Revestimento cerâmico da nave da igreja
Convento de São Paulo - Hotel Museu da Serra d´Ossa
[Aldeia da Serra, Redondo]
Número:
RD_RD_CvSO020101
Designação:
Revestimento cerâmico da nave da igreja
Tipo de Património:
Azulejo
Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo
Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, delimitado por barras de enrolamentos vegetalistas (B-18-00023) articuladas com os respectivos cantos (B-18-00023-ct01) e com um centro (B-18-00023-ctr01) a marcar o eixo das secções de maiores dimensões. Internamente observa-se uma cercadura (C-18-00025 com C-18-00025-ct01). O revestimento encontra-se aplicado nas paredes laterais da nave, até ao coro [é possível que originalmente o revestimento se prolongasse pelo coro], integrando e adaptando-se à arquitectura pré-existente, com as secções de maiores dimensões a ocupar o nível superior, intercalado por uma janela na parede 1 e por outra falsa, em azulejo, na parede 2. Nas enjuntas do arco do coro (parede 3) observam-se ainda, de cada um dos lados, secções representando anjos. O programa iconográfico estrutura-se em função dos quatro episódios da vida de Santo António (um dos episódios pode representar Santo Agostinho) e dos quatro Evangelistas, a que acresce um eremita e painéis mais reduzidos preenchidos com troncos de árvores. A parede fundeira (parede 4), onde se abre a porta principal, é preenchida por uma secção única, organizado à maneira de um arco triunfal efémero, cuja decoração recorda os arcos da entrada e do casamento de D. Maria Sofia Isabel de Neuburgo com D. Pedro II (ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 38). Ampliando a arquitectura do portal através de elementos arquitectónicos fingidos como pilastras de capitel jónico e dórico, volutas e atlantes, os azulejos criam uma estrutura fingida de grande cenografia, que culmina com o panejamento recolhido superiormente. Anjos a segurar grinaldas e cornucópias de flores, vasos de flores ocupam o espaço, destacando quatro virtudes, duas laterais, a Prudência e a Justiça, e duas sobre o portal, a Caridade e a Esperança. Ao centro, o emblema da Ordem.
Cronologia 

- 1714-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Datado - parede 4, secção 1
Autorias 

- Mestre P.M.P. - Pintor (Houve um azulejo desaparecido, de origem desconhecida, onde se viam as iniciais de P.M.P. | [2004] ARRUDA; COELHO - Convento de S. Paulo [...], p. 35; [1986] MECO - O azulejo em Portugal, p. 228; [2009] MECO - Azulejo [...], p. 130; [2003] SERRÃO - Barroco, p. 222
)
Iconografia 

» 2 - Natureza\25 - terra, mundo como corpo celeste\25G - plantas e vegetação\25G3 - árvore
[Parede 1, nível 1, secção 1]

[Parede 1, nível 1, secção 1]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 1, nível 1, secção 2]

[Parede 1, nível 1, secção 2]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(MATTHEW) - o apóstolo e evangelista Mateus (Mattheus); possíveis atributos: anjo, machado, livro, alabarda, pena e tinteiro, bolsa, rolo, esquadro, espada
[Parede 1, nível 2, secção 1]

[Parede 1, nível 2, secção 1]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(LUKE) - Lucas Evangelista; possíveis atributos: livro, touro (alado), retrato da Virgem, instrumentos cirúrgicos, utensílios de pintor, rolo
[Parede 1, nível 2, secção 2]

[Parede 1, nível 2, secção 2]
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48C - artes, artistas\48C5 - pintura, desenho e as artes gráficas\48C51 - pintura (incluindo iluminura, pintura em miniatura)\48C515 - ferramentas, instrumentos do pintor\48C5156 - moldura, etc.
[Parede 1, nível 3, secção 1]

[Parede 1, nível 3, secção 1]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11Q - adoração de Deus\11Q3 - vida ascética e prática\11Q33 - retiro para a selva ou deserto - vida ascética\11Q331 - anacoreta, eremita
[Parede 2, nível 1, secção 1]

[Parede 2, nível 1, secção 1]
» 2 - Natureza\25 - terra, mundo como corpo celeste\25G - plantas e vegetação\25G3 - árvore
[Parede 2, nível 1, secção 2]

[Parede 2, nível 1, secção 2]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(MARK) - Marcos (Marcus) Evangelista e Bispo de Alexandria; possíveis atributos: livro, leão (alado), pena e tinteiro, rolo
[Parede 2, nível 2, secção 1]

[Parede 2, nível 2, secção 1]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos\11H(JOHN) - o apóstolo João Evangelista, possíveis atributos - livro, caldeirão, cálice com serpente, águia, palma, voluta
[Parede 2, nível 2, secção 2]

[Parede 2, nível 2, secção 2]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11H - santos\11H(...) - santos masculinos
[Parede 2, nível 3, secção 1]

[Parede 2, nível 3, secção 1]
» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\41 - aspectos materiais da vida diária\41A - alojamento\41A3 - partes (de uma casa ou edifício)\41A33 - janela\41A332 - fechar a janela\41A3321 - janela fechada\41AA3321 - janela fechada - AA - janela fingida
[Parede 2, nível 3, secção 2]

[Parede 2, nível 3, secção 2]
» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11M - "Sapientia" e as Sete Virtudes, i. e., as três virtudes teologais e as quatro virtudes cardeais
[Parede 4, secção 1]

[Parede 4, secção 1]
Padrões 

Informação Técnica 

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]
Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]
Bibliografia - Monografias 

ARRUDA, Luísa d'Orey Capucho; COELHO, Teresa Campos - Convento de S. Paulo de Serra de Ossa. Lisboa: Edições Inapa, 2004.
MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.
MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.
SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.
CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.
Inventariante 

- Rosário Salema de Carvalho (2009-09-17, Inventariação in situ no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
- Rosário Salema de Carvalho (2014-09-02, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
- Rosário Salema de Carvalho (2014-09-02, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])
© AZ - Rede de Investigação em Azulejo