Revestimento cerâmico da capela-mor
Igreja do Senhor dos Mártires
[Fronteira]
Número:
IAPCPL01630101
Designação:
Revestimento cerâmico da capela-mor
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, de remate rectilíneo, com emolduramentos simulando estruturas arquitectónicas, organizados em dois níveis de leitura. No primeiro, correspondente ao embasamento, destacam-se querubins a sustentar as pilastras do nível seguinte e, ao centro, um medalhão formado por cartelas envolutadas e ramagens, ladeado por dois querubins segurando ramos de flores. No interior, encontra-se um martelo e um alicate (parede 1) e uma escada (parede 2) símbolos da Paixão de Cristo. No segundo nível destacam-se, à frente das pilastras, grupos de querubins carregando cornucópias de frutas e flores e ao centro, um medalhão encerra três dados (parede 1) e uma coroa de espinhos e três cravos (parede 2). Inscreve uma moldura rectilínea que simula madeira entalhada, pontuada por decoração vegetalista. Do lado direito, a seguir à secção que representa a Deposição de Cristo no Túmulo, encontra-se uma porta fingida criando uma simetria com a porta do alçado oposto, de acesso à sacristia, ladeada por elementos arquitectónicos e sobrepujada por um frontão com um medalhão de motivos vegetalistas. O frontal de altar é também azulejado com símbolos da paixão de Cristo e a tribuna do retábulo apresenta revestimento nos mesmos tons com símbolos da Paixão ou querubins segurando em frontões de flores.

- 1714-00-00 | 1715-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Atribuído - [1957] SIMÕES - "A.O.B. pintor de Azulejos", Arquivo Fundo Santos Simões, Museu Nacional do Azulejo, 1º núcleo, n.º 88, p. 10
- 1717-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 118

- António de Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 118; [1957] SIMÕES - "A.O.B. pintor de Azulejos", Arquivo Fundo Santos Simões, Museu Nacional do Azulejo, 1º núcleo, n.º 88, p. 10; [1982] GONÇALVES - As obras setecentistas da Igreja [...], p. 269)


[Secção 1 (parede do lado esquerdo, nível 1, cartela)]

[Secção 1 (parede do lado esquerdo, nível 2)]
Localização: Secção 1 (parede do lado esquerdo, nível 2)

[Secção 2 (parede do lado direito, nível 2)]

[Secção 2 (parede do lado direito, nível 1, cartela)]

[Secção 4 (frontal de altar)]
Localização: Secção 4 (frontal de altar)

[Secção 5 (tribuna do altar)]

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]

SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
KEIL, Luís - Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre. Vol. I. Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1943.
MECO, José - Policarpo de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 83-84.
VALENTE, Paulo - A Deposição de Cristo. Inventário Artístico da Arquidiocese de Évora - Arte Sacra no Norte Alentejano. Évora: Fundação Eugénio de Almeida. 2008. p. 74.


- Patrícia Monteiro (2005-00-00, Descrição)
- Sílvia Mestre (2005-06-14, Inventariação in situ)
- Sílvia Mestre (2005-00-00, Descrição)
- Isabel Pires (2006-05-24, Inserção e revisão)
- Patrícia Nóbrega (2012-09-12, Inserção de dados)
- Lúcia Marinho (2012-09-18, Inserção de dados)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-10-23, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-17, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])