Revestimento cerâmico da sala dos MedalhõesPalácio dos Marqueses de Minas
[Lisboa]
Número: IAPCLX00680701
Designação: Revestimento cerâmico da sala dos Medalhões
Tipo de Património: Azulejo
Classificação: Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição: Revestimento figurativo, em tons de azul e branco, disposto em silhar com dez azulejos de altura e largura varável em função do espaço a revestir. Cada secção é delimitada por barra nos mesmos tons. As barras verticais dispõem atlante assente sobre mísula em forma de voluta, segurando, sobre a cabeça, elemento ornamental. As barras horizontais apresentam enrolamentos e figuras infantis aladas, centradas por mascarão. Algumas secções são preenchidas apenas pelas barras verticais [secção 2, 3, 5 e 6]. Sobre o silhar são ainda visíveis dois medalhões em azulejo, de formato oval, representando uma figura feminina e outra masculina [secção 10 e 11].
- 1700-00-00 | 1725-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
- 1715-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres | c. 1715 [Revestimento]
Atribuído - [1979] SIMÕES - Azulejaria em Portugal no século XVIII, p. 261
-
Mestre P.M.P. - Pintor (Atribuído - [1993] ARRUDA, p. 92; [1985] MECO - Azulejaria Portuguesa, p. 52; [1986 [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 227; [2009] MECO - "Azulejo", Arte [...], p. 130)
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento
[Secção 4]
Descrição: Ao centro é visível uma figura feminina de vestuário requintado, que segura na mão direita uma bengala e na esquerda um chapéu. Em plano mais recuado encontra-se uma figura masculina, com uma lança na mão, que persegue um lobo. Fundo de paisagem, curso de água, ponte e embarcação com figuras humanas.
Localização: Secção 4
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento
[Secção 7]
Descrição: Secção de grandes dimensões, com centro marcado pela representação de uma árvore. À esquerda observa-se uma cena de jadim, com fonte ornamental, canteiros de buxo e ciprestes, onde parecem passear vários grupos de figuras humanas de vestuário requintado destacando-se, em primeiro plano, duas figuras, uma masculina e outra feminina e uma outra figura feminina parecendo aceitar as flores que uma criança lhe oferece num cesto. Fundo de paisagem e edifícios de morfologia clássica. Do lado direito da árvore observa-se uma figura masculina de vestuário requintado, a cavalo, acompanhanda por uma outra figura masculina, a pé e com espingarda ao ombro. Mais à direita um edifício de morfologia clássica onde se encontram várias figuras humanas, uma sentada e duas de pé parecendo conversar. Em plano mais recuado outra figura masculina a cavalo estando acompanhada por outra a pé, ao fundo elementos de paisagem.
Localização: Secção 7
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento
[Secção 8]
Descrição: Secção de grandes dimensões, com centro marcado pela representação de uma fonte ornamental, canteiros de buxo e ciprestes. No jardim parecem passear vários grupos de figuras humanas de vestuário requintado. À esquerda uma figura feminina de vestuário requintado com um leque na mão direita e, por detrás dela, uma criança de fisionomia e vestuário africano segura-lhe a cauda do vestido. À direita, entrada de um edifício onde se encontra uma figura masculina de vestuário requintado. Ao fundo canteiros de buxo, ciprestes, muro de delimitação do jardim e outros elementos de paisagem.
Localização: Secção 8
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\43 - recriativo, divertimento
[Secção 9]
Descrição: Secção de grandes dimensões, com centro marcado pela representação de uma árvore. No jardim parecem passear vários grupos de figuras humanas de vestuário requintado. À esquerda uma figura feminina de vestuário requintado, sentada, segura na mão esquerda um medalhão com uma efígie e, na mão direita, um leque. À direita da árvore duas figuras humanas de vestuário requintado, sentadas em volta de uma mesa, seguram copos. Sobre a mesa são visíveis cachimbos e um recipiente com uma colher. Sobre as figuras uma latada, suspensa em vários troncos de árvores. Ao fundo, fonte, canteiros de buxo, ciprestes, muro de delimitação do jardim, edifício de morfologia clássica com escultura em nichos e outros elementos de paisagem.
Localização: Secção 9
Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]
Bibliografia - Monografias SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho - Azulejaria barroca portuguesa: figuras de convite. 2ª Edição. Lisboa: Inapa, 1996.
MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
PARRA, Júlio - Azulejos - painéis do século XVI ao século XX. Lisboa: Museu São Roque / SCML, 1994.
- Joana Balsa Pinho (2005-05-19, Inventariação in situ)
- Joana Balsa Pinho (2005-00-00, Descrição)
- Teresa Jacinto (2005-05-19, Inventariação in situ)
- Teresa Jacinto (2005-00-00, Descrição)
- Isabel Pires (2007-06-18, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-05-22, Inserção e revisão)