Número:
C-18-00060-ctr02

Descrição:
Centro em tons de azul e branco, com bordos azuis e brancos, dispondo enrolamentos de acanto que envolvem cartela, sobrepondo-se aos bordos.

Cronologia

- 1672-00-00 | 1673-00-00, Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa
[Aplicação - Lisboa, Convento de Jesus, Hospital da Ordem Terceira de Nossa Senhora de Jesus, átrio]
Documentado - na documentação que se conserva no Arquivo da Ordem Terceira foi possível localizar várias entradas, referentes ao assentamento de azulejos, entre os anos de 1672 e 1673, mas não é certo que se tratem dos azulejos deste espaço pois apenas é referido que os pagamentos são “por conta da obra que vai fazendo na nossa capela” ou “a conta da obra que fez na capela” ou ainda “do azulejo que assentou na nossa capela”. Não se conhecem azulejos desta época na capela, que podem ter sido destruídos pelo Terramoto e substituídos pelo que ainda hoje lá se encontram, datáveis de meados de Setecentos. Em todo o caso, a pintura dos painéis do átrio é coincidente com as datações destes documentos (Arquivo da Ordem Terceira [Convento de Jesus], Livro de despesa geral da Ordem 1673-1693)


Produção
Portugal/Lisboa/Lisboa


Informação Técnica

Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre


Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]




Inventariante
- Rosário Salema de Carvalho (2016-11-29, Autoria - No âmbito do pós-doutoramento "À volta dos azulejos. As guarnições da azulejaria barroca portuguesa [1675-1750])


Revestimentos In situ
Revestimento cerâmico da capela-mor
Hospital de Santo António dos Capuchos
[Lisboa]