de David\71H26 - David em Siclag (1 Samuel 27, 29, 30)\71H266 - David persegue os amalecitas\71H2666 - David divide o espólio dos amalecitas
[Parede 4, secção 1]
Descrição: Secção de remate recortado, representando a Remissão dos Cativos. A cena encontra-se dividida em dois grupos de figuras, à esquerda e à direita da composição, separados, ao centro, pela representação de um conjunto de objectos utilitários - salvas, jarras, pratos. Ambos os grupos estão representados como soldados armados com lança. No grupo da esquerda destaca-se a figura coroada que aponta para os objectos a seus pés. Em segundo plano ao centro é visível um ribeiro e algumas construções pontuam a paisagem.
Localização: Parede 4, secção 1
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71E - Êxodo, Levítico, Números, Deuterónimo, Josué: desde o cativeiro dos israelitas no Egipto à fixação em Canaã\71E1 - O Livro do Êxodo: história de Moisés e Aarão\71E12 - Êxodo (segunda parte): viagem de Israel para o Monte Sinai\71E126 - Moisés faz brotar água do rochedo (Êxodo 17:1-7, Números 20:2-13)
[Parede 4, secção 2]
Descrição: Secção de remate recortado, representando Moisés fazendo brotar a água do rochedo. A cena apresenta uma paisagem que serve de pano de fundo a dois grupos de homens, mulheres e crianças, divididos pela água ao centro da composição e pela figura de Moisés com uma vara na mão direita, acompanhado por um cão (Canis lupus familiaris). Os dois grupos, situados à esquerda e atrás da figura de Moisés, seguram diversos recipientes que usam para recolher, beber e dar a beber a água.
Localização: Parede 4, secção 2
Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]
Bibliografia - Monografias ALMASQUÉ, Isabel; VELOSO, A. J. Barros - História e Azulejos dos Hospitais Civis de Lisboa / Hospitais Civis de Lisboa History and Tiles. Lisboa: By the Book, 2016. ISBN978-989-8614-38-4
ALMASQUÉ, Isabel; VELOSO, A. J. Barros - Hospitais Civis de Lisboa: história e azulejos. Lisboa: Inapa, 1996.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.
MARTINS, Fausto Sanches - A arquitectura dos primeiros colégios jesuítas de Portugal: 1542-1759: cronologia, artistas, espaços. Tese de Doutoramento em História da Arte. Porto: Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 1994.
MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.
MECO, José - Nicolau de Freitas. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. p. 198.
- Lúcia Marinho (2010-02-03, Inserção da ficha)
- Lúcia Marinho (2010-02-03, Descrição)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Lúcia Marinho (2011-03-10, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-29, Revisão)
- Luzia Rocha (2012-09-04, Identificação dos instrumentos musicais)