Revestimento cerâmico do claustro - piso 1
Hospital de Santa Marta
[Lisboa]


Visualização Hierárquica

Número:
CHSM1002

Designação:
Revestimento cerâmico do claustro - piso 1

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\ornamental

Descrição:
Os silhares em tons de azul e branco revestem todas as paredes do claustro, articulando-se com as janelas e outros vãos que aí se abrem, procurando criar soluções de continuidade arquitectónica. Sobre um rodapé de azulejos azuis com imitação de elemento de meia cana de cantaria, observa-se a alternância entre as secções rectilíneas aplicadas sob as janelas e as secções de remate recortado, que preenchem o espaço entre os vãos, e cujas dimensões variam conforme a área a revestir. Ambas apresentam composições de cariz ornamental, mas as segundas beneficiam de uma cenografia mais elaborada que lhes é conferida pelo frontão circular interrompido, decorado por uma composição vertical com anjos, volutas, espagnolette e um vaso de flores. Nas secções de menores dimensões, esta estrutura é substituída por um único anjo, em posições variadas, envolto por motivos florais (CHSM1101, CHSM1104, CHSM1105, CHSM1141) ou segurando flores sobre a cabeça (CHSM1107, CHSM1140, CHSM1144). Na parede 3, onde as janelas são mais altas, o revestimento azulejar mantém o mesmo ritmo respeitando os vãos, em cujos parapeitos se observam azulejos de figura avulsa.

Cronologia

- 1701-07-01 [Claustro]
Relatório de João Antunes sobre o estado de ruína do claustro (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), n.º 14 in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 26)


- 1701-07-18 [Claustro]
Início das obras do claustro (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), n.º 13 in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 26)


- 1703-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade | Século XVIII, primeira metade [Revestimento]
João Antunes procedeu à medição da obra do azulejo que João de Oliveira fez nas varandas do claustro (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), n.º 20 in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 28; LÉON - Os painéis de azulejo sobre Santa Teresa (...), 1993, p. 163)


- 1705-00-00 [Claustro]
Conclusão das obras conforme recibo do Padre Manuel Pereira (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/G/50 (1) in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 26)


- 1906-00-00 | 1907-00-00 | Cerâmica\Século XX\Primeira metade [Revestimento]
Datado | Parede 1, secção 3: canto inferior direito do terceiro painel




Autorias
- João de Oliveira - Ladrilhador (1703 - João Antunes procedeu à medição da obra do azulejo que João de Oliveira fez nas varandas do claustro (DGARQ/TT, Ex-AHMF, Cartórios dos Conventos, Convento de Santa Marta de Jesus, cx. 182, IV/F/165 (5), n.º 20 in SERRÃO - O Arquitecto Maneirista (...), p. 28; LÉON - Os painéis de azulejo sobre Santa Teresa (...), 1993, p. 163))

- Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego - Fábrica (Identificado - parede 1, secção 3: canto inferior direito do terceiro painel))




Iconografia
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores, com motivos de cariz vegetalista: a primeira de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe um elemento vegetalista estilizado sobre fundo azul muito escuro; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta um enrolamento de acanto. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assenta um vaso no eixo central.

Localização: Parede 1, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 1, secção 2]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central do painel, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 1, secção 3]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central da secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central, seguros na outra extremidade pelos referidos anjos. O revestimento repete-se preenchendo na totalidade a parede onde se encontra, interrompida por secções que revestem os diversos panos murários inferiores das janelas existentes e que apresentam, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera.

Localização: Parede 1, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 2, secção 1]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. À esquerda apresenta, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores, com motivos de cariz vegetalista: a primeira de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe um elemento vegetalista estilizado sobre fundo azul muito escuro; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta uma dupla voluta decorada com folhas de acanto. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assenta um vaso no eixo central. Revestindo o pano murário inferior da janela observa-se, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista (esta moldura encontra-se interrompida devido à colocação de uma estrutura em pedra); a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. Segue-se novo revestimento murário sobre rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, que apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos. Segue-se nova moldura de motivos de folhas de acanto, interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um menino em pé. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central.

Localização: Parede 2, secção 1

Notas: O revestimento repete-se preenchendo na totalidade a parede onde se encontra, apresentando a secção de maiores dimensões algumas diferenças a nível decorativo, nomeadamente, no medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista na primeira moldura inferior; nas fitas que surgem com os festões que por sua vez acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central a secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões, na segunda moldura inferior; no entablamento observa-se um anjo ajoelhado de cada lado e das asas do vaso que remata a espagnolette projectam-se frutos.





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 2, secção 2]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central do painel, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo ajoelhado. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam frutos. O revestimento repete-se preenchendo na totalidade a parede onde se encontra, interrompida por secções que revestem os diversos panos murários inferiores das janelas existentes e que apresentam, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. De assinalar que as secções de maiores dimensões apresentam algumas diferenças a nível decorativo, nomeadamente, nas posições das figuras dos anjos, por vezes encostados a volutas e segurando nas extremidades dos festões projectados das asas do vaso que remata a espagnolette.

Localização: Parede 2, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 2, secção 3]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central da secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central, seguros na outra extremidade pelos referidos anjos. O revestimento repete-se preenchendo na totalidade a parede onde se encontra, interrompida por secções que revestem os diversos panos murários inferiores das janelas existentes e que apresentam, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. A última secção desta secção apresenta sobre o rodapé azul molduras semelhantes às secções anteriores. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 2, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 1, secção 1]
Descrição: Secção de azulejos de composição ornamental, em tons de azul e branco, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos. Segue-se nova moldura de motivos de folhas de acanto, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 1, secção 2]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central da secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central. Sucede-se o revestimento do pano murário inferior da janela que apresenta, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. Esta secção termina com uma secção semelhante às anteriores nos elementos decorativos, salvo na segunda moldura inferior onde se observa observa-se uma cartela que apresenta como elemento decorativo central um arranjo de folhas de acanto, decoração que se repete lateralmente e no entablamento que apresenta moldura escamada onde se observa um anjo envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 1, secção 3]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central da secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas (excepto no último painel onde os anjos surgem ajoelhados). Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central. Esta composição é alternada por uma outra, preenchendo na totalidade a parede murária, que apresenta sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. Segue-se nova moldura semelhante à primeira. O entablamento apresenta uma estrutura arquitectónica composta por duas volutas decoradas por acantos e unidas ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista. Ao centro, observa-se um arranjo de folhas de acanto do qual saem, inferiormente, duas aletas que servem de apoio às referidas volutas.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 2, secção 1]
Descrição: Secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo e cercadura vegetalista. Em tom de azul sobre branco, são representados no painel animais (pássaros, cães, coelhos), barcos, flores e figuras humanas exibindo, nos cantos, um motivo com uma cruz e círculos também designado por estrelinha ou pintas, que funciona como elemento de ligação. A cercadura, com bordo de tarjas azuis e brancas, apresenta uma sequência de folhas de acanto sobre fundo azul muito escuro.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 2, secção 2]
Descrição: Secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo e cercadura vegetalista. Em tom de azul sobre branco, são representados no painel animais (pássaros, cães, coelhos), barcos, flores e figuras humanas exibindo, nos cantos, um motivo com uma cruz e círculos também designado por estrelinha ou pintas, que funciona como elemento de ligação. A cercadura, com bordo de tarjas azuis e brancas, apresenta uma sequência de folhas de acanto sobre fundo azul muito escuro.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 2, secção 3]
Descrição: Secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo e cercadura vegetalista. Em tom de azul sobre branco, são representados no painel animais (pássaros, cães, coelhos), barcos, flores e figuras humanas exibindo, nos cantos, um motivo com uma cruz e círculos também designado por estrelinha ou pintas, que funciona como elemento de ligação. A cercadura, com bordo de tarjas azuis e brancas, apresenta uma sequência de folhas de acanto sobre fundo azul muito escuro.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 2, secção 4]
Descrição: Secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo e cercadura vegetalista. Em tom de azul sobre branco, são representados no painel animais (pássaros, cães, coelhos), barcos, flores e figuras humanas exibindo, nos cantos, um motivo com uma cruz e círculos também designado por estrelinha ou pintas, que funciona como elemento de ligação. A cercadura, com bordo de tarjas azuis e brancas, apresenta uma sequência de folhas de acanto sobre fundo azul muito escuro.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 4





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 3, nível 2, secção 5]
Descrição: Secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo e cercadura vegetalista. Em tom de azul sobre branco, são representados no painel animais (pássaros, cães, coelhos), barcos, flores e figuras humanas exibindo, nos cantos, um motivo com uma cruz e círculos também designado por estrelinha ou pintas, que funciona como elemento de ligação. A cercadura, com bordo de tarjas azuis e brancas, apresenta uma sequência de folhas de acanto sobre fundo azul muito escuro.

Localização: Parede 3, nível 2, secção 5





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 4, secção 1]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro; na segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, observa-se uma cartela que apresenta como elemento decorativo central um arranjo de folhas de acanto, decoração que se repete lateralmente. Segue-se nova moldura de motivos de folhas de acanto. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 4, secção 1





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 4, secção 2]
Descrição: Secção de composição ornamental,de remate recortado alternando com secção de remate rectilíneo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central da secção, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central. De assinalar que o primeiro painel apresenta na segunda moldura inferior uma cartela com um arranjo de folhas de acanto como elemento decorativo central, decoração que se repete lateralmente e um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas no entablamento; no último painel surge um anjo com o joelho apoiado na folha de acanto que emoldura uma espagnolette rematada por um vaso com flores. Esta composição é alternada por uma outra, preenchendo na totalidade a parede murária, que apresenta sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera.go>approval a href=http://ironpa

Localização: Parede 4, secção 2

Notas: Excepto a penúltima secção de azulejos de figura avulsa, em tons de azul e branco, de remate rectilíneo onde são representados vários tipos de flores. A cercadura, ao nível superior e inferior, apresenta um motivo perlado, entre tarjas de de azul e branco. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera.





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 4, secção 3]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado, intercalada por secção de remate rectílineo. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos. Segue-se nova moldura de motivos de folhas de acanto, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas. Revestindo o pano murário inferior da janela observa-se um painel que apresenta, sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de branco, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, exibe composição ornamental que se estrutura a partir de folha de acanto central, sobre fundo riscado. Lateralmente, observam-se duas molduras verticais, de bordo branco e fundo azul, com composição vegetalista em 8 pendentes de uma patera. O último painel é muito semelhante ao primeiro divergindo apenas na decoração do entablamento que apresenta moldura escamada e, já ao nível do arranque do frontão circular, surge, de cada um dos lados, um anjo sentado, encostado a volutas. Ao centro, e por entre uma composição vegetalista, observa-se uma espagnolette rematada por um vaso com flores, de cujas asas se projectam festões que acompanham a composição central.

Localização: Parede 4, secção 3





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 4, secção 4]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro; na segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, observa-se uma cartela que apresenta como elemento decorativo central um arranjo de folhas de acanto, decoração que se repete lateralmente. Segue-se nova moldura de motivos de folhas de acanto. O entablamento apresenta moldura escamada onde se observa um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 4, secção 4





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte
[Parede 4, secção 5]
Descrição: Secção de composição ornamental, de remate recortado. Sobre o rodapé azul simulando elemento arquitectónico em meia cana, apresenta duas molduras inferiores: a primeira mais estreita, de bordo azul e branco mas com predominância de azul, exibe uma sequência de enrolamentos de acanto sobre fundo azul muito escuro, e é interrompida ao centro por um medalhão circular inscrevendo motivo vegetalista; a segunda, nos mesmos tons, mas dispostos inversamente, apresenta elementos arquitectónicos nas extremidades, com volutas preenchidas por acantos nas quais se prendem festões de flores e frutos com fitas. Estes acompanham o desenho das aletas inferiores, que se prolongam até ao eixo central do painel, onde um vaso projecta folhas de acanto às quais se ligam os festões. Segue-se nova moldura semelhante à primeira, sobre a qual assentam os vasos laterais. O entablamento apresenta moldura escamada, onde se observa um anjo sentado, envolto por motivos florais e volutas.

Localização: Parede 4, secção 5







Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Ana Almeida (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Catarina Figueiredo (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Isabel Pires (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Patrícia Nóbrega (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Susana Flor (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Vanessa Leal (2010-06-16, Inventariação in situ)
- Lúcia Marinho (2010-11-05, Inserção da ficha)
- Lúcia Marinho (2010-11-29, Descrição)
- Lúcia Marinho (2011-04-18, Inserção e reestruturação da ficha)
- Rosário Salema de Carvalho (2011-04-27, Revisão)



Imagens: 8