Número:
P-15-16-00035

Modulo:
1x1/1

Descrição:
Padrão policromo, de motivos geométricos, com um centro e dois elementos de ligação que determina um reticulado. O centro dispõe forma circular seccionada em polígonos irregulares, brancos e castanhos, convergentes para estrela de dezasseis pontas amarela (âmbar). O elemento de ligação, de dimensão mais reduzida, replica a forma do centro, mas os polígonos são amarelos (âmbar) e a estrela de oito pontas branca é centrada por quadrado amarelo (âmbar). A sequência destes elementos é interrompida por dois polígonos amarelos (âmbar) afrontados. Trata-se de um padrão comum, produzido na técnica de corda seca, durante o século XV.

Ritmo Visual:
Em repetição o padrão permite a observação de formas circulares.

Cronologia

- 1401-00-00 | 1500-00-00, Cerâmica\Século XV e XVI [final e início]\Hispano-mourisco
[Manufactura]
Atribuído - [1989] PLEGUEZUELO - Azulejo Sevillano (...), p. 30; [1989] MECO - O azulejo em Portugal, p. 35-38; [1990] SIMÕES - Azulejaria em Portugal [...], p. 56


Informação Técnica

Técnica
Cerâmica de revestimento\Técnicas de decoração\Corda seca


Cor
Branco [Vidrado colorido]
Amarelo [Vidrado colorido]
Castanho [Vidrado colorido]




Bibliografia - Monografias


Inventariante
- Rafaela Xavier
Catalogação de padrões no âmbito da tese de Mestrado "Catalogação de Azulejos Hispano-Mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso" (2019-06-11, Autoria)
- Rosário Salema de Carvalho
Catalogação de padrões no âmbito da tese de Mestrado "Catalogação de Azulejos Hispano-Mouriscos em Portugal: o Palácio Nacional de Sintra como estudo de caso", de Rafaela Xavier (2019-06-11, Coordenação e revisão)
- Eduardo Leitão (2019-09-17, Tratamento digital da imagem)
- Gilberto Figueiredo (2019-09-17, Tratamento digital da imagem)


Padrões relacionados
P-15-16-00043
Relação: Composição
P-15-16-00049
Relação: Composição



Revestimentos In situ
Revestimento cerâmico do Quarto de D. Afonso VI
Palácio Nacional de Sintra
[Sintra]


Imagens: 8