Revestimento cerâmico da nave e falso transepto
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres
[Beja]


Visualização Hierárquica

Número:
IAPCBJ00070101

Designação:
Revestimento cerâmico da nave e falso transepto

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Revestimento cerâmico\figura avulsa

Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, de remate rectílineo. As guarnições são formadas por barras verticais representando cariátides que se articulam com outras horizontais de flores, através de cantos (e cantos de articulação) cujo desenho é comum a ambas as barras. Os azulejos distinguem dois espaços na nave - o falso transepto e a nave. No transepto representa-se Santo António e o Menino e São Francisco em oração, sendo que as ilhargas dos altares colaterais exibem azulejos de figura avulsa. O programa da nave tem como tema principal a Fuga para o Egipto, com cinco variações sobre os Descansos. Apenas no eixo do corpo do templo, coincidindo com o púlpito de um lado e com uma janela do outro, os temas são diferenciados representando-se, respectivamente, a Visitação e a Apresentação do Menino no Templo. As cariátides das barras verticais encontram-se orientadas para fora, ou seja, olham para o exterior da secção que delimitam, com excepção destas secções centrais, que parecem querer destacar. As incidências de luz são coerentes com a disposição destas figuras no espaço. O vão da entrada é revestido por azulejos de figura avulsa com flores, barcos, pássaros e outros animais.

Cronologia

- 1698-00-00 | Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa [Revestimento]
Datado - parede 3, secção 3




Autorias
- Gabriel del Barco - Pintor (Assinado - parede 3, secção 3)




Iconografia
» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B2 - adoração de Jesus - nascimento de Jesus\73B24 - adoração do Menino por Maria, José, Isabel e João Baptista
[Parede 1, secção 1]
Descrição: Representa a Virgem, Jesus, Santa Isabel e São João Baptista Menino. Ao centro está um rochedo, onde se apoia São José. À frente encontra-se o Menino Jesus, em pé, com a mão a tocar na cabeça de São João Baptista Menino. Do lado esquerdo da composição está a Virgem e Santa Isabel. A cena enquadra-se numa paisagem com árvores e ao fundo montanhas.

Localização: Parede 1, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B4 - apresentação do Menino Jesus no templo, presença habitual Simeão (e Ana) (Lucas 2:22-39)
[Parede 1, secção 2]
Descrição: Ao centro uma figura masculina entrega o Menino Jesus à Virgem, que se encontra do lado esquerdo da composição, tendo a seu lado São José. No canto inferior direito estão duas figuras femininas, uma criança e duas figuras masculinas. A cena enquadra-se no átrio de um edifício.

Localização: Parede 1, secção 2





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B6 - o massacre dos inocentes e a fuga para o Egipto (Mateus 2:13-23)\73B65 - descanso durante a fuga para o Egipto
[Parede 1, secção 3]
Descrição: A Virgem com Jesus encontra-se ao centro e, do lado direito da composição, encontra-se São José. A cena enquadra-se numa paisagem, onde se vê uma ponte do lado direito, árvores e, em segundo plano, dois aglomerados de casas e montanhas.

Localização: Parede 1, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(ANTONY OF PADUA) - o Monge Franciscano António de Pádua, possíveis atributos: burro, livro, crucifixo, cruz de flores, coração em chamas, Jesus (sobre um livro), lírio\11H(ANTONY OF PADUA)3 - devoção pessoal de Santo António de Pádua\11H(ANTONY OF PADUA)34 - visões de Santo António de Pádua\11H(ANTONY OF PADUA)342 - o Menino Jesus aparece a Santo António de Pádua, ele abraça ou venera-o
[Parede 1, secção 4]
Descrição: Santo António encontra-se ajoelhado, com as mãos juntas sobre o peito. O Menino Jesus está em cima de nuvens e, sobre um móvel, no qual se apoia um livro aberto, estão três açucenas. Do lado esquerdo são visíveis árvores e uma vedação.

Localização: Parede 1, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(FRANCIS) - fundador da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos), Francisco de Assis, atributos possíveis: livro, crucifixo, lírio, caveira, estigmas\11H(FRANCIS)3 - devoções pessoais de São Francisco de Assis
[Parede 3, secção 1]
Descrição: São Francisco, ajoelhado, tem as mãos cruzadas sobre o peito. Do lado esquerdo da composição, sobre uma rocha, observa-se uma ampulheta, um crânio, um crucifixo e um livro aberto. A cena enquadra-se numa paisagem com uma árvore atrás do santo e ao longe montanhas.

Localização: Parede 3, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B6 - o massacre dos inocentes e a fuga para o Egipto (Mateus 2:13-23)\73B64 - a fuga para o Egipto e os milagres durante a viagem
[Parede 3, secção 2]
Descrição: Ao centro observa-se São José que segura a corda do burro onde está a Virgem com Jesus ao colo. Do lado esquerdo da composição, e sobre uma nuvem, encontra-se um anjo, sendo ainda visível um outro ao centro da parte superior da composição. A cena enquadra-se numa paisagem com uma palmeira, árvores, algumas construções arquitectónicas e montanhas.

Localização: Parede 3, secção 2





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73A - (cenas da vida de) São João Baptista e Maria\73A6 - Visitação (possibilidade da presença de José e/ou Zacarias estar presente) (Lucas 1:39-56)\73A65 - estadia de Maria em casa de Santa Isabel - Visitação
[Parede 3, secção 3]
Descrição: Ao centro estão a Virgem e Santa Isabel, do lado direito da composição São José, do lado esquerdo e no átrio de um estrutura arquitectónica com aberturas em arco e várias colunas estão Zebedeu e outra figura masculina. No canto inferior direito, numa pequena rocha, está a assinatura de Gabriel del Barco e o ano de execução do revestimento.

Localização: Parede 3, secção 3





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B1 - história do nascimento do Menino Jesus (Lucas 2:1-20)\73B13 - Maria, José e o recém-nascido Menino Jesus (Natividade)\73B132 - cuidados com o recém-nascido Menino Jesus, e.g. envolto em faixas\73B1325 - anjos trazendo cueiros - cuidados com o recém-nascido Menino Jesus
[Parede 3, secção 4]
Descrição: A cena principal decorre do lado direito da composição, com a Virgem sentada e Jesus ao seu colo, rodeada por três anjos. Ao centro está São José e o burro. Em segundo plano é visível uma ponte com várias figuras humanas e burros. A cena enquadra-se numa paisagem com árvores, montanhas e estruturas arquitectónicas.

Localização: Parede 3, secção 4





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B6 - o massacre dos inocentes e a fuga para o Egipto (Mateus 2:13-23)\73B65 - descanso durante a fuga para o Egipto
[Parede 4, secção 1]
Descrição: Ao centro estão representados dois anjos que oferecem uma cesta com frutos à Virgem, que se encontra no lado direito da composição, com Jesus ao colo. S. José está atrás da Virgem. Do lado esquerdo da composição está uma figura masculina montada num burro e vários carneiros. A cena enquadra-se numa paisagem com ruínas de um edifício onde se vê por colunas, uma escadaria e uma pirâmide de pequenas dimensões.

Localização: Parede 4, secção 1

Notas: Também poderia ser: 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B2 - adoração de Jesus - nascimento de Jesus\73B23 - adoração do Menino por Maria e José\73B23(+3) - adoração do Menino por Maria e José (+anjo(s))





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B8 - Sagrada Família, e representações derivadas\73B82 - Sagrada Família com outros, e.g. Ana\73B821 - Sagrada Família com João Baptista (como criança)\73B8211 - Sagrada Família com João Baptista, Isabel presente
[Parede 4, secção 3]
Descrição: A cena principal decorre no lado esquerdo da composição, onde se encontra a Virgem com Jesus, Santa Isabel com São João Baptista Menino e uma cesta com frutas e ainda São José. Do lado direito encontram-se duas figuras femininas com duas crianças. A cena enquadra-se numa paisagem com uma palmeira, várias árvores e, ao fundo, montanhas.

Localização: Parede 4, secção 3







Padrões
» B-18-00004-V
módulo [e-d]
[Guarnição composta por barras horizontais e verticais]

B-18-00004-V
Módulo: [e-d]
Localização: Guarnição composta por barras horizontais e verticais





Ver ficha de Padrão








Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias

MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.


SERRÃO, Vítor - As campanhas artísticas da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres (1672-1698). A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Beja - Arte e História de Um espaço barroco (1672-1698). Lisboa: Aletheia Editores. 2007. pp. 27-95.


SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


MECO, José - Azulejos de Gabriel del Barco na regiäo de Lisboa: período inicial, até cerca de 1691, separata do Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, III série, n.º 95. Lisboa: Assembleia Distrital de Lisboa, 1979.


CARVALHO, Rosário Salema de - Gabriel del Barco: la influeciade un pintor español en la azulejería portuguesa (1669-1701), separata de Archivo Español de Arte. Vol. LXXXIV, n.º 335. Madrid, julio-seti.


CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.


MECO, José - Azulejaria Portuguesa. 3ª Edição. Lisboa: Bertrand, 1985.


SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.


MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.


MECO, José - Gabriel del Barco. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 66-69.


CARVALHO, Rosário Salema de - As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 45-60.




Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Maria Augusta Sousa Moreira de Barros Rosário (2005-04-13, Inventariação in situ)
- Maria Augusta Sousa Moreira de Barros Rosário (2005-00-00, Descrição)
- Isabel Pires (2008-02-25, Inserção e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2012-11-06, Inserção, descrição geral e revisão)
- Rosário Salema de Carvalho (2013-07-15, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])



Imagens: 8