Revestimento cerâmico da nave e da capela-mor
Ermida de Nossa Senhora da Cabeça
[Évora]
Número:
IAPCEV01760101
Designação:
Revestimento cerâmico da nave e da capela-mor
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Revestimento cerâmico\de padrão
Descrição:
O revestimento cerâmico da nave, de padrão (P-17-001041) em tons de azul e branco, é delimitado por cercadura (C-17-00153) e barra (B-17-00113), entre as quais se encontra um friso monocromo, branco. O espaço é percorrido por rodapé de flores e folhagem constituído por azulejos de cercadura. A envolver os vãos observa-se um friso ou cantoneira de flores (F-17-00019) e, a formar os emolduramentos que flanqueiam a porta principal, observa-se a mesma cercadura (C-17-00153) envolta por frisos azuis e brancos, delimitando o padrão principal. Nas pilastras do arco triunfal observa-se uma cercadura exterior, aplicada apenas na vertical, e o friso ou F-17-00058 formando uma moldura que enquadra a cercadura C-18-00057. No intradorso do arco, delimitados pelo mesmo friso, observam-se motivos de grotesco, formando grandes flores estilizadas. A parte superior do arco continua o revestimento das pilastras, interrompido na zona central pela simulação de uma pedra de fecho e, sobre este, a área figurativa é enquadrada pela barra B-18-00054, articulada com os respectivos centros (B-18-00054-ctr01). Ao centro observa-se cartela com volutas sobre panejamento pendente, ladeada por figuras femininas híbridas e por figuras infantis aladas que seguram festões de flores. Na cartela é visível um poço e uma filactéria com a legenda: DVLCIS AMARI. Na capela-mor o revestimento, também em tons de azul e branco, preenche as paredes laterais e as trompas da cúpula, assim como as áreas que flanqueiam o altar-mor, preenchidas com simulação de pilastras e volutas que parecem sustentar o próprio altar. Nas paredes laterais (parede 1 e 3) observa-se, inferiormente, nova simulação arquitectónica, com pilastras laterais e moldura rectangular decorada por enrolamentos vegetalistas e figuras infantis aladas, que enquadram a cartela central, de formato circular. Do lado do Evangelho é visível uma paisagem com uma lua e, do lado oposto, uma paisagem com um sol. Superiormente, e delimitado pela mesma barra B-18-00054 articulada com os cantos (B-18-00054-ct01) e centros (B-18-00054-ctr01) respectivos, que acompanha o remate semicircular da parede, observa-se o nascimento da Virgem (parede 1) e o seu casamento (parede 3). Nas trompas da cúpula, cuja forma triangular é acentuada por cercadura de folhagem e flores, encontram-se cartelas circulares envoltas por folhagem, ilustrando emblemas cujo mote surge, em letras maiúsculas, inferiormente.

- 1710-00-00 | 1715-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Grande Produção Joanina [Revestimento]
Atribuído - [1944] SIMÕES - Alguns azulejos de Évora [...]; [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 411
- 1715-00-00 | 1715-0-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres | c. 1715 [Revestimento]
Atribuído - [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 116
- 1720-00-00 | 1730-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Atribuído - [1966] ESPANCA - Inventário Artístico [...], p. 94
- 1721-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Atribuído - [1999] CÂMARA - Azulejaria Barroca [...], p. 15
- 1736-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
[1883] VASCONCELOS - Azulejos Nacionaes [...], p. 81 foi primeiro a divulgar a data mas faz confusão com registo exterior, no que é seguido por VITERBO - Notícia de alguns pintores [...], tomo I, 1903, p. 118 e por PEREIRA - Estudos Eborenses, 1947, p. 104 | Também CORREIA - A família Oliveira Bernardes [...], 1917, p. 201 troca com data do exterior e atribui o revestimento a Policarpo por isso, mas corrige o erro em 1918 - O pintor António [...], p. 64 ao deslocar-se ao local



[Capela-mor, parede 1, nível 1, secção 1]

[Capela-mor, parede 1, nível 2, secção 1]

[Capela-mor, parede 3, nível 1, secção 1]

[Capela-mor, parede 3, nível 1, secção 1]

[Capela-mor, trompa]

[Capela-mor, trompa]

[Capela-mor, trompa]

[Capela-mor, trompa]


[Nave, parede 1, parede 4]

[Nave, parede 2 [arco triunfal]]

[Nave, parede 2 [arco triunfal]]

[Nave, parede 2 [arco triunfal]]

[Nave, parede 2 [arco triunfal]]
Módulo: [s/m]
Localização: Nave, parede 2 [arco triunfal]; capela-mor, parede 1, parede 3
Ver ficha de Padrão

[Nave, parede 2 [arco triunfal]; capela-mor, parede 1, parede 3]
Localização: Nave, parede 2 [arco triunfal]; capela-mor, parede 1, parede 3
Ver ficha de Padrão

[Nave, parede 2 [arco triunfal]; capela-mor, parede 1, parede 3]
Localização: Nave, parede 2 [arco triunfal]; capela-mor, parede 1, parede 3
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Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Azul [Pintura]
Branco [Vidrado]

CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - Azulejaria barroca em Évora: um inventário. Évora: Universidade, Centro de Investigação, 1999. ISBN972-778-017-2
ESPANCA, Túlio - Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora. Vol. I (tomo VII). Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1966.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
VITERBO, Sousa - Notícia de alguns pintores portugueses e de outros que, sendo estrangeiros, exerceram a sua arte em Portugal. Lisboa: Typografia da Academia Real das Sciencias de Lisboa, 1903.
MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.
SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.

CORREIA, Vergílio - A família Oliveira Bernardes. A Águia. Porto. 71 e 72 (2ª série) (1917), pp. 196-208.
CORREIA, Vergílio - Azulejadores e pintores de azulejos, de Lisboa. A Águia. Porto. 77 e 78 (2ª série) (1918), pp. 167-178.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Alguns azulejos de Évora. A Cidade de Évora. 5 (ano I) (1943), pp. 3-17.

- Patrícia Monteiro (2006-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2006-00-00, Descrição das secções)
- Sílvia Mestre (2006-05-17, Inventariação in situ)
- Isabel Pires (2006-04-03, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2008-09-29, Inventariação in situ)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-01-30, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2015-06-05, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])