Número:
B-18-00005-ct01
Descrição:
Canto em tons de azul e branco, sem bordos, resultante da adaptação dos enrolamentos de acanto a um eixo diagonal marcado pela presença de uma concha, encimada por par de folhagem. NOTA: os enrolamentos de acanto são pintados directamente sobre o conjunto de azulejos que formam a barra e não em módulos de repetição, o mesmo acontecendo em relação ao canto, com consequências na articulação barra/canto.
Cronologia 

- 1698-00-00, Cerâmica\Século XVII\Segunda metade\Azulejaria a azul e branco figurativa
[Manufactura - Castelo de Vide, Capela do Salvador do Mundo]
Datado - frontal de altar [parede 3, secção 2]
Produção 

Portugal/Lisboa/Lisboa
Informação Técnica 

Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Faiança\À mão livre
Cor
Branco [Vidrado]
Azul [Pintura]
Autorias 

- Gabriel del Barco
Pintor
Atribuído - Castelo de Vide, Capela do Salvador do Mundo - [1979] MECO - Azulejos de Gabriel del Barco [...], p. 69-124; [1979] MECO - O pintor de azulejos, p. 63; [1986] MECO - O azulejo em Portugal, p. 216; [1989] MECO - Gabriel del Barco, p. 67; [2003], SERRÃO - O Barroco [...], p. 123
Pintor
Atribuído - Castelo de Vide, Capela do Salvador do Mundo - [1979] MECO - Azulejos de Gabriel del Barco [...], p. 69-124; [1979] MECO - O pintor de azulejos, p. 63; [1986] MECO - O azulejo em Portugal, p. 216; [1989] MECO - Gabriel del Barco, p. 67; [2003], SERRÃO - O Barroco [...], p. 123
Inventariante 

- Rosário Salema de Carvalho (2013-10-02, Autoria - No âmbito do pós-doutoramento "À volta dos azulejos. As guarnições da azulejaria barroca portuguesa [1675-1750])
Padrões relacionados 

Revestimentos In situ 

© AZ - Rede de Investigação em Azulejo