Revestimento cerâmico do acesso à escadaria esquerda
Hospital de São José
[Lisboa]
Número:
CHSJ0201
Designação:
Revestimento cerâmico do acesso à escadaria esquerda
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição:
A estrutura deste espaço é muito semelhante à da escadaria nobre, desenvolvendo-se em planta rectangular, com os degraus ao centro. É revestido por azulejos em tons de azul e branco, de remate recortado, aplicados na diagonal, definindo secções figurativas que, no patamar térreo, apresentam as mesmas características formais e estilísticas das que se encontram na escadaria nobre. Os três vãos, que se abrem nesse espaço estão delimitados e decorados por três pequenas secções com pilastras e volutas [patamar 1, secção 3 e 4] e apenas um deles é rematado por urna [secção 7]. Cada uma das secções apresenta guarnição própria, cuja extensão varia em conformidade com as dimensões do pano murário que reveste. Os espaços de dimensão mais reduzida são preenchidos por motivos retirados das guarnições. Do lado esquerdo os remates superiores são rectilíneos, tornando-se recortados a partir da escadaria. A guarnição é composta pela simulação de uma estrutura arquitectónica definida por pilastras laterais, facetadas, com plintos recortados e decorados por folhas de acanto sustentando volutas de onde pendem festões. As pilastras são unidas pelo embasamento e pelo entablamento. O embasamento é ilusoriamente decorado, em trompe l'oeil, por cantaria almofada e marmoreada, ferragens e folhagem inscrevendo, ao centro, uma cartela, de onde pendem festões. O entablamento contracurvado é encimado e rematado por pares de urnas recortadas e, ao centro, surge coroado por dossel adornado por aletas, panejamento e borlas.
Cronologia 

- 1701-00-00 | 1750-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Revestimento]
Autorias 

- Teotónio dos Santos - Pintor (Atribuído - [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 230)
- Policarpo Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 133)
- Policarpo Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 133)
Iconografia 

» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento\43C - desportos, jogos e demonstrações físicas\43C1 - desportos, jogos - animais\43C11 - caçada, perseguição\43C113 - despojos de caça\43C1131 - matança (- caçada)\43C1131(+4) - ( + requisitos, necessidades (- desportos, animais))
[Patamar 1, secção 1]

[Patamar 1, secção 1]
Descrição: Secção de remate rectilíneo, representando um episódio militar. A cena figurada remete-nos para uma paisagem campestre, com montes e árvores (pertencentes à família da Cupressacea), ao longe. Representa um grupo de figuras masculinas, possivelmente nobres preparando-se para o que deverá ser uma batalha. Alguns estão armados com armas de fogo e estandartes.
Ao centro e em primeiro plano, observam-se três nobres a cavalo (Equus caballus), o da extremidade direita com uma trombeta, decorada com panejamento, o do centro mais atrás e o que mais se destaca, de perfil, olha para as outras duas figuras armadas, junto de um cão (Canis lupus familiaris). Uma delas encontra-se sentada e aponta para o cão. Do lado direito, ao longe, afastam-se várias figuras a cavalo distinguindo-se a que transporta um estandarte.
Localização: Patamar 1, secção 1
Localização: Patamar 1, secção 1
» 3 - Ser Humano, Humanidade\31 - homem em sentido biológico geral\31E - morte do ser humano\31E1 - morrer
[Patamar 1, secção 2]

[Patamar 1, secção 2]
Descrição: Secção de remate rectilíneo, com a representação de episódio militar relacionado com um enterramento. A cena tem como fundo uma paisagem campestre com montes, vegetação, árvores pertencentes à família das Cupressacea e aves esvoaçando. Do lado direito, vislumbra-se uma estrutura arquitectónica, certamente em ruínas, com duas aberturas em arco de volta perfeita. A composição representa um grupo de figuras masculinas, possivelmente militares, armados com armas de fogo, que observam o que parece ser um enterramento. Ao centro da composição um jovem com picareta nas mãos abre uma cova, tendo por detrás, deitado no chão e tapado com panejamento outro indivíduo. Junto a este grupo, uma figura masculina em pé, e com pá na mão esquerda, aponta para cima.
Do lado esquerdo, observa-se, em primeiro plano, um tronco velho e, atrás, um homem armado com lança e chibata dá ordens a dois indivíduos. Do lado direito, um grupo de três figuras masculinas toca tambor e flauta transversal (que está a ser executada para o lado errado) e em plano mais recuado, outro grupo com uma figura masculina a cavalo (Equus caballus), olha atentamente o desenrolar da situação.
Localização: Patamar 1, secção 2
Localização: Patamar 1, secção 2
» 3 - Ser Humano, Humanidade\33 - relações interpessoais\33B - relações de agressividade, inimizade, animosidade\33B3 - luta
[Lanço 1, secção 5d]

[Lanço 1, secção 5d]
Descrição: Secção superiormente recortada, com a representação de uma cena de luta. A cena representa uma luta em que duas figuras masculinas, provavelmente nobres, trajando calção, casaca e chapéu, se encontram no chão, caídas. Uma está a ser atacada, possivelmente, por um salteador e a outra tenta proteger-se do cavalo (Equus caballus) que um jovem criado segura, enquanto o carro tomba para o lado inverso.
No canto inferior direito da secção, as falhas existentes foram colmatas por fiada de azulejos de padrão azul e branco, segundo o módulo 2x2, decorados por motivos vegetalistas e restos diversos de azulejos de cercadura. Entre os degraus, a parede é revestida por azulejos que criam a ilusão de profundidade sugerindo cantaria almofada.
Localização: Lanço 1, secção 5d
Localização: Lanço 1, secção 5d
» 3 - Ser Humano, Humanidade\33 - relações interpessoais\33A - relações não agressivas\33A3 - visitar, receber convidados, cenas galantes
[Lanço 1, secção 6d]

[Lanço 1, secção 6d]
Descrição: Secção superiormente recortada, com a representação de um convite. Observa-se uma paisagem campestre com montes, árvores (algumas destas pertencentes à família das Pinaceae) e, ao longe, algum casario disperso. Ao centro duas figuras masculinas, provavelmente nobres, trajando calção, casaca e chapéu, seguidas por um cão (Canis lupus familiaris), parecem conversar encaminhando-se na direcção de uma terceira figura masculina que, em trajes mais modestos e de chapéu na mão, as convida a entrar na sua casa. Do lado esquerdo, uma figura masculina com rosto voltado de perfil e de costas para o observador, trajando calção, casaca, chapéu e com a espada à cintura, afasta-se conduzindo pelas rédeas dois cavalos (Equus caballus) adornados com as respectivas selas.
Localização: Lanço 1, secção 6d
Localização: Lanço 1, secção 6d
» 3 - Ser Humano, Humanidade\33 - relações interpessoais\33A - relações não agressivas
[Patamar 1, secção 8]

[Patamar 1, secção 8]
Descrição: Secção superiormente recortada, com a representação de um grupo de figuras humanas. A secção encontra-se truncada, do lado esquerdo, por escada de madeira e corrimão metálico. Lateralmente e na vertical, as falhas foram preenchidas com restos diversos de azulejos de cercadura.
Só parte da figuração do lado direito é visível e representa uma paisagem campestre com casario, vegetação e algumas aves que sobrevoam a cena.
Na composição surge um grupo de figuras masculinas talvez nobres. Do lado direito, duas das figuras deslocam-se num coche e são abordadas por um indivíduo de trajes mais modestos que parece dizer-lhes algo, a que prestam atenção, com os rostos voltados na sua direcção. Ao seu lado surge outro nobre num cavalo (Equus caballus).
Localização: Patamar 1, secção 8
Localização: Patamar 1, secção 8
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\47 - oficios e indústrias\47B - artesanato e indústrias\47B1 - artesanato, artesão no trabalho\47B11 - artesanato - metal\47B111 - ferreiro
[Patamar 1, secção 9]

[Patamar 1, secção 9]
Descrição: Secção superiormente recortada, com a representação do ofício de ferrador. Tem como pano de fundo uma paisagem campestre com montes, árvores pertencentes à família das Cupressaceae, vegetação e aves esvoaçando. O que surge retratado nesta secção é o ofício de ferrador, profissão à qual um grupo de figuras masculinas se dedica. Assim, do lado esquerdo da cena, observa-se um homem sentado, com a ajuda de outro em pé e de costas para o observador, ferram um cavalo (Equus caballos) que uma terceira figura segura pelas rédeas. Junto deles um cão (Canis lupus familiaris) e, no chão, uma roda e uma turquês. Ao fundo, uma pequena carroça. Do lado direito da composição, estão dispostas três figuras masculinas, uma delas segura uma ferradura com uma turquês e malha o ferro ainda quente sobre um tronco, junto do qual se arrumam vários instrumentos utilizados neste ofício. Junto dele, outro indivíduo conversa apontando e, em plano mais recuado, a terceira figura masculina aviva o lume puxando o fole.
Localização: Patamar 1, secção 9
Localização: Patamar 1, secção 9
Informação Técnica 

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]
Bibliografia - Monografias 

MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.
Inventariante 

- Isabel Pires (2010-01-26, Inserção da ficha)
- Isabel Pires (2010-01-26, Descrição)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Lúcia Marinho (2011-03-15, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-29, Revisão)
- Luzia Rocha (2012-09-04, Identificação dos instrumentos musicais)
- Isabel Pires (2010-01-26, Descrição)
- Ana Maria Costa (2010-11-19, Identificação da fauna e flora)
- Lúcia Marinho (2011-03-15, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-03-29, Revisão)
- Luzia Rocha (2012-09-04, Identificação dos instrumentos musicais)
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