Revestimento cerâmico da capela-mor
Igreja e Hospital da Misericórdia de Viana do Castelo
[Viana do Castelo]


Visualização Hierárquica

Número:
VC_VC_IgM0201

Designação:
Revestimento cerâmico da capela-mor

Tipo de Património:
Azulejo

Classificação:
Revestimento cerâmico\figurativo

Descrição:
Revestimento em tons de azul e branco, aplicado nas paredes laterais de remate semicircular e simulando uma estrutura arquitectónica que integra os elementos reais como portas e janelas. As representações de cenas da vida de Cristo e da Virgem estruturam-se em três níveis de leitura: o primeiro, coincidente com a porta, apresenta pilastras por entre as quais se observam as cenas figurativas, com transcrições bíblicas em cartelas inferiores e superiores. Estas últimas situam-se já ao nível da cartela que encima a porta e onde se observa uma composição com um poço ou uma fonte. No nível 3, delimitado externamente por barra, as composições figurativas são separadas pela janela central, com volutas, concheados, festões e remate com vasos floridos e anjos simulados em azulejo.


Proposta de leitura do programa iconográfico
Na parede 1 distribuem-se quatro cenas da vida de Cristo, que se opõem (parede 3) a um número idêntico de episódios da vida da Virgem, numa interessante equivalência temática, através dos Nascimentos e Apresentações no Templo. A leitura de ambos os conjuntos é feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Cristo corresponde às obras espirituais e a Virgem às obras corporais, explorando-se, também aqui, a superioridade da vertente cristológica. Todavia, e seguindo uma perspectiva cronológica, deveria primeiro observar-se o ciclo da Virgem, que se interrompe na Anunciação e tem seguimento no primeiro quadro do lado oposto, com o Nascimento de Jesus. O mistério do Nascimento de Jesus e da Imaculada Conceição está presente nas quatro cenas, ganhando expressão após o Nascimento, do lado oposto, mas não se prolongando mais além do que a Apresentação no Templo. É esta a primeira vinda de Jesus, que se opõe ao anúncio da segunda e definitiva, encontrando-se no meio o apelo à prática das obras de misericórdia, mais próximas do quotidiano dos fiéis e entendidas como fundamentais na preparação do Dia do Juízo. Sobre a porta da sacristia e sobre o túmulo que lhe é fronteiro (de António Monteiro Maciel), figura uma fonte e um poço, que são símbolos marianos alusivos à água da vida, e que se encontram em estreita ligação com as representações de Jesus e Nossa Senhora, porque é de vida que estas imagens falam. Mas enquanto a fonte, entendida como água que jorra do alto, pode ser associada a Deus e, por ventura, às obras espirituais, que se encontram deste lado, do Evangelho; o poço, que recebe a água, é um recipiente, como aquele onde a humanidade se banha para a cura e, ou, Redenção e, por isso mesmo, mais próximo das obras corporais. (In CARVALHO – A pintura do Azulejo [...], anexo B, p. 1278)



Cronologia

- 1719-00-00 | 1721-00-00 | Cerâmica\Século XVIII\Primeira metade\Ciclo dos Mestres [Revestimento]
Documentado - ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa da Misericórdia [...]


- 1721-05-09 [Encomenda]
Proposta de transferência do túmulo de António Monteiro Maciel para a porta falsa, fronteira à porta da sacristia. Para tal foi necessário encomendar mais azulejos, sendo neste conjunto que se encontra a assinatura de Policarpo de Oliveira Bernardes (ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 28)


- 1719-09-23 [Encomenda]
Data da sessão da Mesa da Misericórdia em que se informou sobre o valor dos azulejos - 2.000 cruzados -, que tinha sido pedido pelo engenheiro José da Silva Pais, em Lisboa, tendo por base a planta e as medições do engenheiro Manuel Pinto de Vila Lobos (ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 21) | O elevado montante envolvido levou a que a Mesa e o definitório, certamente reunido propositadamente para deliberar sobre a questão, consultasse "os irmãos de maior ponderação, respeito e qualidade, que viviam principalmente nas suas quintas dos arredores" (ADVC, "Acordo q se faz pella Meza e definidores sobre de haver de azilejar a Igreja desta S. Caza", Livro dos Acórdãos, fls. 312 v. e ss. Cf. ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], pp. 38-40.), que se manifestaram unanimemente a favor da obra. Para além de invocar o revestimento cerâmico como "huma das principais circunstancias do adorno das Igrejas" (ibidem), a Mesa e o definitório aludiam ao custo que, apesar de considerável, acabaria por se revelar compensador se se tivesse em consideração a despesa anual com a armação da igreja e os estragos que daí advinham, os quais necessitavam, naturalmente, de reparação (CARVALHO - A Pintura do Azulejo [...], anexo B, p. 1279).


- 1719-00-00 [Encomenda]
Envio de orçamento detalhado dos azulejos para a igreja (ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 28-29) | O primeiro cálculo enviado de Lisboa previa que seriam necessários dezasseis mil azulejos, número que os ajustes posteriores viriam a aumentar ligeiramente (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 43 e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 28-29).


- 1719-00-00 [Encomenda]
Despesas assinadas por Manuel Borges, mais precisas, indicando dezasseis mil e noventa e dois azulejos (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 44-44v e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 29-31).


- 1720-10-15 [Encomenda]
Data do seguro para o transporte dos azulejos - quarenta e oito caixotões -, que seguiram de barco, no patacho Nossa Senhora da Vitória, do Mestre Manuel Barbosa Vogado, sendo depois necessário transportá-los até à vila. O seguro salvaguardava assim o investimento da Misericórdia no caso de "fogo corssarios inimigos falços amigos e de retençois de Reis e Princepes e de todos os dannos que possão vir a cauzar" (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 46-46v e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 32)


- 1720-00-00 [Encomenda]
Encomenda dos azulejos para a capela-mor (dos quais sobraram cento e vinte, que foram aplicados no coro) (ADVC, Livro das Obras da Igreja, fl. 47v-48 e ARAÚJO - A Igreja da Santa Casa [...], p. 33-34) | Os azulejos vieram por terra e as despesas são muito pormenorizadas




Autorias
- Policarpo Oliveira Bernardes - Pintor (Assinado - parede 1, nível 1, secção 1)




Iconografia
» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B4 - apresentação do Menino Jesus no templo, presença habitual Simeão (e Ana) (Lucas 2:22-39)
[Parede 1, nível 1, secção 1]
Descrição: Cartela inferior: NVNC DIMITTIS / SERVVM / TVVM DOMINE Luc. 2 v29 [Agora podeis deixar partir o teu servo].

Localização: Parede 1, nível 1, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B3 - circuncisão do Menino Jesus pelo sacerdote no templo (Lucas 2, 21)
[Parede 1, nível 1, secção 2]

Localização: Parede 1, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A987 - composições ornamentais usadas com frequência\48A9876 - ornamentos ~ cartela
[Parede 1, nível 2, secção 1]

Localização: Parede 1, nível 2, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B1 - história do nascimento do Menino Jesus (Lucas 2:1-20)\73B13 - Maria, José e o recém-nascido Menino Jesus (Natividade)
[Parede 1, nível 3, secção 1]
Descrição: Cartela inferior: CHRISTVM / CANAMVS / PRINCIPEM / NATVM MA / RIAVIRGINS. Filactéria superior: GLÓRIA IN EXCELSIS DEO [Glória a Deus nas alturas]

Localização: Parede 1, nível 3, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73B - nascimento e juventude de Jesus\73B5 - história dos três sábios (reis ou magos) (Mateus 2:1-12)\73B57 - adoração dos reis: os sábios oferecem os seus presentes a Jesus (ouro, incenso e mirra)
[Parede 1, nível 3, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: ET VENI / MVS ADO / RARE DO / MINV [Mt 2, 2 - e viemos adorar o Senhor ]

Localização: Parede 1, nível 3, secção 2





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73A - (cenas da vida de) São João Baptista e Maria\73A4 - Maria e José\73A42 - casamento de Maria e José, "Sposalizio" - são casados pelo sumo sacerdote
[Parede 3, nível 1, secção 1]

Localização: Parede 3, nível 1, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73A - (cenas da vida de) São João Baptista e Maria\73A5 - anúncio do nascimento de Cristo (Lucas 1:26-38)\73A52 - Anunciação: Maria, habitualmente a ler, é visitada pelo anjo (por vezes uma mulher assiste)\73A523 - Anunciação: Maria de joelhos
[Parede 3, nível 1, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: FIAT MIHI / SECUNDVM VER / BVM TVVM [Faça-se em mim segundo a Tua Palavra]

Localização: Parede 3, nível 1, secção 2





» 4 - Sociedade, Civilização, Cultura\48 - arte\48A - arte e público, estilos e ornamentação\48A9 - estilísticas e formais diferenciações de arte\48A98 - ornamentos, arte\48A987 - composições ornamentais usadas com frequência\48A9876 - ornamentos ~ cartela
[Parede 3, nível 2, secção 1]

Localização: Parede 3, nível 2, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73A - (cenas da vida de) São João Baptista e Maria\73A3 - nascimento e juventude de Maria\73A31 - nascimento de Maria
[Parede 3, nível 3, secção 1]
Descrição: Cartela inferior: QVASI / AURORA COM / SVRGENS [Ct 6, 10 - levantando-se com a Aurora]

Localização: Parede 3, nível 3, secção 1





» 7 - Bíblia\73 - Novo Testamento\73A - (cenas da vida de) São João Baptista e Maria\73A3 - nascimento e juventude de Maria\73A34 - dedicação (ou apresentação) de Maria no templo - ela sobe os degraus e é recebida pelo sumo sacerdote
[Parede 3, nível 3, secção 2]
Descrição: Cartela inferior: IN SANCTA / SANCTORVM / IN DOMO TVA / DOMINE [no Santo dos Santos, na Tua Casa Senhor]

Localização: Parede 3, nível 3, secção 2







Informação Técnica

Material
Matéria transformada\Produto cerâmico\Azulejo [Azulejo]


Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre [Azulejo]


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Bibliografia - Monografias

SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.


MECO, José - O Azulejo em Portugal. Publicações Alfa, 1989.


SANTOS, Reynaldo dos - O Azulejo em Portugal. Lisboa: Editorial Sul Limitada, 1957.


MECO, José - António de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 79-81.


MECO, José - Policarpo de Oliveira Bernardes. Dicionário da Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Ed. Presença. 1989. pp. 83-84.


SMITH, Robert C. - The Art of Portugal 1500-1800. London: Weidenfeld and Nicolson, 1968.


SERRÃO, Vítor - História da Arte em Portugal - o Barroco. Barcarena: Editorial Presença, 2003.


MECO, José - Azulejo. Arte Portuguesa da Pré-História ao século XX. Vol 13. Lisboa: Fubu editores. 2009. pp. 111-142.


SIMÕES, João Miguel dos Santos; CÂMARA, Maria Alexandra Gago da - Azulejaria em Portugal no século XVIII. Edição Revista e Actualizada. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.


CARVALHO, Rosário Salema de - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725]. Autorias e biografias - um novo paradigma. Tese de Doutoramento em História da Arte. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012.


ARAÚJO, José Rosa de - A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo. 2ª ed. Edição. Viana do Castelo: Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, 1983.


I Congresso das Misericórdias do Alto Minho. Viana do Castelo: Centro de Estudos Regionais, 2001.




Bibliografia - Periódicos


Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2009-11-30, Inventariação in situ)
- Rui Carvalho (2015-04-24, Levantamento fotográfico)
- Rosário Salema de Carvalho (2015-06-30, Investigação e inserção de dados no âmbito da tese - A pintura do azulejo em Portugal [1675-1725] [...])