Revestimento cerâmico da sacristia
Sé de Portalegre
[Portalegre]
Número:
PL_S_Se0101
Designação:
Revestimento cerâmico da sacristia
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição:
Revestimento integral das paredes, incluindo os vãos, em três níveis de leitura: (1) do primeiro, oculto atrás dos arcazes, apenas são parcialmente visíveis anjos sentados e consolas; (2) o segundo dispõe várias cenas figurativas referentes à "Fuga para o Egipto", mas os azulejos da parede 2 foram objecto de alterações, sendo as duas secções figurativas aí existentes de época posterior ao conjunto original; (3) o terceiro, situado ao nível dos arcos de arranque da abóbada, apresenta secções semicirculares com emblemas e legendas em filacteras. Nas paredes 1 e 3 (de topo), o nível 2 é ocupado por composições ornamentais o mesmo acontecendo em relação ao vão da parede 1. Os azulejos envolvem os nichos e os armários ou os vãos que aí se abrem, diversificando a gramática decorativa das barras, e contando, nestas áreas, com a simulação de pilastras com anjos, volutas, conchas e festões. Em todo o caso, ambos os panos denotam profundas alterações ao que terá sido o revestimento original. O revestimento da parede 2 foi bastante alterado aquando a colocação do arcaz com espaldar alto, cerca de 1740. Este arcaz tapa por completo os silhares de azulejo que se encontram, ou encontravam, atrás, pois não é possível perceber se ainda se conservam. Nas extremidades, a zona inferior das secções foi substituída por outras, já da época da Grande Produção Joanina e, muito possivelmente, contemporâneos do arcaz, representando a "Adoração dos Pastore"s e a "Adoração dos Magos". Estas exibem consolas parecidas com as originais, procurando integrar-se e relacionar-se com as pré-existências. Apenas se conservou, do primitivo revestimento, a zona superior, onde se observam árvores e o que deveria ter sido uma paisagem. Na parede 4 o revestimento ocupa a parede inteira, com a porta, ao centro, a dividir os dois episódios do "Descanso durante a Fuga para o Egipto" e a "Fuga para o Egipto". Todo o conjunto (nível 2) é delimitado por barra rectilínea de enrolamentos vegetalistas e volutas com anjos e animais (B-18-00012-H-V). Os emblemas (nível 3) mantêm a mesma solução decorativa, mas libertando-se dos limites da barra e deixando a guarnição recortada contra a área de figuração (M-18-00003). Nos cantos, surge uma figura masculina, de joelhos, suportando o peso da guarnição.

- 1710-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento | sacristia]
Data na porta da sacristia que pode ajudar a datar os painéis de azulejo
- 1700-00-00 | 1720-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres | c. 1710 [Revestimento]
Atribuído - [1992] TORRINHA - A azulejaria antiga [...], p. 142; [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 121
- 1705-00-00 | 1725-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres | c. 1715 [Revestimento]
Atribuído - [1979] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 392

- António de Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído - [1917] CORREIA - A família Oliveira Bernardes [...] p. 202; [1935] COSTA - As Belas Artes-Plásticas [...], p. 56; [1957] SANTOS - O Azulejo em Portugal, p. 118 e 121; [1957] SIMÕES - A.O.B. pintor de azulejos [...], p. 11; [1979] SIMÕES - A Azulejaria em Portugal no Século XVIII, p. 35 e 392 (apenas as figurações); [1986] MECO - O Azulejo em Portugal, p. 224; [1989] MECO - , António de Oliveira Bernardes [...], p. 80; [1995-1999] MECO - Algumas fontes flamengas [...], p. 44; [2003] SERRÃO - O Barroco, p. 217; [2012] CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...] (bloco contorno e aguada))


[Parede 2, nível 2, secção 1]

[Parede 2, nível 2, secção 2]

[Parede 4, nível 2, secção 1]

[Parede 4, nível 2, secção 2]


Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]

MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.
MECO, José - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.
CARVALHO, Rosário Salema de - As guarnições como elementos estruturadores da narrativa azulejar. Ciclos de Iconografia Cristã na Azulejaria. Actas do I Colóquio Sacrae Imagines. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igrejare. 2013. pp. 45-60.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.
COSTA, Luís Xavier da - As Belas-Artes Plásticas em Portugal durante o século XVIII. Lisboa: J. Rodrigues & Companhia - Editores, 1935.

MECO, José - Algumas fontes flamengas do Azulejo Português: Otto Van Veen, Rubens. Revista Azulejo. Lisboa. 3/7 : Museu Nacional do Azulejo. (1995/1999), pp. 23-60.
CORREIA, Vergílio - A família Oliveira Bernardes. A Águia. Porto. 71 e 72 (2ª série) (1917), pp. 196-208.
TORRINHA, Joaquim F. S. - Azulejaria antiga do distrito de Portalegre. A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. Portalegre. 7 (1992), pp. 129-144.

- Rosário Salema de Carvalho (2013-05-03, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])