Revestimento cerâmico da nave
Igreja e Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo
[Viana do Castelo]


Visualização Hierárquica

Número:
VC_VC_IgM0101

Designação:
Revestimento cerâmico da nave

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, aplicado em todas as paredes da nave, estruturando-se em dois níveis de leitura (paredes 1 e 3) com secções representando as obras de misericórdia (corprais na parede 1 e espirituais na parede 3) delimutadas por molduras internamente recortadas, de simulação arquitectónica. Nas paredes 2 e 4 a organização do revestimento é distinta, adaptando-se às características arquitectónicas das mesmas. As paredes laterais (1 e 3) dispõem, inferiormente, embasamento com cartela central onde se exibe, em algumas secções, o número e a designação da obra de misericórdia representada acima, delimitada por moldura com cartela superior onde se pode ler a transcrição de um versículo, em latim, alusivo ao episódio bíblico representado. A divisão para o segundo nível de leitura é bem marcada pelo friso pétreo que percorre a nave. Nestas secções, a moldura apresenta cartela inferior com a designação da obra de misericórdia e cartela superior novamente a transcrição de um versículo, em latim, alusivo ao episódio bíblico representado. Note-se que o emolduramento continua nas áreas ocupadas pelas janelas adaptando-se à arquitectura, como acontece no nível 1 em relação aos altares do Senhor da Cana Verde, em que os azulejos dispõem cartelas com transcrições complementares. No arco triunfal (parede 2), os azulejos simulam um arco que integra a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia. O revestimento do coro conserva, inferiormente, a mesma estrutura da nave, adaptando-se apenas à arquitectura e integrando a transcrição superior na própria composição. Na parede 1 merece especial referência uma secção (1) representando o Rei David a tocar harpa. No coro alto, em correspondência com Nossa Senhora da Misericórdia, representa-se o Agnus Dei, alusivo ao quinto sinal do Apocalipse, envolto pela mesma simulação de arco que se observa no arco triunfal, mas com variantes que integram a arquitectura.


Proposta de leitura do programa iconográfico
As obras espirituais estão representadas do lado do Evangelho e as corporais do lado da Epístola, numa distribuição que confere maior importância às primeiras. Os números referentes a cada obra permitem seguir uma leitura correcta, iniciando-se as espirituais no sub-coro (parede 4, secção 2, seguindo na parede 1), com a primeira – dar bom conselho a quem o pede -, e terminando junto ao arco triunfal com a sétima – rogar a Deus pelos vivos e mortos. Já as espirituais obedecem a uma lógica inversa, com a primeira junto ao arco triunfal – dar de comer a quem tem fome – (parede 3), e a última no sub-coro – enterrar os finados (parede 4, secção 1). Observa-se, assim, um percurso circular, com início e fim no sub-coro (parede 4). O enunciado desta sequência não corresponde ao que se fixou nos Compromissos de Lisboa; pelo contrário, segue a ordem expressa no Memorial dos Pecados, de Garcia de Resende, com data de 1521; na obra de um anónimo franciscano intitulada Manual de Confessores e Penitentes, de 1549; na obra do jesuíta Marcos Jorge, de 1561, Doutrina christam ordenada a maneira de dialogo, pera ensinar os mininos, pello P. Marcos Jorge; no Baculo Pastoral de Flores e Exemplos, colhidos de varia & authentica historia espiritual sobre a Doutrina Christã , da autoria de Francisco Saraiva de Souza, em 1624, na Excellencias da Misericordia e Fructos de Esmolla, de frei Luís da Apresentação, com data de 1625, e na Alma instuída na doutrina e vida christã do Padre Manoel Fernandes, escrita em 1688-1699. No arco triunfal um amplo painel representa a Virgem da Misericórdia e, junto às impostas, figuram duas virtudes, que se adaptam ao espaço disponível. Do lado da parede 1 é a Justiça, com a espada numa das mãos e a balança na outra. Do lado oposto, é a Paz com um ramo de oliveira, também símbolo de misericórdia, e uma coroa de louros na cabeça. Em correspondência com Nossa Senhora da Misericórdia, encontra-se, já no coro alto, o Agnus Dei, alusivo ao quinto sinal do Apocalipse, e aos que se mantêm fiéis a Cristo. Ao centro da composição, e suspenso por anjos, o Cordeiro, símbolo cristológico, surge com o estandarte da Ressurreição. No plano terreno, várias figuras louvam Cristo, e algumas estendem o que parece ser uma taça, talvez para recolher o sangue que flui do seu peito, numa clara mensagem Eucarística. Os homens da extremidade tocam harpa. Cada obra de misericórdia tem como fonte de inspiração um episódio bíblico, revelando uma compreensão tradicional destas associações. Por exemplo, para ilustrar a remissão dos cativos, optou-se pela analogia com a travessia do Mar Vermelho (Parede 3, nível 1, secção 4). Os cativos eram, neste caso, o povo de Israel, que Moisés fez sair do Egipto. A cena da mulher adúltera, a quem Jesus perdoou os pecados, é o mote para sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo (Parede 1, nível 1, secção 4). Passagens do Antigo e do Novo Testamento que se complementam, tal como as obras espirituais e corporais. À medida que os fiéis percorrem a nave na direcção da capela-mor, estão enquadrados pelo espiritual e corporal, numa dualidade e complementaridade permanente, o mesmo acontecendo em relação aos livros bíblicos, pois a cada episódio do Antigo Testamento corresponde, do lado oposto, uma cena do Novo Testamento. A única repetição ocorre nas obras que marcam a entrada, ambas ilustradas pelo Antigo Testamento. (In CARVALHO – A pintura do Azulejo [...], anexo B, p. 1278)



Cronologia

- 1719-00-00 | 1721-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Documentado - ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa da Misericórdia [...]


- 1719-00-00 [Encomenda]
Envio de orçamento detalhado dos azulejos para a igreja (ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 28-29) | O primeiro cálculo enviado de Lisboa previa que seriam necessários dezasseis mil azulejos, número que os ajustes posteriores viriam a aumentar ligeiramente (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 43 e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 28-29).


- 1719-09-23 [Encomenda]
Data da sessão da Mesa da Misericórdia em que se informou sobre o valor dos azulejos - 2.000 cruzados -, que tinha sido pedido pelo engenheiro José da Silva Pais, em Lisboa, tendo por base a planta e as medições do engenheiro Manuel Pinto de Vila Lobos (ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 21) | O elevado montante envolvido levou a que a Mesa e o definitório, certamente reunido propositadamente para deliberar sobre a questão, consultasse "os irmãos de maior ponderação, respeito e qualidade, que viviam principalmente nas suas quintas dos arredores" (ADVC, "Acordo q se faz pella Meza e definidores sobre de haver de azilejar a Igreja desta S. Caza", Livro dos Acórdãos, fls. 312 v. e ss. Cf. ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], pp. 38-40.), que se manifestaram unanimemente a favor da obra. Para além de invocar o revestimento cerâmico como "huma das principais circunstancias do adorno das Igrejas" (ibidem), a Mesa e o definitório aludiam ao custo que, apesar de considerável, acabaria por se revelar compensador se se tivesse em consideração a despesa anual com a armação da igreja e os estragos que daí advinham, os quais necessitavam, naturalmente, de reparação (CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...], anexo B, p. 1279).


- 1719-00-00 [Encomenda]
Despesas assinadas por Manuel Borges, mais precisas, indicando dezasseis mil e noventa e dois azulejos (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 44-44v e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 29-31).


- 1720-10-15 [Encomenda]
Data do seguro para o transporte dos azulejos - quarenta e oito caixotões -, que seguiram de barco, no patacho Nossa Senhora da Vitória, do Mestre Manuel Barbosa Vogado, sendo depois necessário transportá-los até à vila. O seguro salvaguardava assim o investimento da Misericórdia no caso de "fogo corssarios inimigos falços amigos e de retençois de Reis e Princepes e de todos os dannos que possão vir a cauzar" (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 46-46v e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 32)


- 1720-00-00 [Encomenda]
É comummente aceite que, depois dos problemas com o painel do arco triunfal, foi necessário pedir a Lisboa mais azulejos, ideia que levantou algumas dúvidas, pois a documentação apenas refere o pedido de trezentos e cinquenta azulejos para o último painel da capela-mor (dos quais sobraram cento e vinte, que foram aplicados no coro) (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 47-48 e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 33-34). Admite-se que Manuel Borges adaptou o conjunto do arco triunfal com os azulejos disponíveis e, somente em 1721, foi necessária nova encomenda (CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...], anexo B, p. 1279). | Manuel Borges foi gratificado em 9600 rs pelo muito trabalhona correcção do painel, motivada pelo engano nas medidas enviadas.




Autorias
- Policarpo Oliveira Bernardes - Pintor (Pintor - Assinado mas apenas na capela-mor [parede 1, nível 1, secção 1])

- António de Oliveira Bernardes - Pintor (Atribuído - [1957] SANTOS - O azulejo em Portugal, p. 118; [1968] SMITH - The Art of Portugal, p. 233; [1982] GONÇALVES - As obras setecentistas [...])

- Manuel Borges - Ladrilhador (Documentado - ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 22, 31, 34, 35)




Iconografia
» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71X - os livros líricos: Salmos e o Cântico dos Cânticos\71X1 - o livro dos Salmos\71X1(...) - o livro dos Salmos (com LIVRO CAPÍTULO, VERSÍCULO)\71X1(...)1 - o livro dos Salmos (com LIVRO CAPÍTULO, VERSÍCULO) - o livro dos Salmos ~ cenas do Antigo Testamento
[Parede 1, nível 1, secção 1]
Descrição: Rei David, a tocar harpa. Cartela inferior: IN AETERNVM / MISERICORDIA / AEDIFICABTVR / Psal 88 v. 3 [Proclamarei que o teu amor (misericórdia) é para sempre e que a tua fidelidade é eterna como o céu]

Localização: Parede 1, nível 1, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11VV8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais - VV - Cristo presente\11VV82 - Ensinar os simples - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirituais - VV - Cristo presente
[Parede 1, nível 1, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: ENCINAR OS IGNORANTES. Cartela superior:ERAT ENIM / DOCENS EOS. / Marc. i. v. 2 [Mc 1, 22 - E maravilhavam-se com o seu ensinamento, pois os ensinava como quem tem autoridade e não como os Doutores da Lei]. Cartela no embasamento com símbolo e filactéria: claiyes alimenta ministrat.

Localização: Parede 1, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A987 - composições ornamentais usadas com frequência\48A9876 - ornamentos ~ cartela
[Parede 1, nível 1, secção 3]
Descrição: Altar do Senhor da Cana Verde. Cartela inferior: EXEMPLVM / ENIM DEDI VOBIS VT / QVEMADMODVM / EGO FECI VOBIS / ITA ET VOS FACI / ATIS Joan 13 v.15 [Na verdade, dei-vos exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também]. Cartela superior: BEATI MISERICOR / DES QVONIAM IPSI / MISERICORDIAM / CONSEQVENTVR [Mt 5, 7 - bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia]

Localização: Parede 1, nível 1, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11VV8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais - VV - Cristo presente\11VV85 - Sofrer as injúrias com paciência - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirituais - VV - Cristo presente
[Parede 1, nível 1, secção 4]
Descrição: Cartela inferior: SOFRER COM / PASIENSIA AS FRA / QVEZAS DO NO / SSO PROXIMO. Cartela superior: NEC EGO TE / CONDENABO / Joan 8. v11 [Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno.Vai e de agora em diante não tornes a pecar»]

Localização: Parede 1, nível 1, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11V87 - Rogar a Deus pelos vivos e pelos mortos - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirituais
[Parede 1, nível 1, secção 5]
Descrição: Cartela inferior: ROGAR A DE / OS PELLOS VIVOS / E DEFVNTOS. Cartela superior: SALVBRIS EST. CO / GITATIO PRO DEFV / NCTIS EXORARE / Macab. 12. v.46 [Mac 12, 45 - Era este um pensamento santo e piedoso. Por isso pediu um sacrifício expiatório, para que os mortos fossem livres das suas faltas]

Localização: Parede 1, nível 1, secção 5





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11V84 - Consolar os tristes e os desconsolados - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirituais
[Parede 1, nível 2, secção 1]
Descrição: Cartela inferior: CONSOLAR / OS TRISTES / 3ª. Cartela superior: VENIENTES / VISITARENT EVM / ET CONSOLAREN / TVR. Job. 2v.11 [Três amigos de Job - Elifaz de Teman, Bildad de Chua e Sofar de Naamá - ao saberem das desgraças que lhetinham sucedido, partiram cada um da sua terra e combinaram juntar-se, a fim de compartilharem a sua dor e o consolarem]

Localização: Parede 1, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11V81 - Castigar com caridade os que erram - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirtuais
[Parede 1, nível 2, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: CASTIGAR / OS QVE ERÃO. Cartela superior: TVAVTEM A DEO / FLAGELATVS / Macab 3.v.34 [«Confessa diante de todos o teu grande poder, tu que foste castigado por Deus.» Ditas estas palavras desapareceram]

Localização: Parede 1, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11V86 - Perdoar a quem nos errou - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirituais
[Parede 1, nível 2, secção 3]
Descrição: Cartela inferior: PERDOAR / AS INJVRIAS. Cartela superior: ILLI / CLEMEN/TER ACCE/DITE INCVIT ATME / Genes 45 v. 4 [José disse aos irmãos: «Aproximai-vos de mim, peço-vos!» E eles aproximaram-se. José continuou: «Eu sou José, vosso irmão, que vendeste para o Egipto]

Localização: Parede 1, nível 2, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11G - anjos
[Parede 1, nível 2, secção 4]

Localização: Parede 1, nível 2, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11F - Virgem Maria\11F6 - Nossa Senhora (i.e. Maria com o Menino) acompanhada ou envolta por outros\11F62 - tipos específicos de Nossa Senhora com outros\11F624 - Mãe de Misericórdia, "Mater Misericordiae", Nossa Senhora da Misericórdia
[Parede 2, nível 2, secção 1]
Descrição: Cartela superior: SVBTVVM / PREZIDIVM / CONFVGI / MVS

Localização: Parede 2, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11VV - (sete) Obras de Misericórdia - VV - Cristo presente\11VV1 - Dar de comer aos famintos, "esuriens cibatur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia - VV - Cristo presente
[Parede 3, nível 1, secção 1]
Descrição: Cartela inferior: DAR DE CO / MER A QVEM / TEM FOME. Cartela superior: DATE ILLIS / VOS MANVCA/RE. Math. 14. v.16 [«Mas Jesus disse-lhes : «Não é preciso que eles vão; dai-lhes vós mesmo de comer»]

Localização: Parede 3, nível 1, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V2 - Dar de beber aos que têm sede, "sitiens potatur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia
[Parede 3, nível 1, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: DAR DE BE / BER A QVEM / TEM SEDE. Cartela superior: DA NOBIS AQV / AM VT BIBA / MVS . Exod. 17 v.2. [O povo litigou com Moisés, e disse: «Dá- nos água para beber»]

Localização: Parede 3, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A987 - composições ornamentais usadas com frequência\48A9876 - ornamentos ~ cartela
[Parede 3, nível 1, secção 3]
Descrição: Altar do Senhor da Cana Verde. Cartela inferior: SEMPER / ENIM PAV / PERES HA / BEBITIS VO / BISCVM Marc 14, v. 7 [Sempre tereis pobres entre vós, e podereis fazer-lhes bem quando quiserdes; mas a mim, nem sempre me tereis]. Cartela superior: PRECIPIO TIBIVT / APEBIAS MANUM / FRATRI TVO EGT / NO ET PAVPERI [Dt 15,11 - Sem dúvida, nunca faltarão pobres na terra; por isso, eu te ordeno: Abre generosamente a mão ao teu irmão, ao pobre e ao necessitado que estiver na tua terra]

Localização: Parede 3, nível 1, secção 3





» 7 - Bíblia\71 - Antigo Testamento\71E - Êxodo, Levítico, Números, Deuterónimo, Josué: desde o cativeiro dos israelitas no Egipto à fixação em Canaã\71E1 - O Livro do Êxodo: história de Moisés e Aarão\71E12 - Êxodo (segunda parte): viagem de Israel para o Monte Sinai\71E122 - travessia do Mar Vermelho\71E1223 - com o seu povo em segurança na margem, Moisés levanta a mão e a água volta ao seu leito; o exército do Faraó perece na água (Mar Vermelho)
[Parede 3, nível 1, secção 4]
Descrição: Cartela Inferior: LIBERVIT / QVE DOMINVS / INDIE ILLA ISRA / EL DEMANV E / GISCIORVM / Exod. 14. v.30 [O Senhor salvou, naquele dia, Israel da mão do Egipto, e Israel viu os egípcios mortos à beira do mar]. Cartela superior: REMIR / OS CAPTI / VOS.

Localização: Parede 3, nível 1, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11G - anjos
[Parede 3, nível 2, secção 1]

Localização: Parede 3, nível 2, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V4 - Cobrir os nus, "nudus vestitur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia
[Parede 3, nível 2, secção 2]
Descrição: Cartela Inferior: 3ª / VESTIR OS NVS. Cartela superior: PRO FERTES / TOLAM PRI/MAMET INDVITE / ILLVM / Luc. 15. v.22 [Mas o pai disse aos seus servos : Trazei depressa a melhor túnica e vesti-lha; dai-lhe um anel para o dedo e sandálias para os pés]

Localização: Parede 3, nível 2, secção 2





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11VV - (sete) Obras de Misericórdia - VV - Cristo presente\11VV5 - Curar os enfermos, "aeger curatur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia - VV - Cristo presente
[Parede 3, nível 2, secção 3]
Descrição: Cartela Inferior: 4ª / VIZITAR OS / ENFERMOS. Cartela superior: VENIT IESVS IN / DOMVM PETRI VI/DIT SOCRVM EIVS / IACENT. Math. 8. v.14 [Entrando em casa de Pedro, Jesus viu que a sogra dele jazia no leito com febre]

Localização: Parede 3, nível 2, secção 3





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V3 - Dar pousada aos peregrinos e pobres, "hospes colligitur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia
[Parede 3, nível 2, secção 4]
Descrição: Cartela Inferior: DAR POVZA / DA AOS PERE / GRINOS. Cartela superior: CVCVRRIT IN O/ CCVRSVM EORVM / DE OSTIO TABER / NACVLI SVI. Geni. 18v.2 [Abraão ergueu os olhos e viu três homens de pé em frente dele. Imediatamente correu da entrada da tenda ao seu encontro, prostrou-se por terra]

Localização: Parede 3, nível 2, secção 4





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V7 - Enterrar os finados, "mortuus sepellitur" - uma das (sete) Obras de Misericórdia
[Parede 4, nível 1, secção 1]
Descrição: Cartela Inferior: 7ª / ENTERRAR / OS MORTOS. Cartela superior [integrada no episódio]: SEPELIEBAT COR / PORA EORVM / tob. 1. v.21 [fornecendo pão aos esfomeados e vestindo os nus, e se encontrava morto alguém da minha linhagem, atirado para junto dos muros de Nínive, dava-lhe sepultura]

Localização: Parede 4, nível 1, secção 1





» 1 - Religião e Magia\11 - Religião cristã\11V - (sete) Obras de Misericórdia\11V8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais\11VV8 - (sete) Obras de Misericórdia espirituais - VV - Cristo presente\11VV83 - Dar bom conselho a quem o pede - uma das (sete) Obras de Misericórdia espirtuais - VV - Cristo presente
[Parede 4, nível 1, secção 2]
Descrição: Cartela Inferior: 1ª / DAR BOM / CONSELHO. Legenda superior, integrada na composição: SEQVEREME ET SVR/GENS SECVTVS EST / EVM. Math. 9v.9 [Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe «Segue-me!» E ele levantou-se e segui-o]

Localização: Parede 4, nível 1, secção 2





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73G - a Revelação de João, o Apocalipse\73G4 - Apocalipse 12 - 18\73G44 - adoração do Cordeiro no Monte Sião pelos 144 000 (cento e quarenta e quatro mil) ~ Apocalipse
[Parede 4, nível 2, secção 1]
Descrição: Agnus Dei [alusivo ao quinto sinal do Apocalipse, e aos que se mantêm fiéis a Cristo]. Cartela superior: TIMETE / DEVM ET / DATE ILLI / HONOREM.

Localização: Parede 4, nível 2, secção 1







Padrões
» M-18-00009
[Parede 1 e 3, nível 2]

M-18-00009
Localização: Parede 1 e 3, nível 2





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» B-18-00061-V
módulo [e-d]
[Parede 1, 3 e 4, nível 1]

B-18-00061-V
Módulo: [e-d]
Localização: Parede 1, 3 e 4, nível 1





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Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias

ARAÚJO, José Rosa de - A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. 2ª ed. Edição. Viana do Castelo: Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, 1983.


BOTELHO, João Alpuim - A representação das Obras da Misericórdia nos azulejos da Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. I Congresso das Misericórdias do Alto Minho. Viana do Castelo: Centro de Estudos Regionais. 2001. pp. 178 - 203.


CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.


MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.


SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


MECO, José - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.


MECO, José - Policarpo de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 83-84.


SMITH, Robert C. - The Art of Portugal 1500-1800. London: Weidenfeld and Nicolson, 1968.


MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.


SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.


SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.


SIMÕES, João Miguel dos Santos; CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Edição Revista e Actualizada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.




Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2009-11-30, Inventariação in situ)
- Rui Carvalho (2015-04-24, Levantamento fotográfico)
- Rosário Salema de Carvalho (2015-06-30, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])



Imagens: 7